29 junho 2015

Teologia Nazista

Eu sei que o texto é forte e pode ser ofensivo, mas nada se compara com que ouvi certo dia de uma mãe.
Atendendo uma senhora que tem um filho com deficiência cerebral e frequenta uma igreja Presbiteriana, me contou que o pastor de sua igreja ensina que crianças recém-nascidas e pessoas com demência ou deficiência cerebral que impossibilita de confessar Jesus como Senhor, vai para o inferno.
Estarrecido com que ouvi, creio que o famigerado pastor se ampara nos textos bíblicos que falam de confissão. São eles: Lucas 12.8; 1Jo.4.15; Rm.10.9 Este último é o mais dogmático de todos. Dito por Paulo, muitos pastores se agarram a este texto e comemoram a cada confissão na igreja em prol de Jesus.
Sem considerar o fator teológico confessional que cada denominação possui, eu não concordo que se deva pregar isso. Não devemos afirmar com todas as letras quem vai para o inferno, tal como também não temos nenhuma condição para dizer quem vai para o céu. Estas afirmações procedem de teólogos arrogantes que arvoram o saber mesmo que ele venha a pisar no mais precioso da criação, que somos nós. Sim, não sou humanista, mas Jesus morreu por mim, ele sim foi humanista. Ele veio buscar o perdido, viver entre nós e dar sua vida por nós.
A teologia Calvinista é ao meu conhecimento uma verdade maravilhosa, mas ela precisa ser lida com cuidado para que não venhamos exacerbar o ensino de Calvino.
Afirmações como estas me soam como nazista. Todos sabem que o nazismo tentou purificar uma “raça” de seres considerados arianos expurgando todos os genes defeituosos e apagando da história os que nasciam com defeito. Sua filosofia estava pautada no extremismo de suas convicções e no rigor de suas práticas, assim como os adoradores de Calvino. Adoradores do Presbiterianismo e todos os “ismos”.
Dizer com todas as letras que dementes ou crianças recém-nascidas não podendo confessar Jesus como Senhor, vai para o inferno é apostar toda a dádiva do calvário num colóquio enganoso. Abraão não confessou, e assim todos os profetas do Antigo Testamento. Será que estão no inferno por isso? Muitos confessam hoje, mas vivem alheios a vontade de Deus, então ganharam e perderam a salvação como se tudo isso fosse um jogo? Apenas confessar é simplista demais para o grande feito do Eterno!

Sem entrar no mérito teológico, e nem tenho espaço aqui para isso, pois meu objetivo é só chamar a sua atenção para bobagens teológicas sem fim que se dizem nas igrejas, a seara Presbiteriana, a minha seara é muito séria para isso, mas infelizmente existe dentro dela como em outras denominações pastores semideuses que arrogantemente afirmam o profundo saber, ou pseudo saber mesmo que venha a ferir o que é mais precioso para o Senhor. Nós!!