12 novembro 2010

A vida é feita de ESCOLHAS

A vida é feita de escolhas! 
Alguns resultados não foram escolhas bem definidas como por exemplo ter um filho antes do casamento ou mesmo no casamento sem estar programado. Mas...mesmo assim eles são resultados de escolhas feitas bem antes do resultado. O namoro que temos, o emprego, a casa, a profissão, os amigos e etc..são frutos da escolha que fizemos lá atrás. O curso da vida que levamos é que vai definir os frutos do futuro que serão definidos como escolha e é por isso que precisamos muito da Bíblia e das orações para que sejamos direcionados para o melhor e esse melhor só Deus sabe qual é. Ainda assim, acredito que mesmo que não sejamos felizes hoje por causa do resultado proveniente da escolha que fizemos, Deus por meio de orações pode transformar o meu coração em um sentimento de gratidão pelo que me tem acontecido.
A vida é feita de escolhas! Quando afirmo isso novamente, estou querendo implantar em você o conceito de responsabilidade. Não adianta reclamar o acontecido porque ele é fruto da escolha que você fez lá atrás. A medida que você vai tomando decisões e assumindo riscos você está definindo a escolha. São passos que damos que serão gerados em resultados provenientes de escolha. O problema é que na maioria das vezes não temos a dimensão do resultado que isso poderia gerar. Exemplo: "Quero muito ter dinheiro para poder comprar as coisas que desejo e ajudar os outros". Alguém pode afirmar! Mas esse alguém não sabe que junto com o mel vem as moscas e ter dinheiro não sacia os desejos porque Salomão teve dinheiro e disse que tudo é vaidade. Por isso que digo que as escolhas que fazemos podem gerar algo em uma dimensão que poderá ser nocivo em vez de benéfico.
O que você fez hoje é fruto da escolha de ontem!
Um paciente me perguntou se algum dia fui bloqueado pela minha profissão. O que ele está querendo saber é se eu algum dia fui infeliz por não poder realizar algum desejo por meio da profissão que tenho. -Sim, respondi categoricamente!
Um deles é não poder ser amigo de pacientes o que atrapalharia e muito o resultado da terapia. Alguns pacientes eu os vejo com uma vontade enorme de serem meus íntimos mas tenho de reprimir isso em prol do resultado da terapia. Não dá pra ter tudo! E até isso é resultado de escolha!
Os pais que tenho não são resultados da minha escolha, mas é escolha minha amá-los e respeitá-los!
A esposa que tenho é escolha minha e continua sendo uma escolha tê-la ao meu lado pelo tempo que eu quiser e a vida permitir.
Embora eu acredite que ser cristão é uma escolha de Deus por mim, também acredito no paradoxo da minha decisão por Ele e em cumprir o que está escrito em sua palavra. Tem gente que diz: "Deus não me ama, por isso que estou sofrendo". Não é totalmente verdade! Deus já provou o seu amor por você com Jesus na cruz, agora a escolha é sua.
Ouço de alguns que não perdoam ofensas porque não sentem vontade. Ora, quem foi ofendido não tem vontade mesmo de perdoar mas de revidar, contudo, o perdão é uma escolha a ser tomada porque é melhor para a saúde psíquica perdoar do que revidar. Por que? Porque revidar requer muito mais energia má do que perdoar. Perdoar parte do pressuposto de que eu também já ofendi e magoei alguém e desejo que escolham me perdoar. 
Há muitas coisas para se dizer sobre escolha, mas preciso ficar no básico para que você tenha a escolha de pensar em mais alguma coisa e acrescentar ao texto e depois a sua vida. 
Lembre-se sempre! A vida que tens hoje, é fruto de escolhas lá atrás!

Nenhum comentário: