02 dezembro 2009

Analfabetismo Bíblico

Às vezes neste blog, recebo criticas e elogios dos textos que escrevo.
Alguns tentam me persuadir sem base teológica de que estou errado atacando certos pregadores. Usam textos bíblicos fora de contexto e com objetivos errados.
Eu os considero analfabetos da teologia!
Também é comum dizerem que a teologia não serve pra nada e quem diz isso é porque gosta de brincar com a bíblia e fazer dela o que bem entende.
Neste século do prazer, a bíblia tal como ela é não importa e é isso que faz a heresia sobressair. E o que é heresia?
“É o ensino distante das essências bíblicas que tendem a satisfazer as minhas necessidades da natureza caída e destituída de Deus. A heresia reflete as coisas como eu gostaria que elas fossem e não como Deus quer.”
Uma pergunta que devemos fazer para quem é alimentado por uma heresia é: “O que acontece com eles?”

-As vítimas desses ensinos são incentivados a escapar do mundo de sua humanidade básica por meio de algum tipo de fuga e morte, ou usar a religião para fundamentar e isolar mais ainda seu ego autocentrado da necessidade de amar e ser amado. Diz FitzSimons Allison, um teólogo.
O problema é que o resultado prático da heresia na sociedade é o que assistimos recentemente na televisão. Deputado evangélico orando depois do suborno para agradecer a Deus por tal ato.
É isso que os pregadores televisivos e outros anônimos provocam na fé do ouvintes. Quando buscamos na bíblia textos para satisfazer a nossa vontade de dinheiro e outras realizações pessoais humanas e egóicas é possível então estruturar uma heresia com capa de verdade que venha de encontro ao que desejo.
O problema é que só teólogos sérios e preparados é que podem revelar o caroço escondido. Teólogo é o que não existe entre esses pregadores modernos.
Aliás, teologia neste caso só atrapalha!
O que digo é isso, por exemplo:
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Mt.7.7-11
Esse texto é de Mateus, mas veja o mesmo em Lucas!
“Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 10 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. 11 Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir {pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir} um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? 12 Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lc.11.9-13
Estes textos fazem parte dos escritos sinóticos em que um completa o outro. Se você ficar apenas com o texto de Mateus, poderá entender que as coisas boas são tudo aquilo em que você julga ser bom ou deseja, mas observando em Lucas verás que a coisa boa a que Jesus se refere é o Espírito Santo.
É olhando para apenas um texto isolado que os heréticos montam suas doutrinas para persuadir os indoutos ao erro e darem dinheiro a eles.
Recentemente alguém me atacou aqui no blog dizendo que eu não falo de Jesus e que os ataques que faço aos “líderes” ufanistas está errado porque a bíblia diz através de Paulo:
“Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.” Fp.1.18
Este texto está num contexto em que Paulo encarcerado não podia ser tão eficiente e os invejosos pregavam a Cristo para ganharem admiração. Os versos anteriores dizem isso que o motivo deles pregarem era inveja, o que leva a crer que queriam ser como Paulo, o que ele mesmo diz que isso não lhe incomoda, desde que o evangelho seja divulgado, se por ele ou por outros, desde que seja a verdade, não importa se é por inveja ou motivos egoístas. Isso não tem nada a ver com o que se tem pregado hoje, porque o que denuncio são as heresias ditas e não a motivação, porque mesmo sendo motivado por inveja, se for “a” verdade o pregado, não há problema, porque os ouvintes não avaliam o coração, mas a mensagem, porque Paulo diz que o evangelho tem poder em si mesmo e não no pregador.
Os heréticos insistem em usar texto para pretexto.
Esse texto de Paulo seria muito bem usado se eu imitasse o ministério de alguém.
Não é bom que o evangelho seja pregado de forma errada por motivos interesseiros. Não precisamos que anunciem o evangelho de qualquer forma. Dessa maneira é um dês-serviço o que fazem.
Eu fico abismado com o analfabetismo bíblico de hoje! A teologia tem sido desprezada.
O que a construção civil diria se o engenheiro fosse desprezado?
O que a medicina diria se o médico fosse desprezado?
O que a farmácia diria se o farmacêutico fosse desprezado?
Estão desprezando a teologia! E por isso as besteiras estão sendo pregadas do tipo:
Apóstolo Valdomiro pede trízimo em nome da trindade. 10% para o Pai, 10% para o Filho e 10% para o Espírito Santo.
Os que me criticam querem que eu apóie isso?

2 comentários:

celio r velho disse...

olá como vai vc eu esta pesquisando em encontrei o seu blog e'muito bom que Deus ter abençoe...
visite o meu blog
http://grupocrista.blogspot.com

Daniel Moreira Yokoyama disse...

É muito bom ler isto. Me faz entender que não estou sozinho. Já fiz um repost de um post seu no meu blog (te dando o devido crédito, claro) "Um tiro no pé". Mas até então não tinha visto esse, e esse merece mais ainda um repost porque ele mostra que eu não sou o único a pensar como penso.
Eu tenho falado de uma forma depreciativa com relação a teologia, mas não à teologia de quem estuda a Bíblia como o irmão mostra que deve ser, para o bem do evangelho. Não sou teólogo e neste mundo de hoje fica uma impressão de que a única teologia é aquela que forma os pastores da TV e os irmãos da "exegética e hermenêutica" que adoram converter os ensinos de Paulo para servirem de apoio ao seu próprio "evangelho" por conveniência.
Parabéns pelo blog, provavelmente visite sua igreja nesta quarta, por convite de um amigo meu, aluno do Rafael.
Se quiser visitar meu blog, segue o endereço. http://eisocristo.wordpress.com
Paz.