15 fevereiro 2011

Pontes


Karen Armstrong em seu novo livro, “Em defesa de Deus”, passeia pela história mundial sobre a existência de Deus na cabeça dos variados povos do mundo antigo e atual. Ela diz com muita propriedade que o problema do ateísmo no mundo não é Deus propriamente dito, mas os fundamentalistas de várias religiões. Esse grupo é intolerante e não busca a discussão para o crescimento, mas para o convencimento.
Sócrates em sua escola disse que o saber filosófico não é a busca pela solução do problema, mas o caminho que se faz até ele. Disse que saber filosofia não é o conhecimento de tudo, mas o entendimento de si mesmo. Nas reuniões de assembléia do seu tempo, ficava ele destoado do grupo porque as discussões eram uma guerra de idéias pessoais que só acabavam em brigas.
Hoje isso não é diferente! Todas as vezes que uma família, grupos e amigos se reúnem vemos que as discussões em vez de enriquecerem a si mesmo e nos levar ao crescimento e avaliação pessoal elas são um meio que tenho de convencer o outro que a minha idéia é a melhor. Sócrates acreditava que deveríamos ouvir e falar buscando o crescimento pessoal e não a remoção das convicções alheias.
Como terapeuta tenho tentado ver as coisas sempre por dois lados, pois sempre há dois lados, ou talvez até três.
Quando alguém rouba, ficamos com a convicção de termos sido assaltados, mas o assaltante só quis algo pra si que lhe faltava.
Quando uma mulher ou homem é traído pelo cônjuge, ficamos com o adultério, mas o outro só foi em busca de uma felicidade não tida na relação oficial.
Quando alguém comete assassinato por legítima defesa, não deixa de ser assassino, mas só estava apenas se defendendo e não matando.
Quando uma pessoa cria seu ídolo é biblicamente um idólatra, mas isso só foi possível porque o Deus verdadeiro não foi revelado como devia.
Simplesmente não é fácil definir a vida humana! Em todas as ações muitas coisas estão envolvidas e muitas delas desconhecemos.
Quando uma pessoa afirma “fundalisticamente” uma coisa eu acredito estar diante de alguém com ego tão fraco que se ela se abrir pras outras possibilidades existentes perde o caminho. Por isso que o fundamentalismo é o que mais cresce no mundo. Não se pode pensar fora dos padrões!
Recentemente falei sobre crise! Alguém disse que nunca teve! Eu pensei: “Ou essa pessoa aceita tudo, ou não entendeu nada!”
A filosofia propõe o mesmo que a psicanálise, onde se busca a ponte entre a razão e emoção. Quero sentir, mas pensar porque sinto, e quero pensar, porque sentir é importante?
Sem crise eu jamais saberei andar por essa ponte!

Nenhum comentário: