20 janeiro 2016

Plano B (sublimação) ou Conversão?

Lendo noticias me deparei com esta. (segue link acima) A famosa moça bonita miss bumbum que se deu mal com aplicações químicas na perna.
O cristianismo tem sido desde o século XX o reduto dos fracassados. Não atingindo o sonho desejado a pessoa se converte. O sujeito que não conseguiu realizar seus objetivos procuram as igrejas neopentecostais para fazer ali a sua última aposta.
Quem sou eu para julgar o desejo oculto do coração alheio, mas observando os meios posso imaginar que o plano B ou a sublimação é uma saída viável.
Longe de ser conversão à fé cristã, o plano B ou sublimação é um forte movimento psíquico em busca da solução para o sofrimento. O ego procura recursos para não se jogar no poço sem fundo e acabar no suicídio. A tentativa é valida como um caminho de sobrevivência, mas longe de ser conversão.
A conversão cristã tem no apóstolo Paulo o modelo. Sendo ele um fariseu ardoroso e zeloso, vai em direção aos cristãos para prendê-los e nesta empreitada é literalmente parado por Jesus que lhe derruba do cavalo para começar ali a sua transformação.
Paulo estava certo de que fazia o certo. Tinha cidadania romana, estudou nos melhores colégios, viveu numa boa vida regaladamente até o episódio fatídico no caminho para Damasco.
Esse é o ponto! A conversão de Paulo e o que o cristianismo retrata não é o momento de perder tudo e se converter, mas é ter tudo e perder por causa da conversão.É o mesmo episódio do jovem rico em que Jesus o manda renunciar tudo e segui-lo. Amando o dinheiro e suas benesses o rapaz não consegue.
O que tenho observado em conversões populares são pessoas que viraram “manga chupada” e “laranja seca” não podendo usufruir do presente século, convertem-se!
Acho estranho isso! Não duvido e nem desacredito que Deus pode estar fazendo isso, mas para mim é mais um plano B ou sublimação. Um recurso adquirido pelo ego para se ajeitar confortavelmente.
Conversão é abrir mão de tudo, quando tudo vai bem, quando o mundo nos ama para assim viver com Deus e para Deus, acreditando que Ele é mais importante porque Ele nos chamou.
Conversão não é uma atitude minha para viver confortavelmente, mas um chamado Dele para sofrer em seu nome.
Conversão não é um plano de menos sofrimento é um chamado Dele ao sofrimento.
O desserviço que estas igrejas neopentecostais prestam é enorme. Deturpam tudo quando convidam as pessoas a pararem de sofrer prometendo o céu na terra.
Quando Jesus convida a virem a ele para terem paz é no contexto de que o mundo não nos dá essa paz, mas trocaram a paz de Jesus por vitória.
Eu desejo uma vida de Deus para esta moça, mas com o ensino que ela tem na Universal, duvido que encontre o verdadeiro Deus de nosso Senhor Jesus Cristo.



Um comentário:

Unknown disse...

Acredito que grande parte deste falso fanatismo seja por culpa da própria igreja protestante que promete de tudo em prol de sua "crença". Por outro lado a ausência da família, que em muitas situações também contribuiu ou se ausenta, na verdadeira educação com ou sem religião. Sejamos ponderados, mas pessoas que procuram na fuga uma ajuda, querem e devem de alguma forma serem ocorridas ou ajudadas. Este deveria ser o verdadeiro intuito das instituições que se julgam ou dizem ser sociais.