28 maio 2009

Cuidado, aí vem os decepcionados com a Igreja!



Usando uma paródia do Peter Wagner quando escreveu um livro “Cuidado, aí vem os pentecostais”, tenho percebido que a moda agora é a decepção com a igreja.
Os antropólogos afirmam na revista época que os evangélicos já têm em seu meio os não-praticantes. Assim como todo movimento que cresce!
É muito comum hoje você receber em sua Igreja alguns crentes com essa forte expressão: “Pastor, sou um decepcionado com a Igreja” Eu entendo e de fato contesto que por causa de péssimos pastores e líderes muitos são os feridos na estrada do cristianismo. Mas não posso deixar de notificar e relatar que muitas vezes esse descontentamento é apenas uma vitimização que muito falou Nietzsche. Essa coisa de se portar como vítima para poder enfraquecer o outro. Quando tenho diante de mim gente assim, a primeira coisa que penso é: “Coitado”! Mas depois, o tempo passa e alguns desses já estão em outra igreja. Na mesma velocidade que vem, vão!
Em muitos momentos são problemáticos e encrenqueiros. Como não temos mais em nossos dias a chamada “carta de transferência” corremos o risco de apenas ouvirmos uma voz só.
Eu penso que se os crentes tivessem profunda paixão pela Bíblia e pelo Senhor da Bíblia estariam imunes a essa coisa de decepção. Porque na Bíblia temos histórias absurdas de pecado pelos patriarcas e líderes de Deus.
Estamos todos no mesmo “barco” de santificação.
Muitas vezes esses “decepcionados” são usuários, arrogantes e detentores da verdade ou leitores equivocados como Paulo afirma, que nos últimos tempos darão ouvidos a espíritos enganadores. São gente que buscam algo para o seu prazer e tentam achar na Igreja ou na Bíblia o que gostam, quando não encontram, mudam levando a afirmação de que estão decepcionados.
É à moda do Século XXI! A decepção que está recheada de relativismo e modismos.
“O ser humano é fogo”, afirmam! E eles são o que? ETs?
São decepcionados com a música, com a pregação e a maior de todas as decepções. Os crentes! Afirmam: “Ninguém foi me visitar ou me deu atenção”. Eu pergunto: E você, visitou ou deu atenção para alguém?
É comum esse papo de que não há comunhão, mas muitas vezes o reclamante é o maior problema. Não fala com ninguém, não se relaciona e nem olha para a Bíblia e depois a culpa é dos outros como dizia Sartre: “O inferno são os outros”. Será mesmo?
Levanto as minhas sobrancelhas quando recebo alguém com esse papo de decepção. Porque daqui a algum tempo serei eu na lista deles em outra igreja.
Quem de fato está vendo algo errado em uma comunidade, procura provocar mudanças apartir de si, e se não der, procura outro canto sem criticar ou colocar a culpa nos outros porque entende que a Igreja ainda é o que move o coração de Deus.

2 comentários:

Adonias Soares disse...

Há um grande problema nisso tudo: Quanto mais eu oro, leio a Biblia e me aproximo de Deus, mais distante me vejo da "igreja". Isso parece impossivel? acredito que sim. Então tiro duas possiveis conclusões: eu não estou entendo a escritura ou Deus está mesmo fora da igreja, como insistem alguns. Que Deus tenha misericordia de mim.

Anônimo disse...

Querido pastor Antonio, Acho que hoje também me enquadro entre os evangélicos não praticantes ou até mesmo aquele que não tem uma religião, será porque? Talvez ao olhar dos outros eu me porte como vítima, como no texto... Observando seu texto vejo que é uma posição de líder e pastor, será que o inferno são os outros? Como diz Sartre! Ou simplesmente seremos nós mesmos, querendo nos esquivar de nossas responsabilidades... Acredito que a igreja continua movendo o coração de Deus, mas como Teólogo o Sr. sabe que a verdadeira igreja imaculada independe de templos, denominações ou até mesmo religião... Quanto ao "Levanto as minhas sobrancelhas quando recebo alguém com esse papo de decepção", não seria um pré-julgamento. Por acaso o Sr. já se decepcionou? Fui seminarista das igrejas congregacionais UIECB, e o que vejo hoje são muitas mentiras e poucas verdades! E não me envergonho de dizer que também sou um decepcionado ex-evangélico.

Abraços, querendo comentar:
www.alessandrotristao.com