28 dezembro 2010

Reflexões de mais um ciclo

Acordei e estou em pleno fim de ano! Depois dos meus 18 anos a vida parece girar mais rápido! Ainda me lembro das programações efetuadas no início de 2010 e nada cumprido.
Interessante como o tempo passa! Passa rápido e sem deixar marcas ultimamente, pois estamos sempre tão correndo que não temos tempo de viver intensamente as loucuras da vida.
Sinto muito não ter vivido 2010 para cuidar de si mesmo, pois cuidei muito mais dos outros que de mim mesmo. Ouvi intensamente as dores alheias que sentia em minha própria carne o sentimento alheio. Segundo Sócrates desenvolvi bem o meu ofício, porque a todos que atendi se levantaram e agora olham pra si mesmos de frente, sem medo da sombra. Ou correram de vez (RS). De certa forma, através deles cuidei de mim, indiretamente! Alguns me inspiraram, outros me fizeram expirar, e outros nada fizeram em mim, mas em ajudando-os olhei no espelho!
Entretanto Sócrates nos diz que: “Sendo a vida uma experiência intransferível, só os covardes e os fracos delegam a outros a condução dos seus atos.” Eu temo por essa fraqueza! Temo ser conduzido e não conduzir! Temo ser dominado pelos outros e não por mim mesmo! Temo ter que admitir que os amigos que se diziam amigos eram apenas amigo dos meus bens e não de minha alma. Uns foram e outros vieram!
Por isso que o Socratismo diz que tomar conta da própria vida não é tarefa fácil, pois o mais fácil é os outros mandarem em mim. Resisto o tempo todo a isso, mas me entrego ao que quero sem medo de ser feliz, pois o socratismo também diz: “Não existe nada pior do que, depois de ter ganho a vida, recusar-se a usufruí-la em toda a plenitude por falta de um entendimento sobre o que significa vivê-la sem as barreiras impostas por um sentimento de vergonha que o impede o desenvolvimento do instinto e das potencialidades da alma.” Caramba, o homem é profundo!
Eu quero pensar e ajudar a você também a pensar no próximo ano de forma que venha a viver intensamente seus sonhos, mas sem roubar do outro, apenas viver os seus.
“Os ociosos, abandonados à sorte e impotentes para fazer da vida uma jornada marcada pela alegria e pelo entusiasmo, precisam recolher-se a si mesmos e propor-se uma mudança radical em suas crenças e hábitos.”
É disso que todos nós precisamos! Mudança radical em 2011.
O que não fez faça e o que fez de errado refaça! Simples? Não, mas se isso for um alvo, um dia acertarás!
“Nós nos tornamos aquilo em que pensamos.” Conde Nightingale
Formule objetivos que sejam bons pra você e para quem esteja a sua volta.

07 dezembro 2010

Aliança Evangélica?

A instituição é a marca do ser humano e pelo visto não conseguimos ser humano sem uma instituição por detrás de nossa persona ou até mesmo ser a nossa persona.
Mais uma vez alguns evangélicos se reúnem para formar ou formalizar uma ONG ou instituição que venha dar cara ou voz as suas convicções.
Diante de tanta igreja evangélica multifacetada, um grupo que se identifica e inspira junto uma teologia, dá vida a aliança evangélica.
Alguns presentes na formação desta mais nova instituição são figuras carimbadas em núcleos institucionais. Qualquer reunião que exista, mesmo que não dê em lugar nenhum, estão lá! Comem, bebem e se juntam. Fazem posse pra foto, falam desemfreadamente propondo mudança e esperam por elas. 
Parece que estou pessimista quanto a organizações? Sim, estou!
Cada vez mais recluso, vivendo meu estado psicológico introvertido, repensando e vivendo a individuação tenho visto o rosto de Cristo em cada pessoa que atendo em meu consultório psicanalítico. Assim como Henri Nouwen que largou tudo para se dedicar “aos loucos”, vivo eu. Não que sejam loucos, mas vejo em cada história contada o cuidado de Cristo para que chegassem até aqui.
Reunião, estatuto, declaração de fé, documentos, pensamentos e ajuntamento com intuito de falar e ser ouvido é força contra o vento.
Daqui a algum tempo, morrerá como a AEVB e outras, porque o que fica mesmo é cada viver como Cristo viveu e no ajuntamento existir apenas comunhão, sem lenço e sem documento como Caetano Veloso cantou.
Para não parecer que torço contra, que os organizadores consigam atingir pelo menos 50% do desejado com a aliança evangélica.
Como Jung, da torre de sua casa na Suíça, espalhou suas idéias e as vivenciou, deixando para seus admiradores a sugestão de caminhar em direção a individuação e não individualidade vivo daqui, da minha torre, olhando o mundo pela ótica de Cristo, mas tocando nos espinhos trazidos pelos que procuram ajuda para aflição de suas almas.
Jesus sem ong influenciou mais que muitas ongs e até mesmo o Paulo Coelho, demonizado pelos cristãos, influencia a muitos sozinho de seu quarto, espalhando seus livros e suas entrevistas.