16 novembro 2010

O poder do Símbolo

Recentemente viajando pela China e Emirados Árabes encontrei dificuldades com as duas línguas nativas. O inglês é falado nos dois países mas eu não falo o inglês, então...de nada me adiantou a não ser o amigo que junto estava.
Uma coisa me chamou a atenção! O poder dos símbolos!
De longe eu sabia onde tinha uma lanchonete do Mac Donald por causa do M. De longe vi o supermercado Carrefour pelo seu símbolo.
Jung disse que o símbolo comunica! Ele encurta e aproxima. Torna universal a linguagem e o entendimento. É verdade, pois senti isso fora do Brasil.
Estou escrevendo isto para mostrar a você um triste vídeo que recebi da Igreja Quadrangular, mas que tem sido praticado por muitas igrejas e eu vivo batendo nesta tecla (literalmente) sobre estas aberrações, mas desta vez vou falar de forma diferente.
Ao ver o vídeo você ficará ou emocionado ou chocado!
Eu, como psicanalista fiquei impressionado com a enfermidade emocional dos participantes.
Todos sabem que Jesus é o cumprimento de todas as coisas do Antigo Testamento. A arca da aliança simboliza Jesus. O tabernáculo também. A menorá, os ritos e tudo mais. Como cristãos deveríamos ter na mente Jesus e com isso tudo o que ele representa. Digo o seguinte: Em Cristo temos todas as coisas e de nada necessitamos. Jesus prometeu estar conosco todos os dias. Temos de acreditar nisso. Isso é algo que deve estar em nossas mentes, mas como alguém enfermo pode acreditar nisso? Como posso mostrar a lua pra cego? Como uma mente doente pode entender que Jesus é vivo em nós? Doente porque quando adultos e convertidos deveriam saber que os símbolos não são mais necessários, pois deixamos de ser meninos.
Sem a possibilidade de reconhecer Jesus intimamente é necessário retornar ao símbolo para que tocando nele ou vendo ele, tenha segurança, pois a mente doente tem a dificuldade de perceber a presença sem que tenha algo tangível. Por isso que os símbolos possuem um poder enorme de carisma e segurança. Me sentia seguro ao ver o M do Mac Donald ou o símbolo do Carrefour. Era como estar em casa ou no meu bairro. Pois não reconhecia a gramática.
As igrejas que praticam a mesma coisa que você verá neste vídeo são igrejas doentes. Gente que ainda não conseguiu absorver Jesus em seus corações e não sofreram a metanóia recorrem aos símbolos antigos e ritos passados na esperança de receber o alento que buscam e a segurança que necessitam. Foi em cima disso que o catolicismo cresceu e em cima disso que os evangélicos deste tipo estão crescendo. Em vez de curarem as mentes doentes reforçam a enfermidade provendo o símbolo antigo.
Lamentável como o arraial dos evangélicos está cada vez mais psicótico!
Vejam o vídeo!

3 comentários:

Pichuruca Circo disse...

Pastor o triste dessa ignorançia é que a musica fala do cordeiro,só faltava eles fazerem um sacrificio!!!Que o Espirito Santo toque o coração dessas pessoas!!Oremos por eles pedindo a misericordia do SENHOR JESUS!!!

claudiopimenta disse...

lamentavel total falta de biblia desse povo

Marcos disse...

...E assim a medida do Cálice da Ira divina vai aumentando!!!