29 outubro 2007

Desabafo Pastoral

A estrada do pastorado tem sido muito árdua e cheia de pedregulhos.
É assim que me sinto depois de 15 anos andando por ela!
James Houston disse que tem “pena” dessa nova geração de pastores, porque eles estão pastoreando uma geração in-pastoreável e uma igreja que tende a desaparecer.
Não temos mais a antiga membresia e nem sequer carta de transferência.
Fidelidade a igreja local e denominação já é peça de museu!
Amizade e companheirismo está fora de moda!
A questão agora é: “O que a igreja tem para oferecer?” Tudo isso virou um grande mercado e na realidade nós temos sido atropelados pelo capitalismo.
Aconselhamento pastoral foi trocado pela terapia e conceitos bíblicos teológicos foram substituídos pela psicanálise ou pela psicologia moderna.
Disciplina onde o disciplinado passa o tempo prescrito sentado no banco já virou motivo de chacota.
Uma nova igreja está surgindo, constituída pelos “decepcionados com a igreja”, mas se observar a vida dos que a compõe, são os que não se submeteram a disciplina e tratamento, mas arrogantemente disseram que ninguém é capaz de os pastorear.
As ditas ovelhas possuem pouca consideração pelo pastor! São poucas, mas muito poucas mesmo aquelas que procuram o pastor para saber como ele está. Ninguém tá nem ai se o pastor está sofrendo ou desanimado. Eu quero é a minha benção!
Li em diversos livros que a liderança é o topo da solidão! É bem verdade, a mais pura verdade!
Pastor pode ouvir desaforos e afrontas, mas se ele disser uma palavra mais dura, é cara feia pra todo lado.
Alguns chegam na maior euforia na igreja e quando o pastor se afeiçoa, lá vai a ovelha pra outra igreja atrás de benção. Não tem vínculos!
Ninguém sabe que pastor também sofre por falta de amizade, ninguém sabe que pastor chora, tem medo, indecisão e decepção! Pastor também teve pai e mãe e vai saber como ele foi criado?
Pastor também tem família com primos que são mais ricos! Pastor tem avô e avó que preferiu os outros netos. Pastor tem irmão que disputa o carinho dos pais!
Pastor sofre quando Deus manda mudar de igreja e ir para outro ministério, aliás, pastor vive “assombrado” com essa possibilidade todo dia.
Pastor sente a pressão das ovelhas por entretenimento! É gente querendo “show” na igreja e atividade, e quando ele resolve fazer um, lá tá o pastor sozinho pra organizar tudo.
Pastor muitas vezes recebe o menos que precisa e mais que merece! Esse sentimento é triste, mas é real! Isso quando não tem gente na igreja que acha que ele tem de viver pela fé, como se comida, vestuário e colégio da crianças caísse do céu. Do chamado céu só cai bosta de passarinho ou avião desgovernado. Deus usa pessoas para abençoar outras! Mas tem gente que ainda não sabe disso e insiste em acumular riquezas e é aí que alguns pastores espertamente começam a pregar prosperidade que levam as ovelhas a pensar que é cada um por si e Deus por todos.
Tem gente que ainda pensa que pastor pode ouvir qualquer coisa como se o ouvido dele fosse pinico!
É dura a vida de pastor, porque tem de medir as palavras o tempo todo!
Estudar com afinco e seriedade para não dizer besteira e não ser infiel com as escrituras leva tempo e muito esforço, mas quem é que está preocupado com isso se não houver promessas durante o culto? É triste você preparar um sermão e no meio dele você pensa naquele irmão que está passando necessidades e no domingo ele não vem porque estava cansado. Ele não tá nem ai pro teu sermão ele quer é descansar. Perdemos de vista que descanso só na gloria!
As vezes, amizade com o pastor é por interesse! Difícil aquele que pode ser amigo do pastor sem perceber as suas faltas e alterações de humor. Pastor também tem alterações de humor, você sabia?
É triste, mas quem poderá entender que pastor também chora quando alguma ovelha se vai? A bem da verdade, algumas nos dão alívio, mas outras, nos fazem chorar por toda a noite de saudades e o pior é que não podemos chorar em público senão causa ciumes na igreja e mesmo tristes temos de administrar a confusão, então, é melhor fingir que nada aconteceu, mas com o tempo vamos ficando com o couro de rinoceronte, e por conta disso a insensibilidade a qualquer momento chega.
O pior é quando temos de administrar as politicagens que colegas de ministério fazem ou a falação por trás contra você! Ou será que tem gente que pensa que pastor não fala mau do outro?
Tenho dito isso por experiência em algumas coisas e por ouvir pastores ao longo desses 15 anos de “janela”.
Creio que se uma ovelha escrevesse, também teríamos um outro foco, porque todo ponto de vista é visto por um ponto, e esse é o meu ponto, e ponto.

10 comentários:

Anônimo disse...

Antonio Jeam, não sou pastor, mas posso perceber entender que a sua palavra passa muita sinceridade e verdade. Me fez pensar no meu pastor, e no quanto tem sido árido os seus desertos...
Parabéns

Marcos Moura

Anônimo disse...

Pois é Pastor... A 'igreja' de hoje vive o imediatismo do capitalismo, do marketing, da mídia e da emoção.
A 'razão' das escrituras já não tem a menor graça. Um culto onde o Pastor abre as Escrituras, lê um texto e o examina e explica, tirando dele pontos de vista que 'as ovelhas' ainda não tinham visto, é coisa 'velha'...
Cadê a minha 'vitória' (TOME POSSEEEEEE!)... Cadê o meu imóvel (TO VENDO O SENHOR ASSINANDO UMA ESCRITURAAAAAAAA!)... Cadê meu carro? (OLHA A CAVE AÍÍÍÍÍÍ)...
"Cultinho chato esse, hein? Só lemos a bíblia... Bah!"
Culto hoje em dia, tem que ter Pastor que está 'falando com Deus' o tempo TODO... "Deus acaba de me dizer que vc está muito gorda!!!", diz o Pastor pra uma pessoa com 540 kilos...
"Deus acaba de me dizer que está preparando um emprego pra vocêêêêê!", diz o Pastor para o desempregado há 13 anos...
"Deus acaba de te dar um livramentooooooo!!"... Diz o Pastor... (...)
Sem ensino e disciplina, nada feito.
Sem leitura e raciocínio, nada feito.
Sem ordem, sem progresso.

Anônimo disse...

Caro Jeam:
Esse desabafo com certeza é de todos nós que procuramos viver o ministério integramente. Compartilho com suas idéias e sofro como todos os colegas. Queira Deus que nunca venhamos a desistir da vocação que recebemos.
Parabéns e abraços
Tércio

Thiago Almeida disse...

Estou orando por voce Jean...Sei o que passa.

Unknown disse...

..É amado, e o pior é que isso só tende a piorar..! Eu que estou engatinhando, já preciso de férias e muitas vezes tenho o mesmo sentimento..
Imagino o quanto o amado já tenha sofrido com tudo isso !..
O que posso dizer é que seu trabalho foi motivo de eu estar aqui, casado, com três filhos lindos e ser da mesma forma hoje, Pastor como o amado...
E quando o Pr. pensar em chutar o balde, lembre-se de que há muita gente por aí que foi atingida por Deus através de sua vida e ministério e que a verdadeira paga do seu salário será ministrada na sua vida pelo próprio SENHOR e vai ser tenho certeza muito generoso com vc !!
Deus te abençoe e te guarde em nome de Jesus !!

Pr. Guilherme, Débora, Raphael,Efraim e Vitória

Unknown disse...

Olá Jean

Justamente no dia de hoje parece que você está lendo a minha alma

Um sentimento de "dívida" de "rejeição" de "incapacidade" de ...Pura fraqueza

Uma busca quase ininterrupta por uma "modelo" uma "forma" um "jeito" de inverter este quadro

Pregar por vezes se torna um fardo, ou melhor um parto que só é compensando pela alegria de que,depois, por mais uma vez, o Poder DELE se aperfeiçou na minha fraqueza

Estes que vem e vão parecem nos ensinar a não confiar, puro estoicismo (ou cinismo), não vou me alegrar para não me entristecer ...

Até quando ... (e não é um Salmo canônico) não sei, mas depois de ler o seu blog pelo menos me sinto menos sozinho

Obrigado

Luciano

Unknown disse...

Faltou uma piadinho de um amigo meu que hoje é bispo na Metodista:
Porque na Igreja o "chatos" são os que mais trabalham e o caras que considermos "legais" (ou normais)gerlamente não fazem nada.

Cristianismo e Missões disse...

Este conteúdo tem a ver com o dia-a-dia das Igrejas as quais giram em torno de seu próprio umbigo. Ao invés de usarem a coroa da salvação na cabeça sentam em cima dela. Ao invés de pensar, refletir e compreender os princípios cristãos se acomodam esquentando bancos das Igrejas.

Já percebeu como os bancos eclesiásticos tem sido muito quentes? Deveriam ser frios porque seria sinal que não estão sentando nela e sim agindo em favor da missão cristã.

Anônimo disse...

Olá pastor
Seu desabafo me comoveu. Será que no seu blog tem espaço para o desabafo de uma mulher de pastor?
Essa semana passei por uma provação grande com oa Secretaria de Missões da minha igreja. Fui criticada sem piedade, porque achei que cargo não é uma coisa vitalícia, mas chamado sim.
Fiquei nervosa na reunião, perdi perdão depois, me humilhei, e o que recebi, foi aproveitarem da ocasião que me rebaixei para pisarem mais no meu calo. Como se estivessem num pedestal. Ai que Deus me ajude a não guardar rancor ou mágoa. Sei que amanhã vou estar melhor . Sei que Deus é que opera em nós tanto o querer como o realizar. Sou humana, sou gente, também sou membro de igreja, também preciso de acompanhamento pastoral. Um abraço.

Anônimo disse...

Oi Jeam, este recado foi postado em seu texto no meu blog.

É meu irmão, estou nesse barco como esposa de pastor vai fazer 22 anos. Sou solidária contigo. Poderia encher 2 páginas inteiras, não de reclamações é claro, mas porque a essência da vida cristã em comunhão está se perdendo. Estamos todos com os papéis invertidos. Um abraço Se quiser entrar em contato e visitar o meu blog, estarei às ordens. Se é casado posso ajudar a sua esposa nas lágrimas ehehehehe
Natali Brust | fourbrust.maranata@ig.com.br | http://edicao47.blogspot.com/ | 13/12/2007 14:17