28 março 2009

Minha estada na Congregação Cristã do Brasil!

Sempre quis visitar pra conhecer de perto alguns grupos que nós evangélicos consideramos de seita. O primeiro que consegui ir foi a Congregação Cristã do Brasil, mais conhecida como Congregação Cristã do Barril, por serem adeptos da cerveja. O que muitos negam!
Bem, um conhecido que já freqüentou a nossa comunidade e agora está por lá me convidou por mais de um mês insistentemente, depois de eu manifestar a ele o meu interesse por conhecê-los. O que pra ele parecia ser um sinal de Deus! Eles são completamente místicos.
Aceitei o desafio e fui! Mas fomos numa comum, dizem eles sobre a igreja local, muito longe. Bem no meio do mato onde não havia casa alguma ou civilização por perto. Isso me resultou em quase duas horas de viagem! O amigo quis me levar lá porque afirma que tem um irmão muito virtuoso, que entrega revelação pra todo mundo. -Ok vamos lá! Eu disse!
Como estava dizendo, chegando lá, vi gente por todo lado e uma infinidade de carros chegando. -Como? Pensei! Se por kilômetros não vi nada de casas ou vilarejos? Não importa, eu só queria ver como é o culto deles.
Impressionei-me com a reverencia! As mulheres de véu, sentadas orando e lendo a bíblia, os homens de um lado, elas de outro. Entrada separada! Nenhuma conversa no “templo”, e todos aguardavam o ancião começar a reunião. É a nomenclatura para pastor! Bem no horário das oito da noite, alguém pede o hino de número tal. A orquestra canta, juntamente com todos os irmãos, e assim se inicia o culto. Logo após cantarem, todos ficam de joelhos e orações pentecostais explodem, pra depois uma senhora fazer uma espetacular oração que até me arrepiou. Para minha informação, meu anfitrião me explicava tudo. Dizia ele que lá, não há nada programado. Tudo, exatamente tudo, é dado pelo Espírito Santo na hora! Isso é um orgulho pra eles!
-Ok estou pronto! Vamos lá, disse ao meu amigo!
Mais 3 hinos foram cantados para depois vir à parte dos testemunhos. Eu, era um testemunhado, dizem eles. O mesmo que não crente! Agora vejam, eu, pastor, no meio deles, nem crente sou! Mas tudo bem, não estava ali para defesa da minha fé, mas apenas como um “repórter curioso.”
Os testemunhos é o momento em que qualquer um, menos eu, poderia ir a frente dizer algo que Jesus fez. Foram também 3 à frente! Percebi que no início dizem algo exatamente igual um ao outro e todos dizem amém juntos. -“Agradeço a Jesus pelo perdão dos meus pecados e pela coroa da vida que me aguarda na glória”. Logo depois disso contam seus casos de milagres. Todos que dão testemunho parecem chorar, mas não vi lágrima alguma. A impressão que me deu, é que é pra impressionar os visitantes. Esse é o método de evangelismo deles.
Na minha frente havia um irmão, de paletó e gravata, pois me parece o uniforme deles. O cara abria a boca e eu sentia o cheiro da cerveja curtida. O mesmo que você sente num bebum. Eu pensei” – Olha só, eles bebem mesmo!
-Tudo bem! Dizia eu aos meus botões!
No momento da “Consolação da palavra” é o termo para a pregação, o ancião ficava perguntando aos outros com quem tava a palavra. Nessa altura eu já ficava olhando pra todo lado achando que era uma pegadinha ou uma brincadeira de esconde-esconde. Mas o anfitrião me disse que é assim. Não há preparação alguma. Eles não estudam a bíblia e nem lêem qualquer livro evangélico. Esperam somente no Senhor que dá tudo na hora. Ninguém se manifestou e o próprio ancião mandou-nos abrir a bíblia aonde? Salmo 129. Ich pensei! Quando não sabem o que dizer, lêem um salmo. Ok abri também e o homem começou a pregar.
Não é que Deus falou comigo particularmente? Bem, mas é assim mesmo, Deus fala mesmo através de qualquer um.
O ancião ficava exaltado, falava em línguas, dava uns pulinhos! Eu pensei: -É uma igreja pentecostal! Falou por uns 20 minutos! Nada cansativo! Até gostei! Mas também, nada profundo, pensador ou reflexivo.
21:30 em ponto acabou. Nada era programado, mas ao mesmo tempo, tudo ensaiado. Como pode?
No encerramento eles se beijam! E toma de um monte de homem vir me beijar e eu a eles. -Beleza, to aqui tenho de fazer como fazem!
Na porta, um rapaz, veio me testemunhar como Deus o tirou da Assembléia de Deus e o trouxe pra verdadeira graça. -Ich, é agora, pensei!
Ouvi tudo calado. As vezes ele me dizia: -O senhor não está entendendo porque ainda não foi iluminado, mas quando for entenderá! Eu replicava, dizendo: -Entendo mais do que você imagina, mas continue.
É notório entre eles certo linguajar xucro, indolto, sem conhecimento das coisas. Mas isso é também um ponto de orgulho deles. Pelo menos lá naquela comum.
Não vi oferta ou recolhimento de dízimo. Não há! Quem tem alguma coisa dá na mão do porteiro assim que chega! Eles dizem que não há pastor pra tirar a lã das ovelhas. Na minha cara cuspiram essa! -Ok agüento essa também! Pensei!
Na volta, dentro do carro, fiz algumas perguntas de ordem administrativas, do tipo: - Quem elege os anciãos, quem escolhe A ou B, ou como você é preparado pro batismo, e muitas outras sobre aconselhamento, casais, jovens e etc.
Quase me irritei porque em vez de responderem, afirmam que lá tudo é feito pelo Espírito Santo. -Ta, já entendi, afirmei! Mas como Ele faz isso?
Bem, no Brás, aqui em São Paulo há doze anciãos que orando separam o ancião de cada comum. Então há uma hierarquia, afirmei!
O batismo, no dia marcado, qualquer um que sentir desejo, pode entrar no batistério.
Não encontro de casais. Culto de jovens é igual aos outros cultos. Aconselhamento é dado pelo ancião sem preparo algum na ciência do aconselhamento.
Perguntei também se eles não usam barba, porque não vi homem algum de barba, só bigode?
Alguém me devolveu a pergunta: -Mas quem usa barba?
Eu respondi: -Eu e Jesus, querido! Foi aquele silencio!
Na porta de minha casa! O anfitrião, meu amigo, me perguntou:
- Viste aquele menino ao seu lado no culto?
- Sim, vi! (Um garoto que aparentava uns 10 anos)
- Ele teve uma revelação de Deus pro senhor. “Disse-me o amigo”
Eu pensei! - Lá vem bomba!
- Ele disse que depois que o senhor for batizado nas águas, receberá o selo da promessa. (Uma espécie de batismo do Espírito Santo, como os pentecostais crêem)
Só me faltava essa! Eu, pastor por mais de 12 anos, pai de 3 filhos, convertido do espiritismo há mais de 20 anos. Por um momento não era crente!
Caramba! É bem como li nos livros sobre seitas e heresias!
Matei a minha curiosidade e quase perdi a paciência!

