02 março 2010

Maçonaria perguntas e respostas!

Algumas pessoas me procuram com a pergunta: Um cristão pode pertencer a maçonaria?
Por conta desta problemática e pelo crescimento e curiosidade pela maçonaria inclusive depois do livro de Dan Brown, eu resolvi tentar explicar ou desmistificar a maçonaria.
Eu fui maçom por 4 anos, chegando a mestre maçom, o 3º grau simbólico, porque depois desse são considerados os graus filosóficos chegando ao 33º.
Caso aqui não tenha respondido a alguma pergunta que você tenha, escreva pra mim e terei o maior prazer em lhe responder.

Quem pode participar da maçonaria? –Todos que estiverem limpos perante a justiça e forem convidados por um maçom. Os convidados geralmente possuem um bom nome ou são reconhecidos profissionalmente.

É verdade que ela ajuda a todos que entram? – Isso é mito. Ninguém muda de vida depois de se tornar maçom, porque essa tal ajuda propagada vai depender de cada maçom. O que acontece é um privilégio por ser maçom, no sentido de trocar produtos entre si. Caso você tenha um comércio, os maçons irão comprar com você, mas também vai depender do produto ou do preço, porque nenhum maçom compra de você só por ser maçom. Também não tem esse negócio de entrar desempregado para uma loja de maçons e sair empregado. Isso é mito!

É verdade que a maçonaria tem parte com o diabo? – Mito, puro mito. Há símbolos condenados pelos cristãos, como por exemplo: Um caixão, cabeça de bode, enxofre e outros. São símbolos que tratam de uma reflexão sobre os assuntos de morte, soberba e etc... mas dizer que ela tem pacto com o diabo é invenção.

A maçonaria é religião? – Ela diz que não, mas eu posso afirmar que sim, porque usam a Bíblia, recebem “passe” na cadeia de união, que é um momento em que os maçons reunidos ouvem a palavra sagrada do mês, o que lhes dá acesso as lojas e testificam que um maçom está regular, fazem rituais para cada grau e invocam muito a presença do Grande Arquiteto do Universo que é a figura de Deus para eles e estudam sobre a vida e comportamentos bons e maus. Creio ser possível ser maçom e não precisar ir a nenhuma igreja ou qualquer religião, embora seja ela 80% freqüentada por espíritas.

Como surgiu a maçonaria? -Segundo a história com os pedreiros livres da França, por isso a tese de Dan Brown em seu último livro, mas há quem diga que veio de Salomão ou até mesmo do Egito. A mais plausível é a origem da França com os pedreiros porque os simbolos usados são da construção. Martelo, esquadro, compasso e outros, assim como a denominação para DEUS como o Grande Arquiteto do Universo.

Qual o objetivo das reuniões? -Cumprimento do ritual que segundo os maçons é aonde o participante é lapidado. Os rituais servem para abertura dos trabalhos e depois se ensina ou faz algo para o crescimento espiritual dos participantes, por isso que atesto que é religião.

A maçonaria tem alguma base bíblica? -Não. O que há são alguns utensilios nas lojas que são cópias do templo de salomão, tipo: a pia de bronze, os capitéis, a romã, colunas e etc.., mas isso não significa base bíblica.


É verdade que os evangélicos foram beneficiados por ela? –Sim! Quando o catolicismo perseguiu os protestantes a maçonaria interviu com a égide máxima deles. Igualdade, Fraternidade e Liberdade. Nós protestantes temos uma “dívida” com a maçonaria sobre este assunto.

Esse negócio de 3 pontinhos na assinatura existe mesmo? –Sim, os maçons se reconhecem desta forma, mas há outros modos de se identificar como maçom.

Quais são os outros? – Um maçom pergunta pra outra pessoa: “Tudo justo e perfeito?” Se a pessoa for maçom deverá responder: “Entre ambas as colunas”. Também há perguntas do tipo: “Como está o filho da viúva.” Se a pessoa for maçom saberá que a pergunta é pra si, então deverá responder sobre si mesmo. Enfim, há diversos sinais para identificação. Sinais com a mão no pescoço, na cintura, no coração e cada um desses é de um grau diferente.

Esses graus são o que? – Os graus são...eu poderia dizer, a classe de ensino que um maçom está “matriculado”. Ele aprende coisas devidas do grau e fazendo os testes irá para um outro acima. Como uma escola, por exemplo.

Existe na maçonaria uma sala chamada câmara de reflexão? – Sim, há e nela existem os objetos que citei em outra pergunta. Caixão, cabeça de bode, enxofre e etc. Todos esses objetos são para provocar a reflexão, porque a maçonaria é absolutamente simbólica.

Tem coleta de dinheiro na maçonaria?
– Tem, mas não como na igreja, é uma mensalidade para manutenção da loja ou ajudar quem precisa. Um pouco parecido com igreja neste sentido, mas não é o dízimo.

A roupa usada é o paletó preto?
– Um deles, porque eu usava um balandrau, espécie de batina de padre toda preta. Paletó é mais formal é para os iniciantes. Não era o meu caso!

Existe alguma vantagem em participar da maçonaria? – Não vejo porque, mas para gente que gosta de pertencer a grupos fechados e exercer poder político a maçonaria pode ser muito vantajosa.

O que você diria para um cristão? –Perda de tempo, embora seja bonito as decorações e os ritos, mas já temos a vida cristã e já somos irmãos em cristo, não precisamos de outros.

11 comentários:

claudiopimenta disse...

Há MUITOS pastores na maçonaria ? e verdade que a maioria dos presbiterianos soa maçons ? já viu a arquitetura dos templos da universal ? sao muito pareceidos com a arquiterua maconica!

claudiopimenta disse...

Pelo que vi no manual do aprendiz maçom um cabo nao pode ser maçom por que ganha pouco !

BLOG EPITACIANO disse...

é mito todos podem ser maçon se conseguir ter dinherio para se manter mais a familia e a ordem

Unknown disse...

Olá, quero saber mais a fundo os sinais e versos que permitem um maçom reconhecer o outro.
Se preferir pode me responder via e-mail ds-o.silva@hotmail.com.
Abç!
Deus continue o Abençoando.

Stela disse...

Ouvir alguns comentarios sobre a ordem demolay , fiquei curiosa e resolvir saber mais dos seus principios e propositos, então faz um tempo que eu pesquiso ,procuro saber como surgio e seu desenvolvimento atualmente. Quanto mais eu conheço mais eu gosto e sinto mais vontade de saber mais , conheci outras ordens como estrela do orinte , filhas de Jó . Tenho 15 anos , niguem na minha familia nunca participou de nenhuma ordem dessas, mas eu tenho um profundo interesse e queria muito participar , será que não tem nenhuma ordem pela qual eu poderia participar ??? Ficaria muito feliz , se tivesse a chance de poder participar de alguma .

Anônimo disse...

Embora ache que foi falado um pouco demais, vale a pena desmistificar a ordem perante o resto do mundo.

Vinícius Peixe disse...

Meu caro, você poderia me dizer de que igreja é membro???

Abraço!

Vinícius Peixe disse...

Meu caro, você poderia me informar a que igreja pertence???

A paz do Senhor!
Abraço!!!

Seth disse...

Lamentáveis os comentários do cidadão que se diz ter sido Maçom. O Maçom jamais faz revelações sobre assuntos tratados em Loja, portanto não levem à sério as respostas contidas neste blog. Esse cara não passa de um aventureiro que tenta demonstrar conhecimento específico para se auto promover publicamente, achando que vai ganhar algum crédito por se dizer ex-maçom. Maçonaria é uma Instituição discreta como outra qualquer e precisa ser respeitada por todos inclusive pelos tantos aventureiros que passam pela Ordem. O casamento por exemplo é uma Instituição. Já imaginaram se cada vez que um determinado casal se separasse, fossem logo publicar na rede social, suas intimidades, seus segredos e suas particularidades conjugais?.

Anônimo disse...

Ola... Pensei que eles JURAVAM não revelar segredos ... Tipo os toques ,as palavras e os sinais? Porque vc revelaria se fosse um maçom?

Anônimo disse...

Vc não fez nenhum juramento ? Tipo nao contar oque ocorre entre colunas? Ou proteger os sinais, As palavras e os toques?