18 março 2016

A Matriz do pensamento Anti-Corrupção

De tempos em tempos surge uma revolta nas ruas contra a corrupção. Foi assim com Vargas, Collor e agora com Dilma. Talvez algum outro neste meio tempo de história, mas os que lembro e que tiveram uma proporção grande são esses.
O que está por detrás disso? Primeiro preciso dizer que não sou a favor da corrupção e nem petista. Embora tenha um olhar mais interessado pela esquerda, hoje no Brasil é muito difícil identificar esta posição. Atualmente é governo e não governo. Atualmente eu sou “a-governo”.
Alguns pensam que quando escrevo ou me posiciono sobre alguma coisa, estou defendendo alguém. Carl G. Jung sofreu este tipo de opinião quando analisou o nazismo em sua época. Foi taxado de antissemita! Sua preocupação era apenas psicanalítica e a identificação dos fenômenos psíquicos. Não escapou dos rótulos! Eu com certeza terei o meu. Mas pense!
Quando ficamos saciados de alguma coisa, cheios dela, precisamos nos livrar. Assim tem sido a corrupção no Brasil. Estamos cansados dessa matriz da barganha, oriunda do catolicismo, enraizada no pensamento, tipo, “toma lá da cá”. Cheios da sujeirada política, vamos às ruas confiando que nossa opinião vale de alguma coisa. Na era Vargas, chamamos a atenção dos militares. Apoiados pelos EUA houve uma reviravolta por aqui e a ditadura linha dura reinou. Na era Collor, chamamos a atenção do congresso e os deputados e senadores com medo da opinião do povo, cassou o Collor. Agora chamamos a atenção do judiciário e esperamos que Dilma e o PT sejam presos.
Somos assim! Queremos que resolvam os nossos problemas. Isso mesmo! A corrupção está dentro de cada um. Quando se torna público o “pecado” de um político, queremos matá-lo imediatamente. Na realidade estamos nos vendo no espelho!
Todas as pessoas que foram as ruas contra a Dilma, com certeza já compraram algo sem nota, já burlaram as leis, mentiram ao telefone, adulteraram algo e por ai vai de ladeira abaixo, mas em se tratando de quem me representa, não pode. Mais ou menos assim: “de sujeirada já basta eu”.
Lula é o sujeito perfeito para que seja colocado como bode expiatório. Já ouviu isso né? Pois é! Não sou ingênuo ao dizer isso, que Lula é inocente como o bode era, claro que não. Você sabe que assim como no puteiro não tem freiras, na politica não tem santos! Não é disso que falo, pois neste ambiente há truques e trambiques!
A questão é! Necessário é colocar no PT e seus partidários a carga do mundo corrupto. Isso lavará a nossa alma. Assim como os cristãos colocou em Cristo o pecado do mundo. Claro que não há comparação de Lula com Cristo, me refiro ao arquétipo em que estamos imbuídos. A necessidade de clonar num partido e numa pessoa o mal da politica. Lula é perfeito pra isso. Feio, sem um dedo, metalúrgico, voz granida, falador e etc. Pense se fosse FHC indo prestar depoimento sobre seus erros! Entraria e sairia pelos fundos, não falaria com a imprensa e quando filmado ou fotografado estaria com semblante de assustado. Em seu governo, nunca se pronunciava sobre os inúmeros escândalos de dentro do Brasil. Viajava e se pronunciava lá de fora. Esperto! Lula não é assim. Chama pra briga, convoca o povo e se porta como injustiçado. Nas ciências políticas ele é o famoso populista. Na sociologia é o povão, na psicanálise, o arquétipo salvador. Sim, esperávamos dele a moralidade que sempre arvorou, mas porque acreditamos nele se sabemos que na politica não tem honesto? Acreditamos e nos decepcionamos, então, mata ele. Na verdade “mata nós” que votamos nele. Mas há quem diga: Nele eu nunca confiei!
Agora pense comigo se ainda estiver ai sem achar que sou petista ou Lulista.
De onde vem todo o barulho contra o Collor, Vargas, Dilma e Lula? São Paulo e Curitiba. Certo, pois bem! Quem no passado na história brasileira quis separação do Brasil por razões morais e econômicas? Sudeste e Sul, os mesmos protagonistas de hoje e sempre na politica brasileira. No entendimento psicanalítico é o arquétipo egoico operando novamente. Ainda mais quando a imprensa entra no jogo e coloca mais lenha na fogueira. Ou você ainda crê que a notícia no mundo e aqui é imparcial? As notícias são compradas e vendidas. Assista as notícias em canais diferentes e verás que a Globo é uma coisa, a Band outra e as demais também. Cada revista se presta um partido e a um segmento. Quando em 2000 eu estava viajando o Brasil dando aulas de psicanálise e nestas turmas haviam muitos pastores evangélicos a revista Veja veio com tudo pra cima de mim e na edição da entrevista mudaram totalmente o teor das respostas. Sempre com o sentido que queriam dar! A matéria já estava pronta, só precisavam de um otário, fui eu na ocasião. Ali eu conheci os bastidores da notícia!
Não estou dizendo que o Lula e o PT e sua turma são honestos, não é sobre isso que me refiro, tenho de repetir todo dia isso a todo o momento, porque quando se fala a pessoas envolvidas afetivamente, elas só veem o que estão decididas a verem. Com isso, Maluf fica quieto e pode morrer sem devolver o que roubou. As peripécias sexuais do FHC deixa quieto. O cunha na câmara vai presidir sem “encherem o saco” dele, o Aécio pode continuar cheirando cocaína e seu avião sendo pego com drogas, porque o momento de por o pecado do Brasil é no Lula e Dilma.
Sérgio Moro, e demais juízes estão certos em averiguar e prender, mas ainda assim também estão movidos pelos desejos inconscientes de lavar numa alma só o pecado de toda uma nação. Ainda assim, não vai resolver, pois Collor está novamente fazendo política.
Não duvide! Quando puxaram o tapete de Collor em Brasília, foi porque ele fazia lá a república das alagoas e agora com o PT, a república do nordeste. A quem interessa tudo isso é apenas ao setor político que saindo Lula e o PT, entrará outros que farão a mesma coisa, do mesmo jeito e que depois, de tempos em tempos, nós vamos tirar de novo num ritual de lavagem da alma.

Ainda assim, isso não é tudo.