31 julho 2007

Mirra do amor na Universal

Zapiando na televisão me deparei com as propagandas da Igreja Universal onde o pastor declarava a campanha da terapia do amor. Haviam doze pias de acrílico grande, cada uma com um líquido de cor diferente que o pastor chamava de mirra do amor. Depois da oração dele as pessoas deveriam lavar as mãos na pia e ao chegar em casa as colocariam na porta do quarto e no travesseiro do cônjuge ou em seus utensílios que o amor brotará e a felicidade chegará ao lar.
Nos terreiros de macumba também tem essas mandingas! Nas reuniões celtas dos bruxos, eles também fazem o mesmo encanto.
Não consigo mais ficar perplexo com isso porque a Igreja Universal já mostrou que não é evangélica a muito tempo, mas fico admirado com a criatividade dos pastores. Eles são bons em arrancar dinheiro das pessoas, porque preocupado com elas eles não estão mesmos. A Igreja Universal vende um produto!
Eu aprendi que o amor vem com a convivência e que a bíblia também o coloca como mandamento e não sentimento. Na Igreja Universal você pode adquirir o amor por um lavar das mãos na pia da mirra do amor, mas o interessante é que o amor adquirido não será pra você, mas para quem você quiser que fique com você. Uma espécie de magia pro outro gostar de você.
Imagine Deus trabalhando a favor de você e contra o outro. Imagina Deus não respeitando a vontade pessoal de cada um em querer ficar ou não casado ou namorando? Será mesmo que Deus possa estar nesse ritual vodu da Igreja Universal? Quanto a isso eu garanto que Deus, Cristo Jesus não está participando porque "estupro" emocional Ele não faz.

21 julho 2007

Culpa e responsabilidade

Culpa se refere à responsabilidade dada à pessoa por um ato que provocou prejuízo material, moral ou espiritual a si mesma ou a outrem. O processo de identificação e atribuição de culpa pode se dar no plano subjetivo, intersubjetivo e objetivo.
No sentido subjetivo, a culpa é um sentimento que se apresenta à consciência quando o sujeito avalia seus atos de forma negativa, sentindo-se responsável por falhas, erros e imperfeições. O processo pelo qual se dá essa avaliação é estudado pela Ética e pela Psicologia.
No sentido objetivo, ou intersubjetivo, a culpa é um atributo que um grupo aplica a um indivíduo, ao avaliar os seus atos, quando esses atos resultaram em prejuízo a outros ou a todos. O processo pelo qual se atribui a culpa a um indivíduo é discutido pela Ética, pela Sociologia e pelo Direito.

Sentido jurídico
Em direito, culpa é a violação ou inobservância de uma regra, que produz dano aos direitos de outros, por negligência, imprudência ou imperícia, ou seja, em razão da falta de cuidado objetivo. É o erro não-proposital.
Diferencia-se do dolo porque, neste, o agente tem a intenção de praticar o fato e produzir determinado resultado: existe a má-fé. Na culpa, o agente não possui a intenção de prejudicar o outro, ou produzir o resultado. Não há má-fé.

Sentido psicológico
Em psicologia discute-se a culpa como o sentimento de culpa ou remorso.

Sentido religioso
O sentido religioso de culpa, pelo qual um ato da pessoa recebe uma avaliação negativa da divindade, por consistir na transgressão de um tabu ou de uma norma religiosa. A sanção religiosa é um ato social, e pode corresponder a repreensão e pena objetivas. De outra parte, a culpa religiosa compreeende também um estado psicológico, existencial e subjetivo, que propõe a busca de expiação de faltas ante o sagrado como parte da própria experiência religiosa. O termo pecado está geralmente ligado à culpa, no sentido religioso.

Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apóiam em razões ou motivos.

O LULA é responsável por tudo nesse país.

Eu sei e todos sabem que quem faz a opinião é a classe média alta desse país. São elas que tem acesso fácil a jornais e internet. São elas que são ouvidas pela mídia e são elas que preferem o rico do que o pobre. Veja por exemplo o governo da Marta Suplicy em São Paulo que não conseguiu reeleição. Perdeu pro SERRA que prometeu não renunciar e renunciou pra concorrer ao governo do estado. Mentiu e não foi fiel aos seus eleitores mas ninguem fala nada. Se fosse alguém do PT seria um inferno.
Se uma via "pública" dos ricos fica com problemas, o LULA é culpado. Se uma escola desaba, o LULA é culpado. Se um avião cai, o LULA é culpado. Se chove, o LULA é culpado, se venta, o LULA é culpado, se faz sol muito quente, o LULA é culpado. Se a economia vai bem, é porque se fez um trabalho ao longo dos anos pra isso, o LULA não tem nada a ver com o crescimento, ele é automático. Se temos menos desemprego é porque outros governantes trabalharam pra isso. Eu fico indignado. Na campanha presidencial o Alckmim era o santo salvador do Brasil contra o diabo inoperante. Após a eleição explodiram pedidos de CPIs na assembléia de SP mas foi tudo amortizado. Com o que? Compraram a turma do contra? O governo Alckmim foi um fiasco na educação de São Paulo, mas ninguém fala nada, mas se fosse o governo da Marta, seria um inferno.
O LULA pode não ser taxativo ou pulso forte, talvez seja porque viveu na própria pele a sombra da ditadura e agora psicologicamente rejeita a agressividade da qual sofreu, mas uma coisa é de se pensar. Deixou as CPIs se instalarem, permitiu deixar fritar seus amigos, tirou amigos, convidou opositores pra perto e governa pra todos sem fazer do planalto a república petista. Ouve e não julga rapidamente os que foram da ditadura que agora são do partido DEM. Os que foram dos militares e ditadores agora são democratas, que piada a politica desse Brasil.
O LULA não pode ser responsável por minhas ações e atitudes! Sem sair o laudo conclusivo do acidente, não podemos colocá-lo na forca. Se o acidente fosse por causa dos controladores, ai sim, seria culpa do presidente, porque essa crise é velha e ainda não teve fim.
E o governador do estado? Seu mentiroso José Serra? Porque ele como governador não cobra melhorias pro seu estado no aeroporto? Essa não é a função dele?
Governador é pra que? Pra fazer trampolim pra presidencia?
Tudo indica que o piloto cometeu falhas, falhas essas que não podem ser cometidas porque podem ser fatais, assim como os médicos. Todos são humanos, mas em algumas profissões a humanidade paga na língua dos que são juízes das atitudes alheias e não das suas mesmas.
Ora faça me o favor! O LULA não foi o piloto da aeronave!
Choremos as mortes e consolamos as famílias, mas sejamos sóbrios e deixemos os dissabores políticos de lado, pelo menos numa hora dessa!

14 julho 2007

Silas Malafaia é vendedor ou pastor?

Eu sempre acreditei que pastor pastoreia, cuida das ovelhas, ora com elas, visita, ouve seus problemas, consola e serve no que precisarem, mas tenho visto pessoas com o título de pastor e não serem pastores. São pregadores, evangelistas e últimamente vendedores! Essa última acho que é o ministério do Silas Malafaia. No final de seu programa, ou melhor, boa parte dele, ele usa para divulgar seus produtos. As vezes, bons produtos, mas são produtos e atrelados a eles o dinheiro, objeto que tem sido o alvo desses pregadores vendedores. Se a grana não entrar, eles não pregam mais na televisão e se venderem bastante significa que estão pregando pra crentes e crentes ouvem as mensagens em suas igrejas e se não ouvem em suas igrejas não são crentes.
Quem não é evangélico não compra produto de crente! Logo, se Silas Malafaia está arrebentando de vender significa que os crentes estão comprando, então só os crentes estão vendo o programa, então, estão querendo uma mensagem, logo, a mensagem do Silas Malafaia na televisão não é evangelística porque crente não precisa ser evangelizado, ou precisa? Mas se for a estratégia está errada, porque neste mundo do século XXI, evangelizar e vender não combina. "O que de graça recebeste de graça dai".
Mas quem sabe temos uma nova modalidade de dom? O dom do rolo! O dom da venda!
Quem sabe, quem sabe!

"Urucubaca" no congresso

Os jornais estão dizendo que nem pai-de-santo, pastor ou padre podem resolver o problema de denuncias que assola o congresso e a vida dos deputados e senadores.
Também acredito que não podem resolver mesmo, porque o problema deles é de caráter! Esse assunto só quem resolve é Jesus os fazendo nascer de novo.
Durante muitos anos sabemos que a vida pública é recheada de mentiras, esquemas e interesses próprios e durante muitos anos os crentes estão orando para por fim a isso e quem sabe, Deus agora resolveu responder as orações?
O que me irrita é ver os políticos atribuirem as denuncias ao mundo espiritual como se o espiritual fosse "desgarrado" de nossas ações. Paulo, o apóstolo diz que colhemos o que plantamos.