20 fevereiro 2008

Desabafo de Ovelha (crente)

A vida de ovelha tem sido penosa e turbulenta. A ovelha está nesse aprisco desde que nasceu. Rick Warren afirma, "Se você não gasta tempo com os de fora, como irá entender o que eles pensam" ? Não temos mais pastores com chamados de Deus e sim teólogos diplomados, com bacharelado, Mba e ênfase em relações pessoais, marketing, administração.
Não sei mais quem é o "pastor", afinal ele é um pregador itinerante e pertencente à igreja de Cristo, você não viu a carteirinha de membro dele? Eu também não vi. Acima dele só Deus e o chapéu. Parece ser a quarta pessoa da "quatrindade". Não anda mais com revistas da EBD e sim com livros ou cds, quando não, os dois. E convenhamos de péssima qualidade técnica e teor patético.
A igreja virou um mercado. Os "pastores", os mercadores. As ovelhas as mercadorias.
Os fundamentos da nossa doutrina, eles mudaram. Se fui atropelado, foi legalidade espiritual. Se meu nome foi para o SPC, surge a pergunta: Você é dizimista fiel? Eles acham que nós só lemos a Bíblia domingo à noite.
A ovelha sempre sofrida doa a sua oportunidade de aconselhamento para as outras ovelhas em estado de emergência. A ovelha diz: Sujeição é o cume do abandono. É bem verdade, a mais pura verdade, é mais que verdade. Ovelha se berrar, está apostatada, afinal, foi levada como ovelha muda...Se uma ovelha sequer pensar algo que vai contra os interesses do "pastor", ele esbraveja essa:
" não levanta sua voz contra o ungido do Deus Vivo".
Alguns "pastores", no tempo de experiência, estão em todos os cultos. Oferecem-se para tudo: aconselhamento, reforma no templo, capinação no quintal da ovelhinha, não precisa nem de gasolina para o carro. Três meses depois, é um tal de férias, fim semana com a família, internet com speed, banda larga e tv a cabo. A ovelha, coitadinha, tendo que assistir o Jornal Nacional, quando não é outro programa (mas essa é outra conversa), por que só tem tv aberta e um aparelho preto e branco com esponja de "Bombril" na antena.
A ovelha não conta, mas, levanta sempre de madrugada para orar por ela mesma, pelo pastor, igreja, vizinho, comunidade, estado e país.
A ovelha tem primos ricos e irmãos pobres, que nem tiveram acesso a uma educação decente. E esta ovelha nem sequer chorou pela morte do avô. Quer saber um pouco sobre ele? Era um senhor de engenho e segundo o "pastor" a ovelha tem que orar por ele, que é pra não pegar uma maldição hereditária.
Ovelha morre de medo de que o pastor venha com esta história de rosa ungida, camisa ao avesso, sal grosso, sal iodado, sal temperado e pare de falar das coisas do céu. Aliás, só de ver um "oleozinho", ungido perto do púlpito a ovelha já estremece. Tem mais medo disso do que da máquina de tosa. Quer ver uma ovelha tremendo? Fale para ela que a igreja está pensando em alugar um "horariozinho" na televisão.
Ovelha entra em depressão com o fim da escola dominical.
A ovelha fica triste quando no dia de ano novo, o pastor lhe manda uma mensagem, não lhe desejando paz, felicidade, mas pedindo oferta, pois vai viajar. E a ovelha, com saudade dos que ela deixou há tempos e não pode nem lhes telefonar, pois o telefone é pré-pago e crédito só quando sobrar grana e quando vai sobrar?
Ovelha muitas vezes doa mais do que pode, vai muito alem dos 10%. E sente-se feliz por isso. Está ainda disposta a fazer trabalho braçal. E nem por isso acredita nessa historia de restituição, ano de Elias, ano de Isaque, oração dos 318, planta um, vai colher cem. Só ser for milho. E que não seja em Varzelandia, norte de minas, por que lá não chove faz tempo.
É dureza a vida de ovelha, ter que examinar com afinco tudo o que pastor anda dizendo, pra não ser ludibriada. Chegar em casa e repassar todo o sermão a luz da bíblia.
Como ir a igreja sem dinheiro para pagar o ônibus? Permanecer antes da catraca até o ultimo ponto, na esperança de que o culto acabe em menos de duas horas e ela consiga a integração gratuita na volta pra casa. Ter que usar o vale transporte da empresa e no fim do mês, pedir carona para o cobrador que a olha como se ela fosse uma desocupada. Acordar as quatro da matina. Trabalhar o dia inteiro de pé, agüentar pressão de chefe incircunciso, chateação de clientes "cheios de razão", colegas de trabalho, depois ir para a igreja e ouvir um sermão água com açúcar. Depois do culto a ovelha pega um "busão" lotado e o "pastor" de Vectra, Ford fusion (carrão), Audi A3, Frontier, Omega alemão, tudo automático, direção hidráulica, banco de couro, teto solar, mp3 e computador de bordo.
Pastor não sabe o que é uma catraca, não conhece um cobrador, nunca viu motorista pé de breque, nunca usou um cartãozinho chamado bilhete único. Pastor só conhece chekin (é assim que se escreve?), aeroporto, comissária de bordo, passagem de primeira classe, cartões cinco estrelas com limite ilimitado. Sei de um que chega de helicóptero, começa com Davi e termina com Miranda.
Ovelha sofre calada!
A ovelha gostaria de ficar perto do pastor, para ser um pastor um dia (não deixa de ser por interesse), mas o pastor tem sempre medo de concorrência.
Quando um desses pastores se vai, a ovelha estende suas preces para que Deus lhe de entendimento do Reino. Assim a sensibilidade aumenta.
Mas quando uma ovelha fala mal da outra, aí já é demais:
Esse é o ponto de vista de uma ovelha que não berra em coletividade, mas anda na contramão do sentido. Ovelha essa, que não entende muito bem alguns "pastores", mas que busca com ansiedade ouvir a voz do seu PASTOR. E eu nem sabia que ovelha tinha ponto de vista.


Adonias Reis

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Antônio...

"morri de rir" aqui com esse texto da ovelha...seria hilário, se não fosse verdadeiro muito do que está escrito...infelizmente! Sou uma ovelha que tem "berrado" não mais dentro do aprisco. Confesso que encontrar um pastor de verdade, nos moldes ordenados no NT, está meio difícil.Fazer o quê??? Que o Dono das ovelhas volte logo. Maranata!

Ps. Muito legal seus textos...descobri seu blog através de um outro que assino no meu Bloglines. Um abraço grande!

Anônimo disse...

O texto é bom, reflexivo. É por essas e outras que to deixando de ir para a igreja. Dizia Nizstche: "se você quer respirar um ar puro, não vá a igreja."

Presb.Ivanilto disse...

Muito bom, hilário e verdadeiro, reflete uma triste realidade do cotidiano protestante moderno, pena que as personagens principais, estão assistindo um dvd, nos seus carrões e não têm tempo de ler comentários fabilosos como este