02 fevereiro 2011

Sim ou Não para o EGO ?


Algumas coisas são tão complicadas que presta um dês-serviço a vida de uma pessoa.
No cristianismo comumente ouvimos que devemos negar a si mesmo para seguir a Cristo. Indiscutível isso, até porque acredito no que a Bíblia diz, mas a linha é tênue no que se refere ao ego. Como órgão psíquico em nós, o ego deseja e sofre influencias. Ele segundo Jung entra em contato com o Self para mediar uma situação da persona. No campo Freudiano o ego realiza os desejos do ID ou do Superego. Órgão psíquico mediador.
Ao negar-se os desejos do ego reprimimos sentimentos e ações. Vontades e afetos. Aprendemos como crentes, jogar tudo isso pra Deus. Aprendemos que todos esses sentimentos oriundos do ego são satânicos ou carnais, depende muito da teologia adotada por uma igreja é claro Os pentecostais acreditam que o diabo age em nós através das expressões dos sentimentos do ego. Quando uma pessoa adultera, se prostitui, usa drogas ou faz qualquer outra coisa que venha a ser denominado de pecado, atribui-se essas ações a possessão demoníaca. Então, expulsa o demônio e tudo está resolvido. O que diremos então, quando um pentecostal pula, grita, chora, e expressa sentimentos descontrolados no culto? Ai dizem que é a manifestação do Espírito Santo, ao meu ver, uma outra possessão, só que santa. Nada disso! Tudo isso são manifestações do ego reprimido. Já numa igreja de linha reformada a coisa tende a ser mais racional. Abandonar os desejos do ego é uma atitude de santidade consciente submetida a Deus pelo estudo da palavra. Me parece mais simples o processo nestas igrejas, mas segundo a teologia reformada, todos nós somos escolhidos por Deus e eleitos. Até aqui tudo bem, mas a compreensão da depravação total ferra tudo, porque ninguém presta. Não há bem algum dentro de mim. Então, se o meu ego realiza tudo que não presta segundo eles é porque não sou eleito, ou se realizo atos de santidade é porque estou no caminho. Simples né?
A não valorização do ego no meio cristão evangélico tem produzido um número enorme de crentes depressivos.
Eu prefiro um crente com ego satisfeito, onde tenho de segurá-lo um pouco, do que um deprimido que tenho de animá-lo o tempo todo.
Calvino, idealizador da teologia reformada que vigora com toda força no Brasil, Europa e outros, foi um sujeito de ego forte, que quem discordava de suas convicções era penalizado, uns até com a morte como foi o caso de Serveto.
“Se ele [Servet] vier [à Genebra], eu nunca o deixarei escapar vivo se a minha autoridade tiver peso.” Disse Calvino a seu amigo Farel!
Só porque este homem cria diferentemente de Calvino, seu ego não suportou tal contrariedade e o queimou.
Veja o que Calvino diz:
“Eu espero que o veredicto seja pena de morte.”
O que aconteceu em 1553 com a aprovação de Calvino!
Hoje, os puritanos modernos, detentores da sagrada teologia calvinista, intolerantes com os que pensam diferente deles, queimam não mais na estaca, mas na letra e pela letra.
Ego ferido é um perigo! Como igreja precisamos estudar mais sobre o ego, precisamos entender melhor este órgão psíquico que muitas vezes nos rege.
Será que Jesus, quando disse: "A minha vida ninguém tira, mas eu a dou”. Não foi um ato do ego?
Deus ser trocado por outro deus e punir seus filhos não é um ato do ego divino?
Quando fazemos alguma coisa boa, porque não recebermos elogio? Porque o ego não pode ficar inflado?
Em meu ofício no consultório escuto mulheres e homens dizerem que tiveram outro caso, chamado de adultério no Brasil e no mundo, porque seus cônjuges não os valorizaram como gostariam.
Na visão de quem é trocado surge o adultério, mas na visão de quem troca, é a realização do prazer, o desejo do ego que vigora. Que joga pra cima, que tira da merda, da depreciação e da rejeição. Um é traído e o outro é atendido.
Uma mulher quando me contou que seu esposo a traiu, pensou: "Onde foi que eu errei?" Eu nunca vi uma mulher dizer isso até então, porque o comum é: "Sem vergonha, eu em casa e ele na cama com outra”. Falta esta reflexão nas pessoas! Tudo tem os dois lados, mas pra quem tem o ego severo, rígido e agressivo, nunca a o outro lado, mas sempre o seu lado.
Quando Jesus ouviu no batismo: "Este é o meu filho amado em quem me comprazo”. Suportou o deserto a seguir porque seu ego sabia que alguém lhe amava. 

(silêncio)


Bem, acho que já escrevi o suficiente pra você pensar um pouquinho na relação com as pessoas a sua volta. Nada que se faça é gratuito! 

Nenhum comentário: