27 novembro 2007

Desonestidade!

"Não procures proveitos desonestos, os proveitos desonestos são perdas". (Hesíodo)

Estamos acostumados a ouvir que pessoas desonestas são aquelas que trapaceiam roubando pertences.
Ouvimos comumente que os desonestos são os que querem ganhar sobre os outros mentindo para se favorecerem.
Lemos nos jornais sobre a desonestidade de políticos e governantes. Os órgãos governamentais fazem campanhas para frear a desonestidade nos impostos.
Por conta deste perfil da desonestidade, temos a tendência de nos esquecermos da desonestidade que ocorre nas relações pessoais.
Eu falo daquela desonestidade quando contamos um fato só pelo nosso ângulo e ponto de vista. Alguém uma vez disse que todo ponto de vista é visto por um ponto. A desonestidade ocorre quando contamos um fato por um único ponto e negligenciamos o outro ponto.
Falo da desonestidade que as pessoas cometem quando rompem as relações pessoais causando intrigas e difamações e quando o ouvinte escolhe um lado da história sem dar ao outro lado o direito de contar o outro ponto. Isso é desonestidade!
Escrevo sobre a desonestidade que praticamos quando esquecemos as coisas boas que as pessoas nos fizeram e focamos nas ruins. Pastor Jeremias Pereira me disse que se olharmos para as coisas ruins dos outros não sobra nada, nem eu e ele escapamos.
Acordei pensando nisso! Como as pessoas são desonestas! Como elas falam do que lhe interessa e quando são abordadas naquilo que não as satisfazem elas criticam e somem sem deixar pistas.
Nós, os pastores, somos “vítimas” de gente assim! Pra nós é muito difícil aconselhar casais em crise, quando o outro não aparece no aconselhamento. Estamos sempre com um lado da história! Desse jeito fica impossível ajudar, mas quando sugerimos que o outro venha, os dois somem. Como é difícil tratar intrigas sem a presença dos envolvidos nela! Sempre se tem apenas um pra se queixar. Os outros envolvidos nem sempre aparecem. E assim, continuamos com apenas um lado da história. É mais fácil sermos desonestos e fugirmos do que sermos honestos e aparecermos no confronto.
Desonestidade é o que as pessoas cometem quando buscam valer suas opiniões sem dar direito ao outro de expressar a sua.

É desonesto quando na esfera espiritual culpamos Deus ou o diabo por algo ruim que nos acontece, sendo que muitas vezes foi desplicencia nossa ou preguiça. É fácil dizer quando as coisas não funcionam que o diabo está por trás. Não quero ser advogado dele, mas muitas vezes culpamos o diabo para fugir de nossas responsabilidades e isso é desonesto!
Eu mesmo já cometi desonestidade opinando sobre coisas e pessoas das quais não tenho toda a história. É melhor e mais confortável opinar sobre fatos, mas mesmo assim corremos o risco de falharmos e sermos desonestos na avaliação.
Quando uma pessoa sai de uma igreja, ela assim o faz por suas razões pessoais, mas é inevitável que deixe de culpar alguém por isso. A desonestidade sempre empurra a pessoa a culpar outra. Difícil alguém que assume suas falhas. A culpa é sempre do pastor, da programação e de diversas coisas. Ninguém diz: “Eu sai porque pequei e o pastor me pegou. Fiquei com vergonha e não quis continuar com aquele grupo”. Ou: “Sai porque sou muito critico e o que se diz na igreja eu não consigo engolir” Sou muito chato pra ouvir sem criticar”. Ou até mesmo: “Sai porque não quero me envolver com nada.” Ou, “Porque quero fazer outra coisa em outro lugar”. Não, as pessoas não dizem isso, elas ocultamente dão espaço para a desonestidade e saem culpando alguém como se fossem donas da verdade.
A desonestidade é marca presente nos relacionamentos! Por isso que pedir perdão é a marca do cristão, porque para pedir perdão é preciso assumir que errou sem direitos a desculpas, porque desculpas é ainda se esquivar da responsabilidade.
É muito desonesto o processo das relações, mas mesmo assim, continuo acreditando nela, porque é através dela que cresço como Cristo quer. E sem sofrimento não há cristianismo e nem aprendizado.
"Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo." (Provérbios 27 : 17)
Tenho aprendido muito com a desonestidade dos outros e a minha!
Não quero ser desonesto, eu também erro muito!
Seja honesto, você também erra??


"A formosura da alma campeia e denuncia-se na inteligência, na honestidade, no reto procedimento, na liberalidade e na boa educação".
(Cervantes)