19 agosto 2011

Amizade de um homem com uma mulher você acredita?


Durante muitos anos, ou a minha vida toda, acreditei ser impossível uma amizade de um homem com uma mulher ou vice-versa.
A razão de minha crença com certeza se dá pelo inconsciente coletivo que perpetua por uma visão machista. Acreditava que homem só quer sexo com mulher e se rolar uma intimidade amigável vai parar na cama.
A premissa é apoiada no conceito de que homem quer dominar e só pensa nas mulheres com o intuito de coito, mas em pleno século XXI eu posso estar completamente enganado. E com certeza minha concepção tem mudado depois do meu encontro com as teorias do psicanalista Jung.
Ele conceitua um fenômeno psíquico denominado Anima e Animus e apartir de minha compreensão deles eu posso hoje considerar uma amizade saudável e sem coito ou sexo entre um homem e uma mulher.
A Anima é a figura interior de mulher no homem com uma estrutura arquetípica básica e arquétipo é uma idéia.
O Animus é o inverso, ou seja, é a figura interior de homem na mulher com os mesmo conceitos básicos arquetípicos.
Segundo o dicionário Junguiano, uma compreensão e integração completas de cada uma dessas imagens exigem uma parceria com o sexo oposto. Parceria que pode proporcionar um ótimo crescimento psíquico para ambos levando-nos a uma melhor compreensão de si mesmo apartir da projeção.
Dentro desta possibilidade pode surgir uma grande amizade sem cunho sexual. Jung pediu a Freud para desassexualizar suas teorias, sem sucesso é claro pois via que a ótica do ser humano somente pelas vias sexuais eram por demais exagerado.
Um homem pode ver numa mulher sua alma projetada e vice-versa e assim compreender melhor seus estímulos e consciência bem como a inconsciência.
Na verdade, acredito que o problema de amizade entre sexos opostos é mais de homem para com mulher, porque mulher não tem muito essas problemáticas. Elas desde muito conseguem andar de mãos dadas em público com uma amiga e até dormir na mesma cama sem qualquer conotação sexual, mas nós, machistas e preconceituosos temos muita dificuldade com isso e desde muito misturamos as coisas.
Se uma mulher for simpática conosco já acreditamos que ela quer alguma coisa e intuímos ser uma cantada, mas muitas das vezes ela quer mesmo é uma amizade ou um conselho.
Eu poderia escrever aqui uma tese para justificar minha alteração de compreensão neste assunto, mas quero muito ler a sua opinião e experiência se tiver neste assunto.
Clique em escrever abaixo do texto e conte sua história sobre amizade de homem com uma mulher. E não se esqueça de votar acima na enquete sobre este mesmo assunto.

16 agosto 2011

Fidelidade é ato quase-extinto


A Folha publicou um estudo que mostra a infidelidade dos evangélicos às igrejas.(http://www1.folha.uol.com.br/poder/959739-sobe-total-de-evangelicos-sem-vinculos-com-igrejas.shtml
Na verdade isso já é sabido entre os que dirigem as comunidades. Eu mesmo percebo que os vínculos estão sendo trocados por interesses. Isso é assim desde que o mundo é mundo. Não ha fidelidade entre amigos, ou melhor, elas existem desde que continue a existir o interesse. Como diz um amigo, “dura até acabar”.(RS) A teologia ou a doutrina não importa mais, o que faz sentido e como muito bem diz a matéria é se a igreja está atendendo os meus interesses ou se o oferecido por ela responde a minha procura. Igreja hoje é o mesmo que boteco, supermercado ou loja de roupa ou utensílio doméstico. Isso se reflete nas amizades e a igreja está respondendo ao que se está vivenciando.
Espanta-me um pastor mudar de igreja só porque supostamente seu trabalho ali terminou. E os amigos que ali foram construídos? Não conta, ou conta, mas vale o sofrimento em busca de um sonho? Eu sei que laços são rompidos, mas ao mudar de igreja ou como diz o estudo citado da Folha, ir a uma igreja de manhã e outra a noite é o reflexo do interesse.
Fidelidade é uma palavra em extinção! Deveria fazer parte do Ibama e quem a possui deveria usar uma anilha e ter um número, mas também viver preso não é o melhor ideal de vida e a vida anda e todo mundo busca mesmo os seus interesses, por isso que tenho hoje muita dificuldade em acreditar na fidelidade em todos os aspectos, como muito bem diz uma conhecida;” Até a página cinco”, querendo retratar que todos nós gostamos uns dos outros ou somos fieis até um determinado momento e eu os atribuo a interesses pessoais.
Fui usado, os usei e nesta troca o que vale é não ter mágoas, porque chumbo trocado não dói não é mesmo?
Quem nunca foi infiel em qualquer situação na vida que atire a primeira pedra, mas o que me irrita mesmo são os que atiram e escondem a vida.