17 março 2009

Polêmica

Quero aqui, levantar, chamar atenção para um fato que ocorre com freqüência em uma igreja Batista ou pentecostal que é o rebatismo.
Veja bem! Alguém que foi batizado na infância (pedobatismo) pelos pais, numa igreja Presbiteriana em fase adulta vai para uma igreja Batista e é rebatizado, mas segundo os Batistas, batizado de verdade ou alguém que é batizado em uma igreja tradicional por aspersão e vai para uma pentecostal que batiza por imersão e "rebatiza" o crente aspersionista este fato tem base bíblica?
Eu queria saber dos leitores deste blog, se vocês acham isso certo?
Porque a meu ver, a briga é teológica histórica e secular, mas pode ser falta de respeito das outras denominações ou falta de convicção do batizando, ou até mesmo falta de conhecimento bíblico sobre batismo.
O fato é: Os batistas e pentecostais adeptos do imersionismo continuam pensando que são os donos da verdade, ou que o batismo salva ou até mesmo que é a porta de entrada da igreja e a igreja é o reino de Deus! Os aspersionistas aceitam e respeitam outras formas de batismo, mas os imersionistas não!
O que vocês acham?
Levantado a polêmica!


Sugiro que clik no título e seja transportado para um estudo sobre o assunto.

3 comentários:

Adonias Soares disse...

Sou batizado por aspersão e o fiz com convicção. Nisso os batistas são estranhos: fazem o rebatismo e tem a cara de pau de criticar os neoopentecostais que já batizados vão ao rio jordão se rebatizar... Mateus 7;5. São erros similares

Israel disse...

Graça e paz a todos os servos de Cristo.

Resposta de um Batista:

A igreja Batista defende (e isso já faz 400 anos hein!) que:

- O Batismo deve ser por imersão (salvo quando não for possível);

- O Batismo deve ser realizado em uma pessoa que tenha conscientemente se convertido a fé em Cristo e esteja ciente do que está fazendo.

Por isso temos a adoção do rebatismo no caso da Asperção ou Pedobatismo (principalmente este último).

Respondendo as "críticas":

Não se trata de arrogância denominacional nem tão pouco de posse da verdade, somente uma questão doutrinária.

E por fim:
- não o batismo não salva é uma ordenaça deixada por Cristo aos seus seguidores
- não é o que marca a entrada para a Igreja de Cristo (o corpo) pois isso se dá no momento de sua conversão, mas marca a entrada no grupo de irmãos pois é uma demonstração pública de sua fé.

Obviamente, como em todos os grupos cristãos, há os que entre nós defendem isso a todo custo e há, os que não são mais moderados a respeito do batismo de aspersão em adultos).

E por fim, sinceramente irmãos, tanta besteira sendo pregada por aí:
- "evangelho" da prosperidade,
- maldição hereditária,
- "riso" no espírito,
- cair pela unção (?)
E a gente discutindo questões doutrinárias em vez de alertar as heresias.
Tanta gente indo para o inferno e a gente discutindo questões doutrinárias secundárias!
E ainda com esse tom "ah! esses batistas...quem eles pensam que são???"

Irmãos, vamos viver o Amor de Cristo!
Vamos deixar os partidarismo (denominações, costumes e tradições)de lado.

Vamos levar Cristo aos cativos e oprimidos!
Vamos ser luz no mundo!
Vamos ser o sal da terra.
Vamos ser o exemplo de perdão e amor que o mundo precisa!

Eu sou batista, gosto do nosso jeito de ser igreja, com participacao dos membros, assembléias e tudo o mais, mas do fundo do coração, AMO e RESPEITO os pentecotais, neo-petocastais e tradicionais.

Para mim, mais importante que a forma do batismo, o comprimento da saia ou se sua igreja é episcopal, presbiterial ou congragacional; é saber se:
- você reconhece que só pela Graça de Deus você é salvo?
- Você Aceita a Cristo como seu Senhor e Salvador?
- Se você está disposto a largar o pecado por Amor a Cristo?

Eu me preocupo é se vamos estar juntos na eternidade e lá não tem placa de igreja hein!!!

Que tal mudar a polêmica de o que você acha dos Batista (esses chatos) para:
Você faria evangelismo juntamente com um irmão de outra denominação, independente de para qual igreja o cidadão evangelizado fosse?
Ou você ia confudir o coitado dizendo que a igreja do outro é errada?

Sejamos irmãos, cnsidrando uns aos outros como superiores.

Soli Deo Gloria!!!

Adonias Soares disse...

Resposta de um Congregacional Relviano:

O Batista disse:

"A igreja Batista defende (e isso já faz 400 anos hein!) que:

- O Batismo deve ser por imersão"

O congregacional responde:
A Biblia, portanto Deus, defende ( e isso já faz cerca de 2600 anos hein!) nas palavras de Ezequiel 36:25, Isaias 44:3... que deve ser por aspersão.

O batista disse:
"O Batismo deve ser realizado em uma pessoa que tenha conscientemente se convertido a fé em Cristo e esteja ciente do que está fazendo
Por isso temos a adoção do rebatismo no caso da Asperção".

Resposta congregacionalista: Parece que nós congregacionais fomos batizados inconcientemente, pois fui impedido de tomar ceia numa batista de capapicuiba, simplesmente pelo fato de ter sido batizado por aspersão. Minha prima, ex-congregacional, moradora do bairro São Mateus, zl, cujo marido se converteu numa batista, teve que se rebatizar pra ser aceita na comunhão dos membros. Espero sinceramente que tenha sido casos isolados e equivocos dos pastores locais. Espero que isso não seja uma medida da denominação.

Pois se concordamos que o batismo, nao salva, mas é simplesmente uma demonstração publica de fé, o aspersionismo está coerente com este pensamento. Afinal não é feito as escuras.

E quanto a nova polemica, sugerida pelo irmão Israel, é claro que eu topo evangelizar os incrédulos na sua companhia meu querido e de qualquer outro cristão, desde que os convertidos sejam batizados por aspersão, rsrsrsrsr, brincadeira. Paz a todos. Deus nos abençoe.