06 outubro 2010

Que país é esse?



Lembro-me da música do Renato Russo, mas é uma indagação real e muito pertinente.
As voltas com a retirada do meu passaporte por conta de uma viagem para fora do Brasil me vi na sede da policia federal por não conseguir marcar pela internet o tal agendamento.
É o seguinte! Você entra no site da policia e preenche todos os formulários. Um boleto virá de brinde pra você pagar. Tendo pagado isso, é preciso marcar a entrevista para levar os documentos. Aí que a coisa fica problemática. Impossível! Fiquei quase que garrado no computador e não consegui. Um amigo me indicou uma pessoa que me cobrou R$ 450,00 pra fazer o agendamento! Como ele consegue e eu não? Enchi-me de coragem e parti pra sede da policia no bairro da lapa em São Paulo. Encontrei uma fila gigante e um tumulto generalizado porque o sistema havia caído. Na fila, ouvia as pessoas comentando de uma atendente. Seu nome dado pelos participantes da confusão era. Simpática da Silva. Não demorei pra entender por que! Chegou a minha vez de ser atendido e me deram uma senha de encaixe. Putz,...no meio daquela multidão eu ainda era encaixe. Depois de duas horas começaram a chamar os agendados pela internet, o que não consegui fazer e chamavam aos poucos os encaixes. Eu era o das 13:06hs. Depois de mais duas horas ainda estava no encaixe das 10hs. Caramba! O problema é que lá, não há privilégios para idoso ou criança de colo ou mesmo grávidas. Nessa altura não adiantava eu me fingir de louco como o Rei Davi porque poderia é ser preso. Impressionante, sede da policia federal e a lei parecia outra. Hora de chegada! Que se danem os velhos, crianças e grávidas. Depois de esperar por mais uma hora resolvi descer pra tomar um café de cinco minutinhos e ao subir perguntei ao policial se ele havia chamado mais alguns e pra minha surpresa era a minha senha. Cacilda, uma saidinha e eles me chamam. Lei de Murphy! Mas deu certo, fui pra fila novamente para entrar na grande sala do trono. Na portinha, sendo o segundo da fila, o sistema caiu de novo. Ai não...meu Deus! Bem, ficamos de papo e logo uns 40 minutos voltou ao normal e eu fui atendido. Daquele jeito né! Simpatia pra todo lado. Vai crendo! No fim, meu passaporte ficará pronto um dia antes de eu embarcar. A correria vai ser pra pegar o visto chinês, o que relatei aos policiais que em outras palavras me disseram: Se vira!
Minha sorte é que o Tiririca como deputado federal vai por ordem na casa quando assumir.
Que país é esse mesmo??

Nenhum comentário: