18 abril 2012

No que a Igreja se tornou?


Ando assustado com as coisas que ouço e vejo sobre a Igreja. Em algum tempo atrás, isso pode ser lá pela década de 70/80, a Igreja era um lugar de se encontrar a paz e salvação. O ambiente era totalmente preparado para se ter o encontro com Cristo. Música e mensagem eram diretos para o visitante. Depois do sermão o visitante perguntava ao que convidou: “Você contou minha vida pro pastor”? A gente achava graça porque sabíamos que Deus havia falado. Contentávamos com a conversão. Não se tinha a necessidade louca de crescer. A gente não visualizava a conversão de pessoas no intuito de crescer a igreja, mas de ter a cidade convertida ou o bairro todo crente. A bem da verdade havia pouca igreja naquela época. E quando alguém saía de uma não entrava facilmente em outra sem carta de recomendação. A fidelidade doutrinal era impressionante! Depois de estudar, e naquele tempo se estudava muito a Bíblia, não dava mais para fazer parte de outra doutrina. Só havia duas traduções de Bíblia e não se tinha essa quantidade diversa de Bíblias de estudo que produz preguiçosos. Naquele tempo tinha de "fuçar"  os originais. A convicção pessoal sobre um assunto era prioridade. Hoje, não tem a menor importância a doutrina confessada. O importante mesmo é se sentir bem e no fundo, pregando Jesus está tudo certo. Uma pessoa que queria ser pastor largava tudo, profissão e emprego, para se dedicar no seminário por internato de quatro anos e mais um ano de experiência para então ser ordenado. Hoje, ordenação é sem perder alguma coisa e seminário ficou lá no passado pois posso comprar um diploma de teologia pela internet e se pagar um pouco mais ainda posso levar um doutorado sem nenhum esforço. O que é pior, pastorado hoje é emprego, pois depois de bater cabeça por ai sem achar qualquer profissão, vai ser pastor, porque está dando renda.
Os vínculos eram fortes! Um membro da mocidade ia buscar o outro em casa! Todo fim de semana tinha alguma coisa acontecendo na igreja como point da moçada. Pecado era não ir à igreja! Se não tivesse um fim de semana em Cristo não se teria uma semana boa! Pastor quando telefonava ou visitava era porque a coisa estava crítica. Era engraçado que a sala do pastor se chamava gabinete. Quando ele pedia para alguém se dirigir ao gabinete, todos comentavam que algo tinha acontecido. Podia ser uma “chamada”! (rs)
Os tempos mudaram e muito! Uma coisa que não havia de forma tão descarada era igreja de rico e igreja de pobre. Era tudo uma coisa só!
Desde quando a igreja no Brasil começou a fazer leitura do missionário Donald MacGravan, que foi por trinta anos missionário na Índia e por lá aprendeu que evangelizar eficazmente só por castas, o Brasil começou a amargar uma igreja separada por condição financeira. Um dos pioneiros por aqui foi a Batista do Morumbi e seu pastor Ari Veloso, que mineiro encantado com tudo que vinha dos EUA implantou por lá na Batista esse famigerado método. Como Brasil compra tudo de fora, não podia ser diferente com a teologia nefasta e maligna. Comprou! E deu certo porque nada melhor que o rico sem pobres por perto! Pode esbanjar sem culpa!
Hoje, o resultado disso é que quando um pobre se ascende profissionalmente ele não fica na mesma igreja. Corre para uma dessas que congrega rico! Eu não tenho nada contra ricos, mas Jesus tem. (Lucas 18.25)
O negócio de Jesus eram os pobres! (Mateus 5.3)
As coisas mudaram por aqui neste século XXI, e algumas coisas pra melhor. A música, por exemplo, é sensacional. Tirando os exageros é claro. A coisa na música ficou tão legal que quando se perde o brilho no “mundo” pode-se cantar na igreja que tá dando grana e ibope, nem que seja deboche como o vídeo mais assistido do "para nossa alegria". Mas no passado a maioria das músicas eram tiradas de textos Bíblicos, as de hoje são tiradas da cabeça mesmo e muitas delas um ego só.
O que antes era pecado hoje não é mais! Dormir com a namorada? Nem pensar! Ser crente viciado em álcool ou drogas, nunca! Ele não era crente é pronto! Hoje, tem crente em recuperação! Viciado mas com Cristo! Doutrina virou coisa do diabo que não alimenta ninguém! O negócio é impactar, com que eu não sei.
Igreja era vital pro nosso crescimento, hoje, vital sou eu que estou dando uma força pra igreja, pois ouço constantemente que fulano está agora em "tal" igreja dando uma força. (rs)
Lembra da sineta que tocava para começar o culto? Hoje durante o culto o que toca é o celular de uma pessoa importante e o pior que o infeliz atende sem constrangimento.
O pastor tinha uma enorme Bíblia com várias folhas do sermão, hoje se tem notebook ou tablet. Lindo! Ao se pedir para abrir nossas Bíblias, alguns acessam!
Tempos modernos! Mudamos e evoluímos em muita coisa, mas também nos corrompemos. O número de crentes nominais hoje é muito alto. Sabe aquele católico do passado que conhecemos e que nunca tinha ido a uma missa, mas era católico? Hoje temos os mesmo entre nós! É crente, mas pouco vai à igreja! Contenta-se com o R.R.Soares, Silas Malafaia, Valdomiro e Macedo pela televisão.
E o envelope de dízimo que circulava todo mês e alguns guardavam com carinho por todo o ano? Hoje em algumas igrejas se tem maquina de débito! Muito melhor! Ou transferência bancária ou nada mesmo, pois alguns só dão se houver brinde ou promessa.
Tempos modernos!
Eu poderia ficar aqui descrevendo inúmeras mudanças, mas isso me deprime tanto que se não parar vou estar totalmente acabado , porque tenho saudades daquele tempo e me angustio com os de hoje, em que se não tem mais tempo para cultivar o que é importante. 

Nenhum comentário: