09 julho 2009

O púlpito é didático

Na igreja primitiva o ensino e pregação da palavra de Deus eram feitos no púlpito, embora que na época não havia esse objeto que temos hoje, para ensinar. Mas, eu me refiro ao papel de pregar a palavra.
Os apóstolos em cada reunião ensinavam os mandamentos de Jesus tal qual recebeu e deveria passar. Quem faltasse às reuniões ou ficasse muito tempo sem ir, estaria com o seu conhecimento prejudicado.
E mais do que isso! Toda a sua vida estaria sendo deficiente, porque nas pregações os apóstolos não tinham o objetivo de entreter o ouvinte, mas de prepará-lo para a vivencia cristã.
Hoje, as coisas são diferentes! Os pregadores buscam agradar seus ouvintes e a desensinar. O intuito é que no fim de tudo saiam satisfeitos e dêem muito dinheiro para manutenção da estrutura superfaturada.
Não há esmero na pregação porque ela não é mais vista como ensino. Por isso que os cristãos de hoje se dão ao luxo de se tornarem turistas. Sim, aqueles que vivem de lugar em lugar observando sua cultura e modo de viver. Não pertence a lugar algum! Vão sempre atrás de alguma coisa útil pra si.
Algumas vão domingo sim e domingo não a igreja, o que compromete muito o ensino do pastor no que se trata de discipular as “ovelhas”.
Eu começo uma série de sermão com o intuito de instruir e preparar o povo e percebo que meu auditório é flutuante. Por vezes alguém me interpela com dúvidas, o que é óbvio porque um assunto está atrelado ao outro anterior e posterior, mas como não são fiéis sofrem a problemática do texto fora de contexto.

Nenhum comentário: