19 janeiro 2011

Coisinhas

Separei este momento para falar de um monte de coisinhas, ou nem tanto assim.

Caramba, hoje me vejo aceitando algumas coisas que no passado eu era completamente radical. Como a gente muda! Karl Barth dizia que só os tolos não mudam. Ainda bem, se ele está certo, não sou tolo, mas tenho assustado alguns com minhas mudanças e agradado a outros. A vida é assim mesmo!
Uma das minhas mudanças está em não por minha mão no fogo por ninguém. Antes eu achava que tinha amigos e que haviam pessoas que eram “santas”. Não faziam nada errado! Hahahahha, besteira!
 Continuo achando que tenho amigos, mas não creio mais na fidelidade deles a mim totalmente. Se puderem jogar nos dois times, vão jogar. Se puderem agradar a mim e aos meus inimigos irão fazê-lo, principalmente se tiver dinheiro envolvido.

Olha que legal o que um teólogo disse: “Os liberais questionam a Deus, os fundamentalistas são carrascos do mundo e os pentecostais e neo-pentecostais querem ser obedecidos.” Pirei quando ouvi isso, mas me perguntei: E os evangelicais?

Quando ouço a história de alguém em minha sala tenho a sensação que estou diante de um século de vida. Como a gente carrega coisas na mente!

A instituição igreja  está mais suja que pau de galinheiro ou chão de garagem! Como diz Roberto Carlos: “São tantas emoções!” Eu digo: “São tantas histórias."

Quando vamos nos certificar que os personagens bíblicos não são infalíveis como aprendemos na escolinha dominical? 

Quando olhamos para uma pessoa e certificamos que estamos diante de alguém sério e sincero, podemos estar completamente equivocados e o inverso também é verdadeiro, quando julgamos ser um canalha ou pilantra, podemos estar sendo severo demais e completamente errado. Parece que estamos mesmo vivendo o tempo da relatividade!

Um comentário:

Sueli Car disse...

Pr. Jean,
É interessante como algumas suas "decepções" o tem tornado mais admirável!