04 abril 2012

A verdade por detrás da tentação de Jesus no deserto!


“E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.“ Lucas 4:2-4

Pensando sobre este momento de Jesus e sua tentação cheguei algumas conclusões e reflexões sobre o que isso pode nos ajudar a pensar a vida.
Após o período de 40 dias diz o texto que Jesus teve fome e neste limite intenso de atender a vontade natural do corpo veio a Ele o diabo. Esse diabo lhe propõe o atendimento da vontade por meios rápidos. Sair dali, ir a uma casa, ou ainda preparar a refeição demora muito na urgência dos apetites. Assim somos nós que quando temos o grito da vontade associada ao prazer, porque comer uma boa refeição não só é alimento como prazer e Freud diz que o bebê suga pelo prazer e não pela fome, damos o nosso jeito como proposto pelo diabo mas ai que mora o perigo. Diante do prazer eu recebo o sussurro dele sugerindo-me a saída rápida para meus apetites. –Você pode e tem poder pra isso! Diz o tentador! O limite em que nos encontramos nos apetece para a realização do mesmo. É o caso do adicto e o compulsivo que se utiliza dos seus meios para realizar o seu prazer. A resposta de Jesus ao diabo foi que há outra coisa alem do pão. Não tem só o pão como alimento. Não existe para a realização do meu prazer um único objeto. Existe algo alem disso que é a palavra de Deus. Deus é superior e reconheço isso em minha vida. A saída de Jesus foi convincente porque era em primeiro lugar convincente pra Si mesmo. Enquanto eu continuar achando que só o pão, a droga, o cigarro, minha esposa, meu marido, meus filhos ou qualquer outra coisa são meus únicos suprimentos não haverá superioridade na palavra de Deus porque ainda não reconheci que acima de mim existe algo. Estou colocando num simples objeto todo o meu suprimento. Diante do limite que o prazer me coloca, se eu não estiver absolutamente convicto da verdade eu sucumbo.

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.”  Lucas 4:5-8

Este outro momento logo a seguir, foi a tentativa de piorar a situação de Jesus, pois no deserto, sozinho, sem amigos e sem qualquer distração que nos coloca na zona de conforto e na busca por momentos aprazíveis o diabo surge novamente com uma outra proposta, talvez mais interessante. Dar todo o reino do mundo a Jesus, com a condição de adorá-lo. De tornar o diabo em seu supridor. Esse momento é complicado porque se Jesus não quer usar dos seus recursos para mudar a pedra em alimento então que se distraia com tudo que tem no mundo. Aqui fica o conceito que muitas vezes vivenciamos que ao estar envolvido com a dinâmica da vida não sentimos fome. O corre-corre que a vida impõe acaba sendo útil pra fazer esquecer a fome, mas a condição é: Tornar o diabo o seu deus. Fazer dele seu objeto de veneração, porque assim ele tendo você entretido com o mundo ele pode continuar com o mundo. Como seu desejo foi ser adorado, visto, notado e cultuado tendo quem o despreze é o pior que poderia lhe acontecer. O ativismo que a vida submete a muitos, correndo para conquistar o poder do mundo, seu espaço e o glamour que o poder traz, é uma grande sacada diabólica. Quando Jesus responde que só a Deus adorarás e servirá Ele está atacando em si mesmo e o diabo com a verdade com que atacou a tentação do pão, porque Ele diz que está escrito e afirma pra si mesmo o que está escrito. Existe algo maior que o mundo. Existe um sentido mais profundo de viver que não está contido no mundo e que mesmo tendo o mundo e seu poder ao meu dispor não poderá me suprir. O barato que o compulsivo adquire nas compras e nas drogas ou até mesmo no sexo, Jesus sabe que é pelo tempo que tudo isso durar e isso dura até acabar. O mundo anestesia a dor! Quando estamos deprimidos ou chateados, uma voltinha no shopping supre. Até mesmo comprar um par de meias da a leveza que precisava porque usei o poder de compra que satanás propôs a Jesus. O problema é que escraviza, porque essa foi a proposta do diabo; Eu dou mas tem de ficar comigo, o que é uma grande diferença com Deus que dá pela graça, sem nada cobrar.

Por fim, a última tentativa com mais investida.

“Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.”  Lucas 4:9-12

Então faz o seguinte; aventure-se no que quiser que no fim terás o cuidado de Deus. Essa foi demais e tem sido assim conosco até hoje. Poderíamos trocar a palavra de Jesus “não tentarás” para “não forçarás”, porque o sentido é esse. O que o diabo propõe é; “faça o que quiser que Deus cuida.” Compre tudo que Deus paga, coma de tudo que Deus cura, viva do jeito que quiser que Deus resolve. Carregamos essa semente em nós quando tomamos atitudes confiando que algum familiar irá suprir nossas contas, assumir nossos riscos, ou queremos que o governo nos ajude, nossa igreja, amigos, enfim, posso viver do meu jeito que no final alguém me socorrerá se der errado. Pula! Se jogue sem medo porque Deus será forçado a resolver seu problema afinal Ele é Deus. O que os pregadores da televisão ensinam é isso. Dê algo para Deus porque Ele será forçado a te abençoar. Não importa como viveu. Estamos tentando Deus o tempo todo! Cedemos à provocação do diabo. A tentação é uma força que nos empurra ao erro. Por isso que Tiago nos adverte que Deus não tenta ninguém, pois Deus não quer que você seja forçado a fazer. Ele não é um tirano, pois os tiranos é que forçam pela força e muitas vezes usando minhas fraquezas e isso o diabo conhece muito bem.
A resposta de Jesus é a compreensão que Ele tinha de que o cuidado de Deus não pode ser colocado na força ou coação, mas é usado na naturalidade da vida sem tentação. E Ele disse isso no momento em que mais precisou, porque no deserto estou totalmente vulnerável e “abandonado”. Exposto e fragilizado. Cansado e desgastado! Sozinho e desamparado. Contudo, a verdade inicial de que não tem só o pão que me sacia, mas a palavra de Deus que carrego dentro de mim, faço uso dela para não pecar contra Deus.


Conclusão: Todas essas investidas do diabo é a tentativa de infantilizar Jesus, pois Ele estava com 30 anos, o que se dá a maioridade Judaica com autoridade para começar alguma coisa. O mesmo que nós quando alcançamos a idade para iniciar a vida ainda estamos presos aos vícios e atitudes que infantilizam impedindo de prosseguir mas tendo de usar artifícios de menino para sobreviver.

Espero que tenhamos aprendido a lição do mestre!

Nenhum comentário: