23 novembro 2006

8 Vícios da Alma

Evágrio Pôntico que viveu no século IV, considerado como os padres do deserto escreveu um tratado sobre os oito vícios da alma.

Eu acredito que por causa desses oito vícios, nós não temos conseguido vivenciar a vida plena em Cristo Jesus.

Ele os dividiu em três categorias.

1 Os vícios dos desejos
2. Os vícios das Emoções
3. Os vícios do espiritual

Desejos

- Gula: A gula se define, não apenas em comer em excesso, mas comer por medo de ficar com fome. Comer com gula é querer ter o futuro no controle e a isso pode ser qualquer coisa e não apenas comida.
Por exemplo: Quem foi pobre e agora tem uma condição boa, tem de tomar cuidado para não ser tragado pela gula. É possível a pessoa começar a comprar pelo medo de ficar pobre.

- A cobiça: Ela é o medo do tempo passar e da pobreza chegar e depender dos outros. Com isso, a pessoa luta para conquistar independência financeira. Ela busca posses por segurança e tranqüilidade.

- A luxúria: Ela se caracteriza por desequilíbrio na genitália. Obsessão sexual! Na pessoa tomada pela luxúria, o sexo com a outra pessoa não é comunhão ou prazer mútuo, é uso. O outro é produto de desejo sexual!

Emoções

- Tristeza: A tristeza é caracterizada pela frustração, prazer, ódio e cólera que nasce do apego ao mundo. A pessoa sofre porque seus desejos não foram realizados. A pessoa se frustra porque tem uma idealização de vida muito alta. Não se contenta com pouco!

- A Ira: A ira é uma paixão ardente e movimento contra quem nos ofendeu. A ira nos impede de pensar com clareza. Se nos iramos contra alguém que nos ofendeu estamos pensando que somos superiores. A ira tem o seu esconderijo na vaidade.

- A Acídia: Ela é definida como preguiça, desgosto, demônio do meio dia, depressão, desânimo e vazio psíquico.


Espiritual

- Vaidade: Ser o centro das atenções. Tudo é feito para os outros verem. O vaidoso segundo Evágrio, é aquele que tem as suas motivações focadas no louvor próprio. Gosta de ser bajulado e apreciado!

- Orgulho: Vaidade exagerada! Idéias de si mesmo que alucinam e o tornam um autista espiritual. Sempre pensa que os outros estão abaixo dele em vida espiritual. O orgulhoso tem a capacidade de fazer o seu próprio mundo.

Nenhum comentário: