31 dezembro 2009

Fim de Ano

Todo fim de ano a magia de que alguma coisa boa irá acontecer na virada do ano toma conta de todos, inclusive dos crentes.
É comum as igrejas organizarem cultos de vigília com o objetivo de não deixar seus membros a mercê dos outros e também de acreditarem que virar o ano de joelhos poderá fazer com que a vida fique melhor.
Criticamos tanto os supersticiosos que nós o somos também inconscientemente. O culto transcorre normalmente até os últimos segundos quando o pastor conclama a todos ficarem de joelhos. Enquanto os fogos explodem no céu da cidade os crentes oram fervorosamente buscando cada um as suas bênçãos. Nas praias a cena não é a mesma, mas o objetivo sim. Os espíritas e sincretistas também fazem suas orações e oferendas na intenção de receberem dos seus deuses assim como os crentes a magia necessária para o ano que chega.
A minha pergunta é: Será que Deus vê a vida desta forma? Numéricamente e cartesianamente?
Acreditamos que sendo Ele atemporal, ele não vê a vida como um ano de doze meses mas no seu tempo. A bíblia diz que na consumação do tempo Deus enviou Jesus e não diz no ano tal. Essa contagem numérica é boa para nós!
A palavra réveillon é de origem francesa que deriva de réveiller que significa despertar, acordar, recobrar as energias, o que muitos buscam neste momento de virada anual.
De onde veio isso?
É uma questão de calendário! Esse calendário que usamos é o chamado Gregoriano que foi o papa Gregório XIII que a promulgou por volta do fim do século 16.
A maioria das culturas conta o tempo a partir de fenômenos do Sol e da Lua, salvo os muçulmanos que fixaram o seu primeiro dia do ano em uma data histórica do profeta Maomé.
Quando Constantino I , o magno, concedeu liberdade de culto aos cristãos, eles passaram a realizar meia dúzia de celebrações religiosas, inclusive o natal que não tem nada de cristão primitivo. (Apoiado pelos apóstolos do primeiro século) Com isso veio o réveillon que contagia a todos!
Na verdade é muito bom renovar as esperanças na virada do ano, mas a nossa verdadeira esperança deveria vir de DEUS e não do calendário.
A vida começa quando Jesus se torna o nosso alvo, objetivo e tudo mais.
É bom comemorar a chegada de um novo ano, mas a vida não é diferente por causa do número como acreditam os numerólogos.
Mas sendo nós influenciados por tudo isso embarcamos nessa sem percebermos conscientemente. Quando vemos, estamos comemorando o ano novo e desejando muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender.

Nenhum comentário: