05 agosto 2008

Todo mundo tem um Iago na vida.

Por causa de um amigo que trabalha na peça de Shakespeare, Otelo, fui com minha esposa assistir o drama.
Minha concepção é de que o autor era com certeza um grande psicanalista, porque descreveu com exatidão o que temos em nós e vemos nos outros.
Iago é um sujeito dúbio, ciumento e interesseiro que se aproveita da confiança de Otelo, um mouro que se casou com uma branquinha, para jogar um contra o outro.
Iago lança mão de tudo que tem a sua frente! Todos e todas as situações lhe são úteis.
Quem nunca viveu uma situação parecida na vida? Eu mesmo já tive por duas vezes a mesma situação. Você confia na pessoa, dá créditos, compartilha amigos e abre a “agenda” e quando percebe, foi enganado e roubado. Levam seus amigos, joga você contra outros e ainda sai de bonzinho na situação. Só que Iago não termina bem na trama!
Adulações a sua pessoa são comuns em quem quer trair no futuro. Elogios fora de hora e sem propósito é típico na pessoa que trai.
O objetivo não é você, mas o que você possui. O alvo não é relacional, mas material, porque quem trai quer o que você possui. Isso é muito comum na questão do poder. Quem exerce algum tipo de poder sempre correrá o risco de ter por perto um Iago na vida.
Shakespeare é muito sabido e perspicaz, porque retratou a vida cotidiana com muita exatidão, mostrando que os “Otelos” são fáceis de serem traídos porque confiam facilmente nos que se aproximam. Ele também tem um perfil definido, porque Otelo já foi discriminado quando se casou com Desdêmona. Assim, ficou suscetível ao engano e para ser aceito, recebe os elogios de Iago que só quer o que é seu.
Eu “pirei” na peça! Não pisquei nos 180 minutos um só segundo!
Aprendi muito, principalmente quando Iago diz: “Quem é verdadeiro e transparente, prejudica a si mesmo”.
Mais do que certo! A traição entra por essa porta! É bom fechar!

3 comentários:

Leonardo disse...

Eu também assisti a esta peça, quando esteve em cartaz aqui no Rio. Realmente Shakespeare é um gênio. Os dramas, os desejos, as relações expostas nesta obra, escrita há alguns séculos, são tão atuais, que poderiam muito bem ser escrita nos dias de hoje. A atualidade é impressionante. O erro de Otelo foi ter confiado plenamente em Iago, e duvidar do amor de sua amada. Fazendo um nexo com a vida cristã - temos inúmeros Iagos, à nossa volta, tentando de todas as formas desvirtuar a verdade de Jesus, até dentro da prórpia igreja, cabe a nós, Otelos, buscar a Verdade e não a verdade apresentada por este mundo envolvido pelo pecado.
Deus te abençoe

Anônimo disse...

Eu precisava saber que mais alguém além de mim pensava assim: “Quem é verdadeiro e transparente, prejudica a si mesmo”.
Difícil e injusto é ter que se anular para viver a vida, pra sofrer menos.
Não sei o que e pior sofrer porque erramos ou sofrer porque somos nós mesmos.
That´s is the life!

Anônimo disse...

Eu precisava saber que mais alguém além de mim pensava assim: “Quem é verdadeiro e transparente, prejudica a si mesmo”.
Difícil e injusto é ter que se anular para viver a vida, pra sofrer menos.
Não sei o que e pior sofrer porque erramos ou sofrer porque somos nós mesmos.
That´s is the life!