12 fevereiro 2008

A verdade é livre

Domingo, em minhas leituras matinais, deparei-me com um texto sobre Schopenhauer, filósofo alemão de 1788-1860. Conhecido pelo seu pessimismo e por sua defesa a Nietzsche.
O texto dizia que ele nos ensina a viver e nos desafia a vida moderna.
Mas o maior impacto que recebi de seus escritos foi sua frase e afirmação que diz:
“A verdade não foi feita para agradar, nem deve depender de adesões.”
Fiquei aturdido e pensativo sobre isso e no fim encorajado, apesar do filósofo ser pessimista.
Em nossas relações nós somos desafiados a todo tempo a sermos transparentes, embora que, as pessoas estejam acostumadas a falsidades e dissimulações, porque a verdade é impactante e aterrorizante.
Quando falamos a verdade corremos o risco de sermos deixados falando sozinhos, ou se o nosso ouvinte for humilde seremos amados.
O que é verdade na fala de Schopenhauer é que ela, a verdade, não precisa e nem deve ser agradável.
Quando a verdade é “chata” ou agressiva, é porque estamos envoltos em nossos erros e ela veio para nos tirar de nossa câmara de proteção do engano.
Se a verdade liberta como Cristo nos disse, ela então não precisa de adesões como bem destacou o filósofo, porque se depender disso, não será mais livre para libertar.
Terminei o texto com um alivio imenso, porque ser verdadeiro traz dores, perdas e isolamentos, mas mesmo assim é melhor do que enganar e ser enganado.
Que Deus nos dê, a mim e a você, verdadeiros momentos, verdadeiros amigos e verdadeiros pensamentos para que sejamos livres.

3 comentários:

cogitatio disse...

Outra frase do Schop:
"A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o desespero".
Abraço

Unknown disse...

Boa Noite, Jean

Muito interessante a sua reflexão, e complementando o seu pensamento é engraçado ver que conforme Exclesiaste diz, não existe nade de novo entre o céu e a terra, o livro de provérbio reflete tudo o que vc falou, inclusive o pensamento de Schopenhauer.
No texto vc comenta que o humilde aceita a verdade e ... - isto já esta dito em Prov. 17:10.
Fico admirado como o livro inspirado por Deus pode contemplar todos os assuntos que homem possa pensar.

Um Abraço e boa noite
André

Sueli Car disse...

Olá Pr. Jean,
E é interessante que parece que ambos eram ateístas. Enfim palavras são apenas palavras e eu fico com aquela que diz que "a verdade dói". Eu mesma já me senti muitas vezes "vítima" da verdade e depois pastor percebi que era a maneira como eu a colocava que fazia a diferença. As pessoas gostam de minimizar as suas falhas mas eu tenho o péssimo( ?) costume de tentar dar o tamanho certo. Só não sei se faço o mesmo comigo, pelo menos tento. Me solidarizo com o senhor mesmo sem saber a razão porque eu o considero verdadeiro, acredite.