19 agosto 2011

Amizade de um homem com uma mulher você acredita?


Durante muitos anos, ou a minha vida toda, acreditei ser impossível uma amizade de um homem com uma mulher ou vice-versa.
A razão de minha crença com certeza se dá pelo inconsciente coletivo que perpetua por uma visão machista. Acreditava que homem só quer sexo com mulher e se rolar uma intimidade amigável vai parar na cama.
A premissa é apoiada no conceito de que homem quer dominar e só pensa nas mulheres com o intuito de coito, mas em pleno século XXI eu posso estar completamente enganado. E com certeza minha concepção tem mudado depois do meu encontro com as teorias do psicanalista Jung.
Ele conceitua um fenômeno psíquico denominado Anima e Animus e apartir de minha compreensão deles eu posso hoje considerar uma amizade saudável e sem coito ou sexo entre um homem e uma mulher.
A Anima é a figura interior de mulher no homem com uma estrutura arquetípica básica e arquétipo é uma idéia.
O Animus é o inverso, ou seja, é a figura interior de homem na mulher com os mesmo conceitos básicos arquetípicos.
Segundo o dicionário Junguiano, uma compreensão e integração completas de cada uma dessas imagens exigem uma parceria com o sexo oposto. Parceria que pode proporcionar um ótimo crescimento psíquico para ambos levando-nos a uma melhor compreensão de si mesmo apartir da projeção.
Dentro desta possibilidade pode surgir uma grande amizade sem cunho sexual. Jung pediu a Freud para desassexualizar suas teorias, sem sucesso é claro pois via que a ótica do ser humano somente pelas vias sexuais eram por demais exagerado.
Um homem pode ver numa mulher sua alma projetada e vice-versa e assim compreender melhor seus estímulos e consciência bem como a inconsciência.
Na verdade, acredito que o problema de amizade entre sexos opostos é mais de homem para com mulher, porque mulher não tem muito essas problemáticas. Elas desde muito conseguem andar de mãos dadas em público com uma amiga e até dormir na mesma cama sem qualquer conotação sexual, mas nós, machistas e preconceituosos temos muita dificuldade com isso e desde muito misturamos as coisas.
Se uma mulher for simpática conosco já acreditamos que ela quer alguma coisa e intuímos ser uma cantada, mas muitas das vezes ela quer mesmo é uma amizade ou um conselho.
Eu poderia escrever aqui uma tese para justificar minha alteração de compreensão neste assunto, mas quero muito ler a sua opinião e experiência se tiver neste assunto.
Clique em escrever abaixo do texto e conte sua história sobre amizade de homem com uma mulher. E não se esqueça de votar acima na enquete sobre este mesmo assunto.

3 comentários:

Anônimo disse...

só posso acreditar nisso... sou casado e sexo em casa é difícil pra caramba...
Por isso, minha mulher é amigona.
Ou o arquétipo interior do meu eu mais profundo é a causa da projeção incalcada no homem pré pós moderno existencialista..

Anônimo disse...

Sim acredito em amizade entre homem e mulher, quando as coisas estão claras sobre o que você espera do outro pode existir sim essa relação sadia. Muitas vezes o homem ou mulher precisa de um amigo, conselheiro, um companheiro que não espere algo em troca compromisso, sexo ou coisa do tipo.

Anônimo disse...

Só homens comentaram até agora! Um homem acreditar que não pode existir essa amizade é afirmar que uma mulher não está à sua altura para aconselhá-lo, ajudá-lo, enfim para nada que não seja sexual. É rebaixá-la. O mesmo vale para a mulher, acho.