Nestes dias um pastor amigo me telefonou e de pastor pra pastor a conversa é no mesmo nível. Entre nós podemos dizer o que pensamos e expressar os sentimentos sem receios ou medo! Afinal, estamos no mesmo barco e nos identificamos por isso.
A igreja no Brasil aprendeu que pastor é o líder primaz, guerreiro, modelo, combatente, conhecedor e sem limites!
Os que buscam na igreja auxílio se esquecem que antes deveriam buscar isso em Jesus! Essa lacuna tem feito com que "pilantras" montem um palco com promessas grandiosas e show de animação fazendo com que alguns saiam de seus espaços com um "gás" pronto pra voar. Suas compensações são a grande quantia que os desesperados deixam aos seus pés e os líderes magníficos vão descansar em suas mansões, passear em seus carrões e ter no conforto de suas riquezas o que Jesus prometeu ao coração!
Antes de qualquer cristão dizer que está desanimado com sua igreja ou com qualquer coisa deve-se lembrar que todo ânimo e todo bem vem do Pai das Luzes. Vem de Deus e do seu Consolador!
Já pensou se cada um em seu canto, em sua casa, em seu momento a sós com Deus e na leitura da bíblia diariamente buscasse no cumprimento da Palavra e no zelo e amor pelo Senhor Jesus diariamente o que lhe é devido o que poderia acontecer? Se Jesus é a fonte e Dele é que vem tudo de que precisamos se estivermos conectados com Ele iremos experimentar algo surpreendente! Porque alguns ainda insistem em dizer que estão desanimados? Não percebem que com isso se entregam e afirmam que talvez não estejam conectados? A fonte e a seiva não é o pastor, senão, mais um a buscar essa conexão e mais um a querer também essa alegria e ânimo que vem de Jesus.
Se todos fizerem a sua parte, o encontro da Igreja será um júbilo de alegria e um momento de aquecer quem está perdendo as forças e de levantar quem está dobrando os joelhos e por incrível que parece não deveria ser um crente, mas um "ímpio" como se diz na gíria evangélica, um profano como se diz na maçonaria e um leigo como se entende na teologia. Mas hoje, são os crentes que desanimam e são os de Jesus que cansam. Por quê? Porque o pastor não faz nada? Porque a igreja não é animada? Quem é você na igreja, se igreja somos todos nós?
Na conversa com meu amigo percebi que os que mais reclamam são os que menos oram menos lêem a bíblia, menos compartilha as coisas e a desculpa é sempre a mesma. O maldito tempo! Mas sempre sobra tempo pra ir, vir, viajar, comprar, fazer, estar e tudo mais que o prazer pode pedir, mas em se tratando de comunhão, palavra, oração e igreja, o pastor é o responsável e se "eu" não estou bem à culpa é dele.
Ouvindo o terapeuta Paulo Gaudencio ele disse que os humanos são os únicos animais que colocam a culpa no outro se cair no buraco. Os animais irracionais quando pisam num buraco já sabem que não podem ir por ali. Nós culpamos alguém sempre! Disse ele também que: “Amigo fala pra mim, inimigo fala de mim e o resto é resto porque não fala”. Em seu discurso pregou que precisamos ensinar as pessoas a terem comprometimento, autonomia e independencia e só os adultos podem isso porque as crianças precisam de regras e normas, mas nós, adultos, já sabemos o que fazer e fazemos porque sabemos ser bom e vital para nós.
Ai eu pensei no livro de Eugene Peterson que fala do pastor desnecessário que ensina o povo a trilhar o caminho e quando o povo aprende o pastor se torna desnecessário, mas não descartável. Nossa tarefa é orientar e dar direção, mas aos adultos porque as crianças precisam de regras, entretenimento, animação e colo.
Acho que o povo evangélico está levando ao pé da letra a fala de Jesus, “quem não se tornar como criança não pode entrar no reino de Deus.” Porque estamos cheios de crianças a reclamar no seio da igreja.
O bom da conversa com meu amigo foi que rimos muito. As risadas têm seus motivos que os enumerei: 1.Os que ele tem lá eu tenho aqui! 2.A impotência que sentimos é a mesma. 3.No final, lembramos que esse negócio chamado igreja não foi idéia minha. 4.Porque concentramos nos que reclamam e nos esquecemos dos que caminham serenamente sem reclamar? 5.Quem começou a Boa Obra irá terminar, porque me preocupar?
Rimos, mas rimos muito e depois ao desligar o telefone achei que deveria compartilhar um pouco disso com você.
Correndo o risco é claro de novamente, alguns reclamarem porque o gorrinho serviu direitinho na cabeça e outros se alegrarem com o fato constatado porque percebem a mesma coisa que eu.
Levanta a bunda dai e vai fazer alguma coisa pela sua igreja, pelo Senhor e por você mesmo e pare de reclamar!
Quando você “achar” que seu pastor e sua igreja estão parados, ore por eles, encoraje-os. Não fique inventando mais uma atividade pra ele ir sozinho! Não critique sem ser o primeiro a estar no lugar devido. Lembre-se sempre que ele tem carne e osso como você e também luta por dias melhores.
Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Acredite nisso e não se fie por ânimo ou acontecimentos, mas por comprometimento e responsabilidade!
Agora preste atenção neste vídeo do YouTube.
Esse policial está na rua para multar e para punir, mas decidiu orientar e fazer diferente.
Adote está postura em sua igreja, trabalho, lar e em todos os lugares. Seja diferente!
Agora preste atenção neste vídeo do YouTube.
Esse policial está na rua para multar e para punir, mas decidiu orientar e fazer diferente.
Adote está postura em sua igreja, trabalho, lar e em todos os lugares. Seja diferente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário