29 outubro 2007

Desabafo Pastoral

A estrada do pastorado tem sido muito árdua e cheia de pedregulhos.
É assim que me sinto depois de 15 anos andando por ela!
James Houston disse que tem “pena” dessa nova geração de pastores, porque eles estão pastoreando uma geração in-pastoreável e uma igreja que tende a desaparecer.
Não temos mais a antiga membresia e nem sequer carta de transferência.
Fidelidade a igreja local e denominação já é peça de museu!
Amizade e companheirismo está fora de moda!
A questão agora é: “O que a igreja tem para oferecer?” Tudo isso virou um grande mercado e na realidade nós temos sido atropelados pelo capitalismo.
Aconselhamento pastoral foi trocado pela terapia e conceitos bíblicos teológicos foram substituídos pela psicanálise ou pela psicologia moderna.
Disciplina onde o disciplinado passa o tempo prescrito sentado no banco já virou motivo de chacota.
Uma nova igreja está surgindo, constituída pelos “decepcionados com a igreja”, mas se observar a vida dos que a compõe, são os que não se submeteram a disciplina e tratamento, mas arrogantemente disseram que ninguém é capaz de os pastorear.
As ditas ovelhas possuem pouca consideração pelo pastor! São poucas, mas muito poucas mesmo aquelas que procuram o pastor para saber como ele está. Ninguém tá nem ai se o pastor está sofrendo ou desanimado. Eu quero é a minha benção!
Li em diversos livros que a liderança é o topo da solidão! É bem verdade, a mais pura verdade!
Pastor pode ouvir desaforos e afrontas, mas se ele disser uma palavra mais dura, é cara feia pra todo lado.
Alguns chegam na maior euforia na igreja e quando o pastor se afeiçoa, lá vai a ovelha pra outra igreja atrás de benção. Não tem vínculos!
Ninguém sabe que pastor também sofre por falta de amizade, ninguém sabe que pastor chora, tem medo, indecisão e decepção! Pastor também teve pai e mãe e vai saber como ele foi criado?
Pastor também tem família com primos que são mais ricos! Pastor tem avô e avó que preferiu os outros netos. Pastor tem irmão que disputa o carinho dos pais!
Pastor sofre quando Deus manda mudar de igreja e ir para outro ministério, aliás, pastor vive “assombrado” com essa possibilidade todo dia.
Pastor sente a pressão das ovelhas por entretenimento! É gente querendo “show” na igreja e atividade, e quando ele resolve fazer um, lá tá o pastor sozinho pra organizar tudo.
Pastor muitas vezes recebe o menos que precisa e mais que merece! Esse sentimento é triste, mas é real! Isso quando não tem gente na igreja que acha que ele tem de viver pela fé, como se comida, vestuário e colégio da crianças caísse do céu. Do chamado céu só cai bosta de passarinho ou avião desgovernado. Deus usa pessoas para abençoar outras! Mas tem gente que ainda não sabe disso e insiste em acumular riquezas e é aí que alguns pastores espertamente começam a pregar prosperidade que levam as ovelhas a pensar que é cada um por si e Deus por todos.
Tem gente que ainda pensa que pastor pode ouvir qualquer coisa como se o ouvido dele fosse pinico!
É dura a vida de pastor, porque tem de medir as palavras o tempo todo!
Estudar com afinco e seriedade para não dizer besteira e não ser infiel com as escrituras leva tempo e muito esforço, mas quem é que está preocupado com isso se não houver promessas durante o culto? É triste você preparar um sermão e no meio dele você pensa naquele irmão que está passando necessidades e no domingo ele não vem porque estava cansado. Ele não tá nem ai pro teu sermão ele quer é descansar. Perdemos de vista que descanso só na gloria!
As vezes, amizade com o pastor é por interesse! Difícil aquele que pode ser amigo do pastor sem perceber as suas faltas e alterações de humor. Pastor também tem alterações de humor, você sabia?
É triste, mas quem poderá entender que pastor também chora quando alguma ovelha se vai? A bem da verdade, algumas nos dão alívio, mas outras, nos fazem chorar por toda a noite de saudades e o pior é que não podemos chorar em público senão causa ciumes na igreja e mesmo tristes temos de administrar a confusão, então, é melhor fingir que nada aconteceu, mas com o tempo vamos ficando com o couro de rinoceronte, e por conta disso a insensibilidade a qualquer momento chega.
O pior é quando temos de administrar as politicagens que colegas de ministério fazem ou a falação por trás contra você! Ou será que tem gente que pensa que pastor não fala mau do outro?
Tenho dito isso por experiência em algumas coisas e por ouvir pastores ao longo desses 15 anos de “janela”.
Creio que se uma ovelha escrevesse, também teríamos um outro foco, porque todo ponto de vista é visto por um ponto, e esse é o meu ponto, e ponto.

20 outubro 2007

Oposição é inevitável!

Acordei sábado pela manhã querendo ouvir o programa do Silas Malafaia, Vitória em Cristo.
Ele havia dito que no programa do dia 21, responderia a calúnias e difamações!
Achei que fosse dar nomes, agredir e ofender! Na minha percepção o seu perfil aponta pra isso. Posso estar enganado e estava! No programa ele pregou em Neemias e o que Neemias enfrentou dos opositores. Pela primeira vez achei ótimo a mensagem pregada por Silas! E eu sou honesto para criticar e aplaudir! Pelo programa de hoje (21/10/2007) tem meu aplauso!
Só que ele, o Silas também em passados não muito longínquos foi opositor do Caio Fábio quando a Universal o convidou ou contratou para falar contra o Caio. Isso não é boato e nem mentira é fato!
Com isso, faço coro com as próprias palavras do Silas na mensagem de que ninguém é perfeito, inclusive ele.
Na minha concepção de cristianismo ele devia pedir perdão por esse erro passado e dizer que a bíblia é verdade inclusive contra ele e todos nós!
Ele disse que não responde falidos e adulteros, mas não devemos responder por causa disso mas por causa da palavra de Deus que nos orienta!
Mas está de parabéns o Silas pelo seu programa, pois me identifiquei com a mensagem porque também já fui e sou vítima de ataques e calúnias bem como difamações! Uma vez meu irmão que mora no interior do Rio de Janeiro me disse que havia um boato de havia me separado de minha esposa. Recentemente conversando com um pastor amigo do Sul do Brasil também me disse que tinha ouvido o mesmo comentário. Eu nem crise conjugal tive nesses 14 anos de casado! Mas é assim mesmo! Como diz o ditado: “Falem mal de mim, mas falem de mim”!
Que o Senhor nos defenda e seja o nosso norte de vida! Compartilho com vocês o meu texto bíblico preferido que leio todas as vezes que sofro acusações e calunias.


“Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma benção, porque quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma benção a vocês.” 1Pedro.3.9


Todas as vezes em que fui maltratado ou difamado e caluniado, sofri a tentação de revidar, mas me entreguei a Deus que julga retamente e fiz conforme diz o texto acima. Abençoei quando podia maltratar e revidar. Isso me deu leveza e consciência limpa diante de Deus que é o que importa na verdade.

17 outubro 2007

"Jesus" está no Brasil, por enquanto!


Deu no Jornal a chegada do fundador e líder da Igreja Crescendo em Graça.
Eu já tinha ouvido falar nessa Igreja, inclusive que Marcelinho carioca era membro dela.
Me disseram que é na Zona Leste o seu reduto e raio de ação, mas o que eu não sabia era que seu fundador fosse Jesus Cristo, bem, de toda igreja Jesus é o fundador, mas o de Nazaré,porque o da Igreja Crescendo em Graça é Jesus Cristo que nasceu em Porto Rico e vive no Texas.
Esse sujeito chegou esta semana no Rio de Janeiro e foi ovacionado por 300 pessoas que o aguardava.
Na reportagem ele diz que Jesus de Nazaré não precisa ser adorado porque o diabo não existe e que ele é a segunda encarnação de Jesus.
O famigerado louco ou muito experto ostenta relógio de onze mil dólares, correntes de ouro no pulso e pescoço e ainda disse que receberá de um empresário um jatinho pra viajar.
Seu nome é José Luís de Jesus Miranda e já está no segundo casamento que pela foto a mulher está em êxtase por ver seu marido ser adorado por um bando de loucos.
O individuo ainda carrega tatuado em seu braço o número 666, o sinal da besta que tem o sentido de imperfeição humana.
Será que esse sujeito não sabe que a bíblia fala das atitudes dele em tom pejorativo?
“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1Jo.4.1)
Veja também o que diz Jesus.
“Porque muitos virão em meu nome e enganarão a muitos.” Mt.24.5
Esse sujeito engana a milhões mas eu fico cada vez mais apaixonado com o cumprimento das escrituras sagradas e na confirmação de sua profecia.


14 outubro 2007

Tropa de Elite X Elite Celestial

Assisti por três vezes o filme tropa de elite. As duas vezes foi por novidade e companhia de amigos, mas a terceira foi porque o filme tinha sido lançado no cinema e a imprensa dizia que tinha novidades e diferenças da que vazou pela internet.
De fato o cinema Brasileiro tem sido interessante e o tropa de elite mostra realidade da guerra urbana contra o tráfico. Nascimento, o capitão, sujeito determinado e “honesto” nos passa a imagem do homem que vai resolver o problema da contravenção e da bandidagem, mas ele mesmo não tem estrutura emocional para viver por muito tempo na ação. O BOPE, batalhão especial da policia militar do qual o filme expõe, procura substitutos, mas a forma em que o faz não dá para atingir o contingente necessário e por outro lado sabemos que a corrupção da alma humana é inevitável e inerente ao homem caído.
A guerra está deflagrada e todos nós sabemos disso!
O filme vende a propaganda de que é necessário se ir para a guerra e nós temos visto que ela parece não ter fim. A cada bandido que se mata nasce mais dois afim de vingar o que morreu e o mal parece fascinar muito mais que o bem.
Se queremos acabar com a guerra urbana precisamos entender a vida como o Apóstolo Paulo entendeu. Na ótica de Deus! Ele diz no livro de Efésios que a luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades do mal que atua nos filhos da desobediência(Ef.6.12). Não quero negar com isso o problema social em que vivemos que faz os meninos irem para o tráfico, mas não posso negligenciar que por detrás de cada um de nós existe a influencia malígna ou benigna. Não me refiro ao dualismo!
É infantil se pensar que a polícia pura como o filme tenta mostrar, irá acabar com a criminalidade.
A imprensa precisa conhecer melhor o mundo e perceber o que as igrejas evangélicas estão fazendo, como por exemplo na Colombia na cidade de Cali onde existe o cartel de cocaína. Os pastores e igrejas se uniram para uma vida de oração e chefões foram presos e a criminalidade que era de vinte e quatro assassinatos por fim de semana caiu para zero nos dias de oração. Em muitos outros lugares do mundo onde a igreja avança em oração a coisa muda. No tempo de Wesley e Finney as tabernas onde se vendia bebida e prostituição ficaram sem clientes e foram obrigadas a fechar porque o povo estava nas igrejas orando e sendo convertidas. O prefeito de Cali na Colombia testemunhou que os governantes poderiam trabalhar mais com a ajuda das igrejas para diminuir a criminalidade.
Eu pergunto para quem viu o filme tropa de elite: Se o Baiano, chefe do morro tivesse sido alcançado pelo evangelho ele teria continuado no crime? Claro que não! Se as organizações não governamentais e as governamentais dessem mais credibilidade ao evangelho o trabalho delas seria minimizado e com muito mais sucesso sem luta corporal.
Se o Capitão Nascimento fosse crente ele saberia o valor da vida e não da morte. Ele daria mais valor ao resgate da alma do que do corpo, porque se a alma for salva todo o corpo o será também.
A batalha é travada na esfera espiritual! Com resultados também no âmbito social, mas querer mudar a sociedade sem mudar o cidadão é lutar contra uma coisa sem mudar a outra.
Nessa guerra toda da criminalidade só um pode ser o comandante, Jesus Cristo, e só uma tropa pode ser a verdadeira elite, a igreja.

11 outubro 2007

TUDO LEGAL ENTRE A RECORD E A UNIVERSAL – Marcelo Quintela

Quinta-feira, dia 27 de setembro. Inauguração da Record News – novo canal de TV do empresário-bispo Edir Macedo. Apesar dessa inauguração representar mais notícias dentro de nossas casas, mentalidades cristãs mais escrupulosas diriam que isso tudo assusta e ultrapassa a margem da legalidade. “Uma TV da Igreja? (Na verdade, são duas TVs!). Ou a Igreja que é da TV? A TV existe com o dinheiro da Igreja? Ou o dinheiro da TV é para a Igreja? Mas como uma igreja tem duas TV para fins lucrativos, se a igreja é uma entidade beneficente e sem tributação de impostos???” Calma, cristãos éticos e cidadãos de bem, eu explico: Não há nada ilegal. A Igreja não tem nada. A igreja não tem fins lucrativos. A igreja tem seu patrimônio e seus mais de 1.500 templos e só. A TV, todavia, não é da igreja. A TV é do Senhor Edir Macedo, mega-empresário do setor de comunicações. Ele é empresário, e também é bispo da Igreja. Ilegal? Nada ilegal. Eu também sou profissional liberal e ministro do Evangelho. A clínica é minha. A igreja, não. Como ele comprou as estações de TV, então? Ora, comprou com o dinheiro dele! Com o “salário” dele de bispo! - suponho. A maioria dos religiosos não vivem do sacerdócio? Sim! Então qual é o problema? Nada ilegal. É o chamado pró-labore! Ganha quanto a “instituição” decide que se vai ganhar! E a relação TV – Igreja? Parece tudo a mesma coisa!!! Parece, mas não é! Nada ilegal tampouco. Veja o que a Central Record de Comunicação respondeu, por e-mail, ao site Terra: - A Record lucra com a comercialização de espaços publicitários em sua programação. O horário da madrugada está negociado com o cliente Igreja Universal, que possui diretrizes independentes e distintas em relação à Record. Viu? Tudo legal. Tudo explicado. A Universal compra os horários da Record. A Record vende os horários para a Universal. Vende caro. Muito caro. Super-faturado! Vende por quatro vezes mais do que a Globo vende seus horários da madrugada, mesmo tendo quatro vezes mais ibope nessa mesma faixa que a Record! Mas e daí? A cliente paga, oras. Ela aceita o preço! Nada ilegal. Mas toda a direção da Record não é constituída de bispos e obreiros da Igreja? Sim. Mas procura aí onde isso é ilegal? A Record contrata seus funcionários como quiser e de onde desejar. A Record não é um orgão público que contrata via concurso. Se eu quiser colocar meu pai, minha mãe, meu amigo, meu irmão para trabalhar na minha Clínica Privada o que você tem a ver com isso? A empresa é minha, eu contrato quem eu quiser, mesmo que tal pessoa nem tenha ainda a devida formação para o cargo. Isso é problema meu! A clínica não é estatal, é particular!
Meu Deus, mas de onde vem, então, tanto dinheiro para comprar tanto horário por tão alto valor, visando a nobre causa de evangelizar o país???Ora, vem das contribuições espontâneas que se fazem de domingo a domingo, três a quatro vezes por dia, em mais de 1500 templos simultaneamente. Nada ilegal. Como não? É dinheiro do povo!!! Dinheiro que se recebe e sobre o qual não incide impostos? Ora, é não é assim com toda associação filantrópica? Ou alguém dá dinheiro forçado? Levanta a mão quem paga na marra? Alguém é obrigado a ofertar? Algum obreiro vai lá e mete a mão no bolso do devoto? Lógico que não! Daí não haver extorsão e nem subtração. Dá quem quiser! Portanto, até onde se enxerga, fica assim entendido: Tudo dentro da Lei. Tudo legal!

Ah! Domingo de manhã. Estou naquele culto evangélico do começo do texto. Voltei de meus pensamentos. Olho para frente. Tem uma arca da aliança girando iluminada sob um altar atrás do púlpito. O moço na tribuna falava sobre Dagom, o deus filisteu que se ferrou depois que recebeu em seu templo a Arca da Aliança Mosaica roubada da nação vizinha. Na história bíblica, os judeus nem precisaram se mexer em busca da Arca Perdida. O povo inimigo se consumiu em pestes e tumores, até devolverem o objeto sacro! Conheço a história desde menino! Só não conhecia o aplicativo feito então: “Você quer vencer Dagom? Quer? Então... Não se mexa para nada! Sabe aquele dinheiro que você ia pagar para o advogado tentar tirar seu filho da cadeia? Sabe aquele dinheiro que você ia usar para comprar o remédio que o médico receitou para a doença crônica? Você vai trazer aqui na frente, diante da Arca Giratória!!" ("giratória" é expressão minha. Impressionou-me a alegoria. Mas o resto ouvi como agora se lê) Não pague o advogado, não compre a medicação! Pratique a fé! Quanto você não daria para tirar seu filho da prisão? R$ 3.000,00? R$ 2.000,00? Ou não daria até muito mais? Você não faria todo sacrifício que fosse necessário? Sim ou não? Então vem trazer esse dinheiro aqui no Balcão de Negócios Divinos (bom, confesso: “balcão de negócios divinos" ele não falou não... Eu que inventei... Mas juro que só inventei mais esse!) Quando você pagaria para ficar curado? Para ter saúde? Não daria até tudo que tem? Então para que você vai dar esse dinheiro para o remédio se você pode dar para Deus? Quem já tem a arca em casa (uma arca pequenina “dada” aos que exercitam a fé!) vem aqui na frente para nós oramos por você! Fiquei com mais alguns poucos. Agora vem quem não tem a arca ainda. Todo mundo se levanta e caminha para o altar matadouro. Já sabem que Deus só vai abençoá-las se permitirem que lhes arranque o couro, a lã... Mas, tudo na vida tem seu preço, não é? Daí vejo a fila. A fila. Mães desesperadas. Doentes aflitos. Você pode ter a Arca da Aliança por R$ 90,00 – não menos que isso! (Dessa vez não inventei nada, o limite para levar o objetinho ordinário era esse mesmo) Só eu fiquei. Fiquei só. Eu, dois obreiros e meu dinheirinho do pão. Saí. Saí sem arca. Saí inteiro... Mas arrancaram minha alma logo cedo. Sob minhas costas o peso triste de ter visitado o templo de Dagom. O templo da Arca sequestrada que gira em exposição! Fui ao templo de Dagon, onde a dádiva é comprada sob signos judaico-cristãos. Sim, só tem um deus que vende resposta de oração: Lá o chamam de Jesus, mas seu nome é Diabo!* *O estelionato é espiritual, mas essa categoria de crime não consta na nossa legislação! Isso não passa na Record. Na Record é tudo legal. Tem até novela com qualidade global. DESABAFO: Então a gente nunca vai pegar esses caras, entendeu???!!! O dinheiro da Record está dentro da Arca! Entretanto, há algo com que eles simplesmente não contam: Deus existe! - Sim, o dono da Arca existe! E Ele não obedece a Constituição. Ele ultrapassa a margem da legalidade. Ele é marginal. E daqui a pouquinho essa Novela termina! Os últimos capítulos já foram escritos e revelados: Como no registro bíblico, Dagom vai perder a cabeça de novo e a brincadeira de apetrechos bíblicos comercializáveis tem prazo de validade e logo logo vai acabar!

Ah! Vai! Marcelo Quintela