23 abril 2008

1 milhão de líderes

John Maxwell estará no Brasil iniciando um projeto de treinar um milhão de líderes.
Eu particularmente acho esse “cara” com todo respeito, um motivador por excelência. Alguns de seus livros leio e termino com o coração inflamado, mas treinar um milhão de pessoas pra que?
A igreja já está cheia de gente que quer aparecer, mandar e desfilar posando de líder, nós estamos precisando de servos, lavadores de banheiro, motoristas, ajudantes e pastores, não de gerentes ou recursos humanos.
Liderar nunca foi o projeto de Jesus! Ele ensinou a servir que é muito diferente do que entendemos sobre liderança.
No tempo do Mestre, havia também milhões de pessoas e ele preferiu chamar apenas doze “cabeçudos” pecadores e viver com eles por três anos, porque na ótica de Jesus, treinar os futuros “líderes” de igrejas seria influenciar no caráter deles e não dar palestras.
A formação dos chamados “lideres” era dedicação total dia-a-dia porque a visão interna de mundo deveria ser alterada. Jesus comia, dormia e vivia com eles. As palestras eram dadas para o povão e a formação de “liderança” no modelo de Jesus não era intrinsecamente motivação ou encorajamento, muito pelo contrário, certa feita liberou-os para irem embora, porque duro era o seu discurso. Jesus queria mudar o caráter e não ensinar o “pulo do gato”.
O que tenho visto de palestras sobre liderança, é mais mimo e paternidade. Receita de como fazer crescer a igreja e auto-ajuda. Acredito que ouvir um pouco sobre essas coisas pode ajudar em alguma coisa. Paulo nos orientou a ouvir tudo e reter o que é bom, mas treinar liderança não é o que a igreja está precisando no momento. A igreja precisa de caráter, compromisso e submissão.
Nós precisamos de gente que ouça os aflitos, caminhe com os desanimados e viva com os excluídos. A igreja não precisa de gerentes de RH ou vendedores de motivação que muitas vezes deprecia o perdido que não consegue erguer a cabeça.
Maxwell é um bom motivador, mas a igreja precisa de pastores!

Seria melhor organizar treinamento para um milhão de pastores, que é a urgencia da igreja.
Um milhão de líderes pra ensinar o que depois? Arrogância? Empáfia?

Vai ser difícil pastorear essa turma depois, que pensa que sabe tudo. Deus me livre!

5 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de que vc estivesse errado, mas isso é a pura realidade. "Líderes"Temos já um montão, servos... pula esta parte!!!

Thiago Velozo Titillo disse...

Olá,

Tenho lido as postagens por indicação do Serginho. Talvez seja uma questão de localidade, talvez não... Mas penso que aqui no Rio estas verdades têm sido mais acentuadas do que em qualquer outro lugar. Infelizmente.

Anônimo disse...

Prezado Antônio Jeam, paz.

Ao contrário do pastor Roberto, gostaria que você estivesse certo, para melhor utilizar este espaço virtual que Deus lhe deu, mas estás totalmente errado em seus comentários sobre o projeto Um Milhão de Líderes.

Creio que o senhor, com uma formação teológica, instrução e conhecimentos de psicanálise e, principalmente, como pastor de um rebanho, deveria se aprofundar um pouco mais em conhecer melhor o projeto apresentado pelo Dr. e Pr. John Maxwell, antes de utilizar a WEB para fazer críticas negativas sobre ele.

Reconheço que nossas igrejas estão "inchadas" e abarrotadas de pessoas que só querem aparecer e que não possuem em si o espírito manso e de servo como o de Jesus. Mas isso não nos dá respaldo para criticar projetos que são criados com o único intuito de ajudar as pessoas a desenvolverem em si um perfil de liderança com ênfase exclusiva no serviço e na rendição total ao Senhor e ao seu povo.

No dia 1º de março, na vinda de John Maxwell e Marcos Witt ao Brasil, eu estive lá e pude entender com detalhes esta estratégia maravilhosa que Deus deu ao Pr. Maxwell para formar Um milhão de Líderes ao redor do mundo. Pude entender que o projeto não é um evento ou um congresso de liderança (como você cita em seu texto) e sim, um processo de treinamento e discipulado de 3 anos que são desenvolvidos com 2.000 pessoas em cada estado. Cada uma dessas 2.000 pessoas tem a responsabilidade de treinar e discipular 10 outros potenciais líderes em princípios de serviço, submissão, amor e renúncia através da Bíblia. Este foi o trabalho que Jesus realizou com os 12 "cabeçudos" e é o que o projeto Um Milhão de Líderes pretende fazer.

Em 2001 tive meu primeiro contato com a equipe do projeto, quando participei de um seminário sobre as 21 Leis de Liderança, com o próprio Marcos Witt. Desde então, tenho acompanhado este projeto que desde 2003, quando houve a 1º implantação na Ásia e Oriente Médio, já treinou e capacitou mais de 7 Milhões de pessoas, tornando-as mais produtivas e mais eficazes na pregação do evangelho e no discipulado.

Acho que você está tendo uma visão muito equivocada sobre liderança. O projeto Um Milhão de Líderes visa transmitir uma visão de liderança com ênfase no "servir" e não no "comandar" ou "gerenciar" como você citou em seu texto. Tenho aprendido com este projeto que LIDERAR É INFLUENCIAR PESSOAS e não "controlá-las"! Deus está usando o Pr. John Maxwell para transmitir-nos uma liderança SADIA e baseada nos princípios da Palavra de Deus e isto é uma bênção! Creio que o Senhor, através deste projeto, está resgatando os verdadeiros princípios de liderança que ele planejou para seu povo.

Convido-te a conhecer um pouco mais daquilo que tem sido feito em todo o mundo através do projeto Um Milhão de Líderes. Tenho certeza que reconhecerás que se trata de uma estratégia abençoada de Deus para consolidar-nos e fazer-nos mais eficazes em Cristo. O site do projeto é http://www.ummilhaodelideres.com.br.

Com amor,

Thiago Holanda
Servo de Cristo
Rio de Janeiro-RJ

Anônimo disse...

Maxwell é um bom motivador, mas a igreja precisa de pastores!

Caro pastor Roberto, o senhor como pastor não seria também, um líder?
Saiba que pastor é aquele que apascenta e apascentar também é liderar.
Seria muito bom se todos os membros da igreja fossem pastores (líderes), pois as ovelhas estão no mundo e precisam urgentemente de pastores que os apascentem.

Fique na Paz!

FERNANDO SILVA

Anônimo disse...

Creio que houve um equivoco no comentario do amado irmao. Liderar nada tem a ver com comandar, submeter, humilhar, estar acima dos demais.. Ao contrario.... Louvamos ao Senhor pela iniciativa do John Maxwell, do Marcos Witt e de todos que apoiam o projeto, pois na verdade a ideia e mudar essa concepcao equivocada de lideranca que impera em nossas igrejas. E preciso falar sobre lideranca sim, pois todos que INFLUENCIAM, estao automaticamente liderando pessoas, e precisam entender que essa influencia tambem chamada de lideranca tem a ver com servico, e nao com dominio. Que este e muitos outros projetos possam ajudar a mudar nossa mentalidade!