6 comentários:

Unknown disse...

Cada um vai dar conta de seus atos perante Deus,criticar é super fácil ,agora orar para o próximo é hiper dificil .Sou da congregação e abomino cerveja e oro pelos que adere a isso ..eu disse orar e não criticar

Material de Estudo STCN disse...

Eu fui fazer um casamento de uma filha de um ancião, o casamento era religioso para efeitos civis, para isso, no termo de casamento, conforme o Código Civil, tive que colocar que o Ministro Celebrante era pastor (poderia ser rabino ou padre, etc), no caso eu. O Ancião ficou indignado por eu ter cumprido tal exigência legal, reclamou, resmungou, mas eu disse a ele, que na igreja que pastoreio existem normas, e uma delas é respeitar a Lei, mas diante de tanta impetuosidade do "ancião", eufemismo para "líder", pastor ou o que o valha, percebei de tudo, inclusive sua intransigência que destoava do fruto do espírito chamado domínio próprio. Se fazem isso na casa dos outros (nossa igrejas) o que não farão com os seus... Abraço Jean, e o casamento foi feito e devidamente registrado de acordo com a Lei... que me perdoe o ancião, mas ele tinha que pelo menos me respeitar como gente, pois não sou católico, mas respeito qualquer padre, embora não comungue em nada com suas crenças e dogmas.

Abraços e um ósculo santo...hahahah

Abraços Jean
Seu amigo Neucir Valentim

Anônimo disse...

Neste mundo ha diversas formas de servir a Deus. Inumeras igrejas e templos sao abertos todos os anos. Lutas e intrigas religiosas, discidencias de ministerios sao comuns nos dias de hoje.
No entanto ha uma verdade no que se diz: O que é de Deus prevelece e permanece.
Pois, a Congregação Crista no Brasil, nao é uma religiao, seita, filosofia de vida ou qualquer outra coisa. Mas ela é um templo aonde reunimos aqueles que adoram a Deus e ao seu Santo filho amado jesus Cristo. E tudo é por ele.
Não batemos no peito que somo da Congregação, mas batemos os joelhos no chao e dizemos que somos servos de Deus.
Nao gostamos de debater a palavra de Deus, pois nos nao somos dignos disso, pois Deus age como quer em nossas vidas.
E somos gratos a ele por tudo.
Voceis nécios que criticam esta obra, nao estao criticando só nós, pois, esta obra nao é nossa mais de Cristo Jesus. Como ele muito vos ama, quem critica, outrora é chamado por ele , fazendo parte desta graça.
E se querem criticar, critiquem, pois isso faz parte desta terra, onde temos que ter adversarios como voceis para um dia chegarmos a entrar na cidade santa dos Ceus.
Eu só tenho a agradecer, por colocarem-se como obstaculos em nossas vidas, para de modo que com Jesus a nossa frente, passamos por voceis ilesos.

Deus os abençoe. Amem.

Anônimo disse...

É uma pena que tenha se desapontado e até sido insultado algumas vezes...

Eu peço que leia esses artigos sobre a ccb e quem sabe possa ajudar a melhorar a imagem que esse grupo deixou sobre a CCB.

- http://baptizedinfire.wordpress.com/category/ccb/

Abraços, Deus abençõe.

Irmão José disse...

Estou completamente entristecido com as colocações do reverendo pastor ao lado. A colocação de Igreja do barril é tão sem fundamento que não vou nem comentar a respeito, mas peço a devida humildade ao referido pastor para se retratar junto à comunidade, pois isso não é uma colocação a ser feita por pessoa tão inteligente, ofendendo toda uma comunidade com "falsas verdades" e com certeza é isso mesmo, pois em todos os meus anos nunca vi tais fatos acontecerem em nenhuma de nossas igrejas. Mas,enfim, onde há trigo, tbem pode haver joio, disse Jesus, mas não pode o reverendo generalizar, pois todos os irmãos/irmãs que conheco são pessoas humildes e de bem, tementes a Deus e fiéis a Ele talvez mais até do que eu. A Paz de Deus ao senhor, pastor!!!

Unknown disse...

Aos adeptos dessa seita... Se o irmão não viu acontecer em sua comum ou em outras esse tipo de coisa, vc deve está querendo tampar o sol com a peneira só pode. Sou de outra denominação evangélica, mas durante algum tempo frequentei essa seita e vi com meus olhos e com meus ouvidos o tipo de igreja verdadeira que é essa ccb. Tudo é mandando por Deus realmente é rsrs. São totalmente exclusivistas, não aceitam e nem creem no batismo de outras igrejas, oração só vale se for de joelhos, fazem acepção de pessoas e se auto intitulam a igreja da "graça santa", quem é de outra igreja não é considerado crente para eles, conheço alguns que são homossexuais e até alguns que usavam drogas, sem falar na bebida que lá rola solta, sõ usam a saudação A paz de Deus, pq as demais estão todas erradas, e ainda contudo isso são mentirosos e hipóclitas fariseus pq pregam um evangelho de aparência, mas na verdade no convívio entre famílias e o social praticam o contrário daquilo que dizem fazer e ser. Embora não generalizo todos pq conheci muitos de bom coração e que queriam servir a Deus com a verdade, a grande maioria é prepotente e soberbos ainda mais quando discriminam pessoas que não tem os mesmos dogmas e costumes deles, então não me venha com essa de que nunca viu isso em comum nenhuma, pq pelo pouco tempo que fiquei lá vi coisas que só por Deus. (obs: fui em mais de 10 comuns diferentes) inclusive no Brás onde o ancião que ia batizar naquele dia fez acepção ao nome de pastor pq para eles pastor está errado; o único pastor é Jesus rs. E eu não conheço a bíblia agora? AFF... depois ficam tristes quando leem esse tipo de crítica, mas quando vcs discriminam outras pessoas e denominações não aceitando as mesmas ou limitando os seus ministérios respectivamente aí não ficam tristes né? rsrs... pimenta nos olhos dos outros.... e antes de virem falar que estou julgando e por isso Deus vai me julgar com o "fogo do inferno" rs, digo que não julgo ninguém, mas tento alertar vcs para se corrigirem e rever seus pontos heréticos e pseudo-cristãos e se voltarem para o verdadeiro evangelho... Filipenses 1:16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho Paz e graça
Amém!!