23 julho 2006

Se Dinheiro falasse o que diria?

Oi, eu nasci há muitos séculos atrás e quando me deram vida foi na perspectiva de gerar liberdade para as pessoas. Já pensaram, em pleno século XXI vocês procurando outros para trocar objetos e alimentos de interesses pessoais? Não faz sentido né? Pois é, eu nasci para que cada um pudesse me usar como necessitasse. Trazendo liberdade, mas alguns se tornaram meus escravos. Não faz sentido o que estão fazendo comigo, mas, não sou totalmente independente das pessoas e seus sentimentos.
Eu sou feito de papel, e em alguns lugares um péssimo papel, em outros, um lindo papel. Em certos países eu sozinho valho muito em outros preciso dos parentes para fazer frente!
Quando me vejo na televisão sendo investigado, penso que sou neutro, mas também dou muita risada quando os políticos, os homens públicos tentam dar explicações de como me levaram pras suas particularidades e pras suas casas bancárias. Na hora de me ter, eles não pensam duas vezes! Fazem qualquer coisa pra me possuir e depois ficam contando mentiras e pondo a culpa em mim.
Eu tenho fascinado muita gente por esses séculos! Gente que é capaz de tirar a vida de outros por minha causa! Na nossa família, não temos isso! Somos todos unidos! Quando nos juntamos, somamos uma grande quantia, mas eles, os humanos, são engraçados. Eles brigam na família por minha causa, e se matam para unir a minha. Até penso que são bonzinhos por isso! Mas não são, porque quando nos tem, logo nos passam pra frente em troca de armas, roupas, drogas, brinquedos grandes e coisas muito feias e escusas. Tenho vergonha de contar o que fazem comigo e pelo que me trocam!
Eu ando também por lugares esquisitos! Acho estranho como falam de mim e depois como me usam. Até parecem malucos, porque diante dos outros citam textos do livro sagrado chamado de Bíblia, dizendo que os humanos precisam contribuir me colocando num cesto ou caixas para que os outros humanos possam se alimentar, mas por trás, me trocam por cimentos, pedras, janelas e até mansões, carros e roupas bonitas. Dizem que o Criador precisa de mim, mas eu sei que Ele nunca deu muita “bola” pra mim. Recentemente estão me usando para comprar diplomas de teologia e posições de pastor. Como sou muito velho, tenho boas lembranças do tempo do homem de Nazaré, quando esse homem não se curvava pra mim. Achei muito interessante a sua postura comigo. Ele nunca ficava empolgado quando eu entrava em sua bolsa, aliás, eu não me lembro de ter entrado na sua bolsa, mas na de um homem chamado Judas. Esse sim ficava todo alegre quando me via, e nunca entendi porque! Mas hoje, séculos depois, os descendentes desse homem de Nazaré, ou os seus seguidores, como queiram entender, são fascinados por mim. Será que estou mais bonito ou com mais poder? Não sei, mas o que sei é que cada vez mais fazem loucuras por mim. Sinto que gostam mais de mim do que do homem de Nazaré, e eu não fico contente por isso, porque eu não morro por eles!
Eu tenho sido trocado por beleza, mas nunca consegui ser trocado por caráter. Interessante, pergunto aos meus familiares e eles me dizem a mesma coisa, que estão em lugares que vestem o corpo, mas não vestem a índole!
Coisa de maluco!
Eu tenho estado muito em consultórios de terapia, e acredito que seja pelo fato de eu ter causado muito estresse nos homens. Mas confesso que não tive culpa! O que posso fazer se eles correm que nem loucos para comprarem o que é supérfluo ou idiota? O mais hilário é que quando aquele homem de Nazaré que vive até hoje determina que eu vá para a casa de alguém, eu tenho de ir, porque os humanos podem ser loucos, mas eu não! Eu sou obediente! Mas às vezes, não demora muito pra eles ficarem fascinados com o que posso adquirir para se esquecerem dos seus votos e compromissos que assumiram num dia em que suas vidas foram mudadas pelo homem de Nazaré.
Eu também tenho emoções! Embora não pareça! Mas quando sou colocado no lugar em que posso adquirir coisas que podem tirar algum humano da pobreza ou da miséria, eu fico feliz. Muito contente eu fico quando alguém me usa para vestir uma pessoa com frio ou quando me usam para suprir a vida de homens que servem ao propósito do homem de Nazaré! Aliás, todo o meu sonho sempre foi servir ao propósito do homem de Nazaré, porque ele sim é que sempre soube qual é o meu lugar, porque os humanos, me colocaram num pedestal que eu nunca quis estar.
Puxa, eu não consigo entender esses humanos, mas se eles pudessem ser um pouco parecidos com o de Nazaré, eu reconheceria que eles estão sendo o que o Criador sempre desejou que fossem, mais humanos e menos bichos esquisitos quando põem a mão em mim!
Não falei tudo, mas tentei!

Um comentário:

Anônimo disse...

Penso eu que se dinheiro falasse, seria o seguinte:
Gostaria de estar em bolso de gente que realmente me dá valor, na qual sou trocado por coisas úteis, na qual sou usado para sustentar vidas, não gostaria de estar em bolso de pessoas sem caráter, na qual só me querem para se colocar em cima de um pedestal e dizer, olha, olha, eu tenho mais do que vc, eu posso, eu sou e eu faço...
Mas na verdade, eu gostaria de ouvir, apenas uma frase,olha eu sobrevivo pois tenho o que comer, graças a ele!!!