14 janeiro 2016

Politica no Brasil

Na campanha presidencial do Lula em 2002 eu fui convidado por um amigo do PT a escrever no jornal do partido sobre porquê de Lula presidente para os evangélicos. Não sou e nunca serei o representante da voz evangélica e nem petista, mas discorri sobre a ótica bíblica de socorrer o pobre. A justiça social e o arrefecimento da voracidade capitalista que mata mais que as guerras no mundo estavam em pleno vapor na ocasião. Até então, Lula se prestava ser juntamente com seu partido, um grupo de pessoas que estariam na contramão do que se tinha na época. Não me arrependo de ter escrito o que escrevi, até porque as coisas mudam, pessoas mudam e o cenário politico também. Na ocasião era o que se tinha de esperança. Anos se passaram, Lula presidente por duas vezes e o que eu escrevi esperando ver não vi. Ou melhor, parte dele! De fato a classe menos favorecida ascendeu um pouco, mas subir financeiramente à custa do governo não é subida mas garupa. Do que adianta ter mais condições financeiras se elas não podem custear o mais importante? A cultura!
A prova está na economia em queda de hoje. Sendo sucinto, o governo usou o cheque especial para pagar o social. Mas o que eu quero dizer aqui não é sobre economia, mas política. Essa eu conheço um pouco!
Em meados de 89 eu coordenei a campanha de um tio a deputado estadual no Rio de Janeiro. Convivi com figuras politicas como Nelson Bournier, Francisco Dorneles, Moreira Franco, Roberto Jeferson e outros. No nosso comitê os eleitores nos procuravam para pedidos pessoais, nunca algo para comunidade. Cheguei a pensar que se meu tio fosse eleito, ficaríamos distante desta corja de eleitores por quatro anos abastecendo os bolsos para depois voltar dando o que querem. Dinheiro! Perdemos as eleições por questões partidárias, na época o PFL, uma mala sem alça para nos eleger. A questão eleitoral é tão problemática que o Sérgio Cabral do PSDB se elegeu deputado com média de 6 mil votos e meu tio com contados 9 mil ficou de fora.
Neste cenário eu vi e ouvi horrores na politica. Nas apurações que ainda eram cédulas de papel eu vi o PDT eleger outros personagens com votos de Cidinha Campos. Colocavam-se por cima as poucas cédulas dos candidatos que queriam eleger e as demais eram da Cidinha que já estava eleita. Contava rápido igual conta-se dinheiro. Os mesários de apuração nada percebiam e alguns estavam comprados. Isso mesmo, comprados! Com dinheiro de empresários que financiam o deputado em troca de serviços no estado. É assim que se faz politica pública. Não se põem o “bloco na rua” sem dinheiro. Se a mídia fala do candidato de forma boa, empresários descem em seus gabinetes como mosca no mel. A mídia é vendida, o politico é comprado e os eleitores empregados. Tudo está corrompido! O mal é generalizado! 
O que estamos assistindo no cenário nacional em nada me surpreende. É assim que o sistema politico está estruturado. Loteamento publico! Um governante não governa se os outros ao redor não levarem vantagem. Seria muita ingenuidade sua ficar escandalizado com a bandalheira de hoje, ou melhor, é ignorância sua e nossa. O Brasil foi construído assim. Leia os livros de história. Até no exército houve trapaça e acordos para o general Figueiredo ser o presidente eleito por eles.
Lula e Dilma sabem de tudo dos grandes acordos. FHC também, Aécio e todos os outros sabem. Quem não sabe de nada é o trabalhador honesto e pequeno. O final da ponta! Vejam como o adversário de Lula em 1989, o Collor, hoje é parceiro. Se Lula não lhe dá um lote público não governa. Se Lula não senta com Sarney e não lhe concede favores não tem o Maranhão a seu lado.
Enquanto o povo esperar o messias na politica os políticos aproveitadores levarão vantagens. Não será uma pessoa que salvará nosso país, mas um povo comprometido com a honestidade, o que está muito longe de ser. Aqui, o que vale é “farinha pouca meu pirão primeiro”.
Depois que meu tio perdeu a eleição para deputado, em seguida ganhou em disparada a prefeitura de Miguel Pereira. Fez uma gestão medíocre, digo, sem grandes obras, pois o orçamento anual era muito baixo, mas foi honesto em sua administração. Na ocasião não havia reeleição, mas fez um sucessor natural. Nós sabemos que sua gestão foi honesta, tanto que hoje mora em casa alugada e vive com sua aposentadoria de funcionário público da Itaipu Binacional, emprego conquistado no passado por meio de prova pública. Na boca do povão a opinião é diferente, muitos dizem que ele roubou horrores, tem conta na Suíça e etc.
Opinião é uma coisa complicada! Noticia também. Ao ler os jornais e ver os noticiários temos a sensação de que a verdade está sendo dita, mas eu não tenho tanta certeza assim. A notícia também é comprada pelos órgãos públicos. Se o jornal publicar tudo que desinteressa o governo e políticos não haverá propaganda no jornal dos seus governos e publicações concedentes. Jornal fecha as portas pois o que dá dinheiro é propaganda e não notícia.
A solução da política está no cidadão! Em você, em mim e em nós. A cidadania é o fortalecimento da democracia, mas enquanto não nos curarmos da ganancia não tiraremos o Brasil dessa. Pois sairá Dilma e entrará outro(a) e sai o PT e virá o que? Outro partido que está fazendo o mesmo caminho do PT para chegar ao poder.
Enquanto assistimos as notícias do PT e seu transito de corrupção, existe outro formigueiro fazendo o caminho corrupto até o açúcar para chegar ao poder.

Não jogue a toalha, mas exerça sua cidadania e seja honesto e moral em sua casa, seu espaço seu mundo, para que no futuro bem distante nossos herdeiros genéticos assistam o que plantamos no passado.

Nenhum comentário: