15 maio 2008

As pessoas não querem pastor!

Sendo pastor há 15 anos, tenho vários amigos que também são. Em nossas conversas chegamos a uma séria conclusão: As pessoas não querem pastor.
Perceba que as igrejas grandes, com mais de 500 pessoas, posso estar exagerando, cresceram sem ao menos o pastor dar atenção, o que é relativamente impossível. O máximo que ele conseguirá é um aperto de mão “a moda político”, às pressas e sem olhar no teu olho. Como se fosse um aperto no atacado. Aperta a tua e de mais uns 50 quase que de uma vez só.
Conheço um pastor que é dedicado, atende todos os telefonemas de ovelhas, leva filho dos outros na escola, pega no hospital, leva no hospital, dá carona pra endereço contrário, o que não é carona. Pega em casa, leva em casa. Empresta dinheiro e não cobra. Quando solicita visita, vai a qualquer hora. Doente com gripe, sai de noite fria pra levar grávida que passa mal no serviço, pra não ter que pegar ônibus. Ouve desaforos e fica quieto. Não retruca. Quando um membro sai da igreja, telefona e visita, mas o que escuta é só conversa fiada do tipo: “Eu não fui mais porque não tenho tempo, mas quando dá visito outra igreja”. Ué, então porque não visita a nossa? Fica sem resposta! No sermão, o pastor gasta mais de 3 horas escrevendo e muito mais lendo. Às vezes para tudo pra socorrer e levar dinheiro pra ovelha. Com todo esse esforço e dedicação a igreja não passa de 50 pessoas e se não dá atenção num dia qualquer, perde algumas com a alegação de que não foi assistida. É de deixar qualquer um louco da vida!
Por outro lado, vejo igrejas grandes, com mais de 1000 pessoas, que o pastor nunca foi na casa deles. Nem sabe o nome! Mas a ovelha tem orgulho de dizer que é ovelha do fulano. Brincou! Não falta o culto e tenta sem êxito falar com o pastor, mas não desiste, continua firme domingo após domingo e nem chega atrasado. O sermão é ralo, sem consistência, ou, muito bom e profundo, mas sermão não faz pastor. Fala pra multidão. Quando acaba o culto sai pelos fundos porque sabe que não pode atender a todos, então não atende ninguém.
Essa igreja cresce cada vez mais. Como pode?
Duas respostas nos vieram à mente na conversa: Não querem pastor, ou querem um mito. Freud no passado já havia descrito o poder do mito. Acho que nós, pastores da conversa precisamos estudar um pouco mais sobre o mito e nos permitir ser um. É Freud!!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

A Paz Pastor Antonio Jean, como foi bom ter lido o seu post "As pessoas não querem pastor". Estou pastoreando a igreja do Nazareno em uma pequena cidade do interior de SP, Rio das Pedras, a 2 hs de São Paulo e tenho sofrido com essa realidade, me converti ha 16 anos e quando comecei a aspirar o ministério, desejei fortemente ser pastor que visita, que sabe o nome das pessoas, que pega criança no colo, que da abraço nas avozinhas, que liga quando o membro não vem a igreja, enfim ser o contrário de tudo o que eu tinha presenciado até então, mas a minha maior decepção foi saber que esse tipo de pastor não interessa nem as pessoas dessa pequena cidade, pois elas preferem chamar de homem de Deus e Ungido o pastor da mega (que nem é mega) igreja com 400 membros que tem aqui, mesmo sabendo que quem patrocinou a consrução da "Catedral" foi um mafioso agradecido pelas prações que o livraram da Policia Federal que estava no seu encalço... Mesmo não sendo chamadas de amigas, mas de "um dos 12", mesmo não sendo atendidas pelo pastor que ou esta na Colombia ou esta ungindo com sal a empresa de algum irmão abençoado/abençoador, enfim o filme é o mesmo.
E diante de tudo isso me sentia frustrado e cansado chegando as vezes a achar que eu não tinha mesmo o chamado de Deus e que provavelmente o povo precisasse mesmo de um "ungido". Mas ao ler seu texto vi que não sou o único que passo por isso e se tem alguma coisa errada não é comigo.
Obrigado pastor fique com Deus.

Leonardo disse...

Muito bom este texto pastor!
Eu vivo um problema desses tenho tentado falar com o meu pastor há mais de dois meses mas não consigo. Tenho que marcar hora, na vez anterior marcaram a data, mas o pastor entrou de férias e não pode me atender. A igreja é grande, tem mais de 1000 membros, mas não tem ovelhas. Não há comuunhão entre os membros, há sim, muita frieza. É muito triste, me sinto muito mal por isso. Por presenciar essas coisas.
Deus o abençoe, mais uma vez
Vou indicar o seu blog nos meus favoritos.