06 julho 2015

“Alimentando ovelhas ou entretendo bodes?”

Esta foi uma expressão proferida pelo célebre pregador Charles Spurgeon em seu tempo. Uma palavra profética sobre os últimos tempos de sua época e da nossa!
Foi-se a ovelha que gostava de alimento sólido e de comida pura, sustança e proveitosa. O momento atual é entretenimento como isca ou como fim em si mesmo.
Culto ao Senhor é passado, a questão de hoje é passatempo. Os dias atuais são de proveito pessoal, com assunto relevante para o meu desejo.
A fidelidade doutrinária é passado, secundário e ultrapassado. As pessoas ficam na igreja que dá vantagens ou diversão.
Cadeira, estacionamento, serviço, espaço kids e bom discurso com boa música é o que voga na hora de decidir em qual igreja pertencer. São poucos que decidem pela seriedade da Palavra ou seriedade pastoral.
O momento é serviço de alta performance. A igreja que tem os melhores músicos, espaço e serviço é a que leva a ovelha.
Interessante é ouvir dos crentes que em sua igreja a teologia é séria, mas é o mesmo que perguntar ao leigo se os sintomas da doença conferem com o diagnóstico.
Como a ovelha pode saber se a comida é boa se ela nem sabe direito o que é comida?
Qualquer coisa enche o bucho, mas nem tudo alimenta!
Lutar contra esse “espírito” é o mesmo que “enxugar gelo”.
Amizade segura às pessoas na igreja, sim, ainda é atual esse tipo de fidelidade, mas precisa acontecer alguma coisa especial no culto.
O culto tem de agradar a quem presta e não a quem se é prestado!
O ambiente tem de ser gostoso, aconchegante e limpo, se Deus gosta não é percebido, aliás, não interessa muito.
Teologia liberal, ortodoxa, fundamentalista, evangelical, integral, pentecostal ou calvinista é o de menos para sua grande maioria. Ainda há alguns que criticam teologia, mas seus filhos são esmagados a semana inteira por professores ateus e teologia na igreja é considerada bobagem. É o fim dos tempos mesmo!
Se numerarmos as ovelhas podemos ganhar status ou depreciação. Se a igreja for grande é bem vista, se for pequena é pífia. A medida não é o conteúdo, mas a quantidade e alguns dizem que quantidade é por causa do conteúdo e o inverso também é verdadeiro para alguns. É o jogo de quem tem razão pelo resultado.
A preocupação é o vazio espiritual das ovelhas, o vazio intelectual e o bíblico. Magras, anêmicas, desnutridas, qualquer ventinho arrasta, qualquer conversa torpe convence, qualquer piscadinha leva. Pêlo curto, sem lã, sem gordura e com pernas fracas que não lhe dão condições de subir alto as colinas da vida.

Lutar contra é uma questão de fidelidade ao Deus que lhe chamou. Se foi o Senhor, fique firme, se foi mamon fique firme também, pois o que importa é sua consciência né? Tudo agora é a sua consciência. Como diz o antigo presidente Lula, “nunca na história” se teve igreja simples como hoje.

Nenhum comentário: