18 dezembro 2007

2008 o que muda?

Chega à noite do dia 31, muita gente acredita que a vida misteriosamente irá mudar sem nenhum esforço pessoal. Pulam cadeira, comem ervilha, chupam caroço de romã para guardar na carteira e muitas outras superstições mil.
Eu não faço nada disso, porque a vida não muda com essas “mágicas”, mas com Jesus e decisões pessoais direcionadas.
Para 2008 que começa hoje em mim e não dia 1 de janeiro, decidi tomar algumas posições pessoais. Não preciso esperar o ano virar, mas desde que descubro erros em mim e sonhos guardados na gaveta, no momento da descoberta eu tenho de decidir ser o momento da mudança. A virada tem de ser agora e não depois.
Eu preciso mudar o meu jeito de aconselhar, porque conselho leva as pessoas a decidirem baseadas nas suas idéias e quando não dão certo você é o culpado. Leve as pessoas a uma decisão por Cristo, o resto, é por conta de cada um. Aprendi isso! Se funcionar, não é você o responsável, mas se der errado, também não!
Eu tenho experimentado que abrir o coração é muito bom, mas penoso, porque um dia, o seu segredo irá se voltar contra você. O único lugar seguro para se falar de sonhos e dissabores é com Deus em oração e que ela não seja em conjunto com mais ninguém. Só você e ELE! Preciso mudar o meu jeito de acreditar em todo mundo! O mundo não é confiável! Mesmo sabendo disso tenho tentações enormes de me confiar a pessoas, mas sei que preciso ser mais cuidadoso. E serei, pode ter certeza! “Boca fechada não entra mosca!”
Uma coisa não mudará porque estou certo de que é o certo! Contar fatos! Não fazer julgamentos e juízo de valor de ninguém.
Eu tenho percebido que falta de disciplina me leva a fazer o que os outros querem e meus projetos ficam para segundo plano. E isso nunca é valorizado pelos outros! Qualquer desorganização e indisciplina que você tenha, um dia vão falar mal dela, até mesmo aqueles que usufruíram dela! Quando se encherem de você, vão dizer: “Ele é desorganizado e indisciplinado!” Decidi fazer o que é certo e o que é importante, dane-se se gostarem ou não!
Um problema que tenho, mas não terei mais apartir de hoje é o de não decidir até mesmo contra alguém. Sempre faço concessões, abro mão de opiniões e depois lá na frente, sou questionado por não ter sido determinado. Pombas... fiz por amor, mas fui visto como frouxo! Decidi defender minhas opiniões e decisões, mesmo que fique sozinho! Mas sei que há posições secundárias que não valem uma discussão, essas eu continuo deixando em segundo plano, como por exemplo, achar que o Palmeiras é melhor que o Corinthians. Gosto não se discute!
Decidi seguir o conselho de uma senhora de 80 anos. Ela sempre me diz: “Pastor, o senhor é muito transparente, não seja assim.” Ela está certa, porque minha honestidade e transparência prejudicam de vez em quando. É melhor não arriscar!
Serei mais amigo dos meus filhos, mais do que fui até aqui. Serei mais marido e companheiro da minha esposa, muito mais do que fui até agora.
Trabalharei para executar sonhos pessoais sempre deixando a oportunidade de o SENHOR mudá-los.
Darei mais atenção ao conselho do meu pastor que me dizia: “Jeam, não seja refém do problema dos outros.”
A teoria da análise transacional já diz: “Eu estou OK, você está OK; Eu não estou OK, você não está OK; Eu sou OK e você não é OK e Você é OK, mas Eu não sou OK.
O ideal é estar OK, porque o outro também estará OK, senão, as pessoas sempre serão culpadas por minhas tragédias e eu das delas.
E você o que pretende mudar apartir de hoje para 2008?

Um comentário:

Anônimo disse...

Em 2008 quero ter mais segurança em minhas convicções e opiniões. Quero ser menos tímido e excessivamente auto-crítico. Quero parar de me preocupar tanto com a imagem, com o espelho social, com a opinião alheia. Quero organizar meu tempo afim de não jogá-lo fora, até com aquilo que parece urgente, mas no fim não é importante. Quero investir mais tempo naquilo que de fato é importante, aquilo que de fato é bom. Quero refletir muito mais amor, amor sincero, amor que de mim transborda ao próximo. Quero deixar de procrastinar. Quero deixar de concordar por educação, de dizer "amém" para aquilo que com o coração repudio. Quero fazer as coisas com mais excelência; deixar de fazer pela metade, de começar e não terminar, de fazer tudo "meia-boca". Quero traduzir minha fé no evangelho em benefício existencial e prática diária. Quero transmitir, com a vida, com meus dons e talentos, com serviço e contribuição, a vida que encontrei em Cristo. Quero ser discípulo. Quero seguir, quero arriscar, quero topar com os desafios, quero aceitar o convite, quero mergulhar de cabeça. Quero viver com mais paixão pela vida. Quero aprender mais, crescer mais. Quero fazer maior diferença, e por onde passar, deixar um rastro de paz, amor e alegria.