08 janeiro 2010

Justiça Cega

Sentado na recepção do hospital na espera da alta medica por ocasião da cirurgia do meu filho escutei um rapaz ao meu lado conversando com um amigo ao telefone orientando-o a mentir para levar vantagem no emprego.
Dizia ele ao seu amigo para ir ao medico pegar atestado de stress e começar a faltar uma vez por semana. Pedir a conta não era vantagem. O ideal, dizia ele, é armar um esquema para ser mandado embora sem justa causa. O certo mesmo é procurar um advogado e ser informado direito ate onde pode ir às armações.
Eu fiquei boquiaberto com o que ouvia.
O sujeito repetiu o esquema que o amigo deveria seguir umas 5 vezes no mínimo.
O mais complicado de se dizer é que seu semblante não é dos mais confiáveis.
Sabe aquele rosto que não te encara? Olhos escuros sem expressão? Lábios caídos e postura corporal empinada com cabelos levemente penteado, mas aparentemente ensebado pelo suor.
Na conversa pelo telefone com o amigo sua voz era mansa e calculada.
O que sei é que a justiça do trabalho da muito ganho de causa para o trabalhador condenando o empresário. A impressão que tenho é de que ser empresário é ser marginal e o trabalhador desonesto e espertalhão é sempre o injustiçado.
Um amigo empresário me disse que os funcionários novos ficam às vezes 30 dias para apresentarem a carteira de trabalho e depois entram na justiça querendo ganhos.
Na hora de cobrar impostos e pedir ajuda aos empresários o governo e a justiça sabem.
A justiça representada pela imagem da mulher vendada e uma balança na mão diz que ela não vê para ser imparcial e julgar apenas pelo processo descrito, mas pelo que temos visto diz mais que ela é cega mesma e manipulada.

Nenhum comentário: