29 novembro 2010

Novo Herói


Um misto de orgulho e alivio toma conta de minha alma diante das últimas notícias vindas do Rio de Janeiro.
Nasci e me criei até meus 18 anos na Penha. Bairro onde está o morro da Vila Cruzeiro. Tenho até uma tia que saiu de lá. Quando mudei do Rio de Janeiro foi por ter me apaixonado pela cidade de Miguel Pereira e quando sai de Miguel Pereira foi por ter me apaixonado por Jesus e tive de ir pra um seminário em São Paulo estudar e não sai de São Paulo por ter me apaixonado por uma mulher que é a mãe de meus filhos e essa paixão perdura até hoje. (rs)
Mas a criminalidade do Rio estava demais. Não estava mais sendo conhecido pela beleza natural e sim pelos bandidos que ela começou a fabricar. O pior disso tudo é o encanto que eles provocam nas crianças. O antropólogo Roberto da Matta retrata isso em seu livro “carnaval, malandros e heróis”.
Jung mesmo tem algo dito sobre o mito do herói e o problema do Rio de Janeiro era que os heróis estavam sendo distorcidos.
Por ter sido a cidade dos primeiros missionários o Rio de Janeiro é um estado de muitos evangélicos, mas como todo crescimento provoca uma queda na qualidade isso foi inevitável. Certa vez quando estive no morro de Duque de Caxias fazendo uma conferencia numa igreja Congregacional, o pastor me alertou que o chefe do morro poderia me pegar para que eu orasse por ele. Isso não ocorreu, mas fiquei pensando e me contaram que muitos do tráfico são crentes ou filhos de crentes. Tai algo inusitado e incompatível!
Essa guerra urbana deflagrada no Rio é por conta do filme “Tropa de Elite” que resolveu mostrar outro herói. Como fazem os americanos! Antes, os filmes nacionais eram só de sacanagem ou de deboches, mas ai veio o tropa 1 e 2. Pronto, a mentalidade começou a mudar! Certo de que alguns inocentes acabam pagando nesta guerra toda, chegou a hora em que é preciso topar de frente e executar os ratos que infestaram a cidade maravilhosa de peste por tantos anos. O crime é uma peste! Achávamos que o evangelho era a cura, mas provou que não, porque o evangelho que chega às casas e na mentalidade do povo é um evangelho também marginalizado e institucionalizado que não provoca mudança, mas só traz deslocamento.
O governador Brizola que tinha uma filha viciada impedia a policia de subir os morros e combater o crime. E naquele tempo ele podia ser menor que hoje e mais fácil de destruir.
Para você entender que esse problema é muito antigo, o governador evangélico Geremias Fontes que governou o Rio nomeado pela ditadura de 1966 até 1971, quando deixou o governo seu filho era viciado. Dedicou-se a uma clinica de recuperação de viciados conhecida como S8 em Niterói.
Tá feito o que precisava fazer! Prender, matar e abrir guerra contra o crime. Minha esperança é de que todo armamento e drogas apreendidas não caiam nas mãos dos bandidos novamente e que na policia não tenha bandidos travestidos e que agora o governo entre com ação social nos morros para descontaminar as crianças que viam nos bandidos os seus heróis.
A própria igreja instalada nos morros precisa mudar também a mentalidade de que os bandidos dão proteção como a Universal do Reino de Deus disse através de um de seus bispos e não acolher o tráfico como se eles fossem amigo.
Parabéns aos novos heróis que ganham pouco mas lutam pelo que ama, proteger a população e sua família.

16 novembro 2010

O poder do Símbolo

Recentemente viajando pela China e Emirados Árabes encontrei dificuldades com as duas línguas nativas. O inglês é falado nos dois países mas eu não falo o inglês, então...de nada me adiantou a não ser o amigo que junto estava.
Uma coisa me chamou a atenção! O poder dos símbolos!
De longe eu sabia onde tinha uma lanchonete do Mac Donald por causa do M. De longe vi o supermercado Carrefour pelo seu símbolo.
Jung disse que o símbolo comunica! Ele encurta e aproxima. Torna universal a linguagem e o entendimento. É verdade, pois senti isso fora do Brasil.
Estou escrevendo isto para mostrar a você um triste vídeo que recebi da Igreja Quadrangular, mas que tem sido praticado por muitas igrejas e eu vivo batendo nesta tecla (literalmente) sobre estas aberrações, mas desta vez vou falar de forma diferente.
Ao ver o vídeo você ficará ou emocionado ou chocado!
Eu, como psicanalista fiquei impressionado com a enfermidade emocional dos participantes.
Todos sabem que Jesus é o cumprimento de todas as coisas do Antigo Testamento. A arca da aliança simboliza Jesus. O tabernáculo também. A menorá, os ritos e tudo mais. Como cristãos deveríamos ter na mente Jesus e com isso tudo o que ele representa. Digo o seguinte: Em Cristo temos todas as coisas e de nada necessitamos. Jesus prometeu estar conosco todos os dias. Temos de acreditar nisso. Isso é algo que deve estar em nossas mentes, mas como alguém enfermo pode acreditar nisso? Como posso mostrar a lua pra cego? Como uma mente doente pode entender que Jesus é vivo em nós? Doente porque quando adultos e convertidos deveriam saber que os símbolos não são mais necessários, pois deixamos de ser meninos.
Sem a possibilidade de reconhecer Jesus intimamente é necessário retornar ao símbolo para que tocando nele ou vendo ele, tenha segurança, pois a mente doente tem a dificuldade de perceber a presença sem que tenha algo tangível. Por isso que os símbolos possuem um poder enorme de carisma e segurança. Me sentia seguro ao ver o M do Mac Donald ou o símbolo do Carrefour. Era como estar em casa ou no meu bairro. Pois não reconhecia a gramática.
As igrejas que praticam a mesma coisa que você verá neste vídeo são igrejas doentes. Gente que ainda não conseguiu absorver Jesus em seus corações e não sofreram a metanóia recorrem aos símbolos antigos e ritos passados na esperança de receber o alento que buscam e a segurança que necessitam. Foi em cima disso que o catolicismo cresceu e em cima disso que os evangélicos deste tipo estão crescendo. Em vez de curarem as mentes doentes reforçam a enfermidade provendo o símbolo antigo.
Lamentável como o arraial dos evangélicos está cada vez mais psicótico!
Vejam o vídeo!

12 novembro 2010

A vida é feita de ESCOLHAS

A vida é feita de escolhas! 
Alguns resultados não foram escolhas bem definidas como por exemplo ter um filho antes do casamento ou mesmo no casamento sem estar programado. Mas...mesmo assim eles são resultados de escolhas feitas bem antes do resultado. O namoro que temos, o emprego, a casa, a profissão, os amigos e etc..são frutos da escolha que fizemos lá atrás. O curso da vida que levamos é que vai definir os frutos do futuro que serão definidos como escolha e é por isso que precisamos muito da Bíblia e das orações para que sejamos direcionados para o melhor e esse melhor só Deus sabe qual é. Ainda assim, acredito que mesmo que não sejamos felizes hoje por causa do resultado proveniente da escolha que fizemos, Deus por meio de orações pode transformar o meu coração em um sentimento de gratidão pelo que me tem acontecido.
A vida é feita de escolhas! Quando afirmo isso novamente, estou querendo implantar em você o conceito de responsabilidade. Não adianta reclamar o acontecido porque ele é fruto da escolha que você fez lá atrás. A medida que você vai tomando decisões e assumindo riscos você está definindo a escolha. São passos que damos que serão gerados em resultados provenientes de escolha. O problema é que na maioria das vezes não temos a dimensão do resultado que isso poderia gerar. Exemplo: "Quero muito ter dinheiro para poder comprar as coisas que desejo e ajudar os outros". Alguém pode afirmar! Mas esse alguém não sabe que junto com o mel vem as moscas e ter dinheiro não sacia os desejos porque Salomão teve dinheiro e disse que tudo é vaidade. Por isso que digo que as escolhas que fazemos podem gerar algo em uma dimensão que poderá ser nocivo em vez de benéfico.
O que você fez hoje é fruto da escolha de ontem!
Um paciente me perguntou se algum dia fui bloqueado pela minha profissão. O que ele está querendo saber é se eu algum dia fui infeliz por não poder realizar algum desejo por meio da profissão que tenho. -Sim, respondi categoricamente!
Um deles é não poder ser amigo de pacientes o que atrapalharia e muito o resultado da terapia. Alguns pacientes eu os vejo com uma vontade enorme de serem meus íntimos mas tenho de reprimir isso em prol do resultado da terapia. Não dá pra ter tudo! E até isso é resultado de escolha!
Os pais que tenho não são resultados da minha escolha, mas é escolha minha amá-los e respeitá-los!
A esposa que tenho é escolha minha e continua sendo uma escolha tê-la ao meu lado pelo tempo que eu quiser e a vida permitir.
Embora eu acredite que ser cristão é uma escolha de Deus por mim, também acredito no paradoxo da minha decisão por Ele e em cumprir o que está escrito em sua palavra. Tem gente que diz: "Deus não me ama, por isso que estou sofrendo". Não é totalmente verdade! Deus já provou o seu amor por você com Jesus na cruz, agora a escolha é sua.
Ouço de alguns que não perdoam ofensas porque não sentem vontade. Ora, quem foi ofendido não tem vontade mesmo de perdoar mas de revidar, contudo, o perdão é uma escolha a ser tomada porque é melhor para a saúde psíquica perdoar do que revidar. Por que? Porque revidar requer muito mais energia má do que perdoar. Perdoar parte do pressuposto de que eu também já ofendi e magoei alguém e desejo que escolham me perdoar. 
Há muitas coisas para se dizer sobre escolha, mas preciso ficar no básico para que você tenha a escolha de pensar em mais alguma coisa e acrescentar ao texto e depois a sua vida. 
Lembre-se sempre! A vida que tens hoje, é fruto de escolhas lá atrás!

01 novembro 2010

A diferença em Dubai

Amigos(as) leitores do Luz na Net. Neste momento que escrevo, estou nos Emirados Árabes, Dubai. Daqui acompanho pela net as últimas do Brasil e vejo que Lula tem mesmo a força que pensávamos e mostrou as pesquisas. Dilma se consagra presidente e Serra chupa os dedos. Culpa do seu partido que não se aliou entre si. FHC se escondeu e Aécio ficou pardo.
O mais importante que quero destacar aqui não são as eleições mas os tributos cobrados no Brasil. Aqui em Dubai temos visto e comprado coisas pela metade do preço do Brasil, sem contar as novidades que não chega em nossas terras não sei porque. Os carros são excelentes e produtos de informática pela metade do preço. A realidade é a carga tributária do Brasil que nos ferra. Porque? Alguém sabe responder porque o Brasil ferra seus filhos?
O clima aqui é 35 graus todos os dias e só em Janeiro e Dezembro que caiu uma chuvinha. As flores são plantadas na areia e todas cercadas com mangueiras que acionadas molham no fim do dia. Porque o Brasil não consegue resolver a seca no Nordeste?
As mulheres andam de roupa preta e estão sempre perfumadas e muito bem maquiadas, lindas para os maridos. Percebo que elas são sensuais para que seus maridos a admirem sempre, pois seus ideais são encantar os homens. Acho que nossas mulheres deveriam fazer um curso por aqui.
Muitas coisas boas temos visto e é lógico que como turista só as coisas boas são mostradas.
Mas a diferença nos preços é que é gritante!
Dá raiva do Brasil ao ver isso!