23 fevereiro 2009

Dando razão a filosofia!



De repente me deparei com os pensamentos de Sêneca, filósofo romano, contemporâneo de Cristo, que nasceu no ano 4 a.C, e morreu no ano 65 d.C. Foi ele tutor de César e Senador de Roma!
Sêneca me ensinou como lidar com a ira, me levando a entender que a expectativa pode me despertar raiva quando algo em que espero não acontece. Mas com isso me deparo com a Bíblia que diz que a fé é o firme fundamento do que espero e não vejo. Bom, temos aqui um problema, mas prosseguindo no que Sêneca diz, na prática seria por exemplo: alguém como eu, que vive na cidade louca de São Paulo, já esperar ficar preso no trânsito porque seria o normal, então segundo Sêneca, eu não sofreria com a ira. Muito bom! Então, se entendi bem, é só esperarmos o pior que não teremos decepção, pois se algo bom acontecer, será um presente, uma benção. O lado ruim disso é viver uma vida de pessimismo, mas reconheço que em alguns casos ajuda, como por exemplo: não esperar nada bom dos outros, pois os homens podem nos decepcionar e irão decepcionar. Conforta não é mesmo?
Outra coisa que Sêneca percebeu é que os ricos são os mais propensos a frustrações e iras, porque diz ele, que os ricos estão acostumados a pagarem por serviços e quando não saem exatamente como queriam, são os mais explosivos e intemperantes, cheios de ira. Hum, interessante, pois a base de Sêneca foi exatamente o ambiente em que ele viveu. Ele viu um amigo jogar um garçom no tanque de moréias (peixe cobra) pelo simples fato dele quebrar um copo.
Bem, o que sei é que neste ponto a Bíblia dá muita razão a ele, porque quando Thiago manda alertar aos ricos deste presente século a não confiarem nas riquezas (Tg.5.1-6), ou adverte o pastor a não dar assento nobre para eles nas sinagogas (igreja), já está em sintonia com Sêneca, porque se o rico ficar frustrado com você, você viverá o pior nesta vida e experimentará o sabor da ira dele, como seu amigo.
Mas contudo, é melhor ser inimigo do rico do que inimigo de Deus, porque dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Mas que Sêneca tá certo, isso tá!!!

Nenhum comentário: